Como consumir açaí de forma saudável Caso prefira o açaí na tigela, você pode adoçar com mel e acrescentar alguma fruta (como banana, kiwi, morango, maçã ou manga). O ideal é evitar acompanhamentos ricos em açúcar e de baixa qualidade nutricional, que tornam o açaí mais calórico e menos saudável.
Quando consumido sozinho e com moderação, o açaí não causa ganho de peso e possui apenas cerca de 58 kcal/100g. Por isso, quem quer emagrecer pode consumir a polpa do açaí, mas deve escolher a opção pura, com moderação e sem acompanhamentos calóricos como açúcar, xarope de guaraná e guloseimas.
Enquanto alguns preferem saboreá-lo misturado com um pouco de farinha, pedras de gelo e uma colherada de açúcar, outros optam por prová-lo in natura, com um pedaço de peixe frito ou de carne de sol.
O açaí tradicional é, geralmente, produzido misturando a polpa da fruta com xarope de guaraná, que contém açúcares naturais e adicionados. Essa combinação resulta em um sabor adocicado, popular em sorvetes, smoothies e outras sobremesas.
Na região Norte do Brasil, o açaí é consumido tradicionalmente com farinha de mandioca ou tapioca e muita gente gosta de misturar o creme da fruta com peixe assado ou camarão. Apesar da versão salgada ser bastante apreciada, Alane admitiu que prefere tomar o açaí dela adoçado.
O AÇAÍ QUE NÃO TE FAZ MAL! VEJA COMO FAZER UM AÇAÍ SAUDÁVEL DE VERDADE! SEM AÇÚCAR E XAROPE!
Qual o jeito certo de comer açaí?
Como consumir açaí de forma saudável
A versão natural do açaí, sem açúcares ou xaropes, é a forma mais saudável de consumir esse fruto. A polpa pode ser batida com água ou fruta, sendo um bom ingrediente para sucos de banana, de laranja com couve e de abacaxi com hortelã.
Os nortistas e nordestinos também costumam consumir o suco do açaí. O fruto é amassado à mão ou em máquinas específicas, peneirado e adicionado à água para ser consumido.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo. “Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate.
Por ter um efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas, como o ômega-9, o açaí ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue prevenindo problemas cardiovasculares, como aterosclerose e angina, por exemplo.
Na região Norte, em geral, o aspecto do açaí consumido é mais líquido ou cremoso. As pessoas gostam de acrescentar farinha de mandioca ou tapioca, ou até mesmo usam a iguaria para comer com peixe assado ou camarão. "Normalmente tomo puro. Às vezes, coloco farinha de tapioca ou Uarini" - Augusto Queiroz, Manaus (AM).
Comumente, é consumido gelado, misturado com farinha de mandioca ou tapioca. Por integrar uma das principais refeições do dia, também é consumido como acompanhamento de pratos típicos da região como peixes e camarões, ou em forma de suco.
No Norte, ele costuma ser servido com peixe frito, farinha de tapioca, carne seca (conhecido como 'charque') e farinha de mandioca. “Faz parte da refeição mesmo, como prato salgado durante o almoço ou o jantar”, completa o produtor. Quem deseja algo mais doce, costuma misturá-lo com farinha, pedras de gelo e açúcar.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Indivíduos que possuem alergia a frutas escuras, como amoras e mirtilos, podem apresentar reações alérgicas ao consumir açaí. Além disso, pessoas que sofrem de doenças renais ou problemas no fígado devem evitar o consumo excessivo de açaí, devido ao alto teor de potássio e gorduras presentes na fruta.
O fruto amazônico também tem seus efeitos ligados aos sistema imunológico. Diversos estudos citam o polifenol presente no açaí como o principal responsável pela ação, pois eles têm funções farmacológicas no organismo, por exemplo, antiviral e cicatrizante.
O açaí é um superalimento que tem um sabor entre frutas vermelhas, chocolate amargo e vinho tinto com uma tonalidade roxa deslumbrante - é aí que você pode encontrar o sabor exótico distinto do açaí.
Por isso, a versão natural do açaí, sem açúcares ou xaropes, é a forma mais saudável de consumir esse fruto. Além disso, a sua polpa pode ser batida com água ou fruta, sendo um bom ingrediente para sucos de banana, de laranja com couve e de abacaxi com hortelã.
Portanto, o uso de produtos comerciais de açaí que contenham guaraná pode, junto com uso concomitante de café, cafeína, chá preto, chá mate, aumentar os efeitos do guaraná e, com isto, ser estimulante. Assim, melhor não consumir o açaí misturado com guaraná e mais outra forma de cafeína.
O açaí é uma fruta típica da região amazônica e é muito valorizada pela riqueza nutricional. Durante séculos, os povos indígenas da Amazônia usaram o açaí como fonte de energia e como um importante ingrediente em suas dietas.
O fruto possui vitaminas A, E, D, K, B1, B2, C; minerais como o cálcio, magnésio, potássio e ferro; aminoácidos e antioxidantes. Cada 100 gramas de açaí puro contêm 58 calorias e quando consumido em quantidade e frequência adequados torna-se uma opção saudável.
“A gente toma com farinha puba (uma farinha de mandioca bem grossa), ou com farinha de tapioca (uma bolinha que parece isopor). Os paraenses mais tradicionais, chegam a tomar acompanhado do almoço. É uma colher no prato de comida e outra no açaí!”, completa.