Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.
Já professor e sensei possuem o mesmo significado. A diferença é que sensei é uma palavra de origem japonesa, utilizada mais por quem prática artes orientais, como o karatê e o judô. O significado da palavra sensei é, aquele que nasceu antes.
Por via de regra só pode ser considerado mestre o atleta que chegou na faixa coral de Jiu Jitsu, na faixa vermelha e branca ou na faixa vermelha e preta. O título de mestre é reconhecido aos dedicados e entusiastas que se dedicaram a 30 anos de faixa preta.
Além de chamar os professores pelo nome da profissão, SENSEI em japonês também é um título de honra para pessoas que ensinam algo ou são especialistas em sua área de atuação. Os médicos estão entre esses especialistas. Portanto são chamados de SENSEI.
Não sair do Dojo antes do professor, só com a sua permissão. Este tipo de cumprimento é realizado em “seza” ajoelhando-se com o joelho esquerdo e depois o direito permanecendo separados com as mãos sob as pernas e a mulher de joelhos unidos com as mãos sob os joelhos.
Por isso, sensei é sinônimo de professor ou mestre. A pessoa a qual possui muita experiência e deve ser respeitada. Não somente na escola, mas a palavra sensei tem uma relação com o aluno na área de artes marciais também, como exemplo o Jiu Jitsu.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.
Os instrutores de Jiu Jitsu são pessoas dedicadas a modalidade que tem o intuito de transmitir seus conhecimentos aos menos graduados no tatame. Devem ter seu mérito reconhecido, pois sabemos que em muitas regiões e dentro e fora do Brasil nem sempre haverá um faixa preta para dar aula.
A remuneração estimada para um Professor De Jiu Jitsu é de R$ 1.850 por mês. Esse número representa a mediana, que é o ponto médio dos intervalos do nosso modelo proprietário de Estimativa de Remuneração Total e é baseado nos salários coletados de nossos usuários.
Em sua forma literal, o “ju” significa “suavidade”, “brandura”, e “jutsu”, significa “arte”, “técnica”. Juntos formam o significado de “arte suave”, essencialmente pela presença dos golpes de alavancas, torções e pressões que permitem que uma pessoa menor que outra derrube o oponente ao chão e o domine.
Academias e professores podem utilizar de critérios, como assiduidade, evolução de técnicas entre outros. O momento de recebimento de grau acontecera quando todos os objetivos exigidos somados a dedicação do aluno resultem no reconhecimento que é o momento é de avançar.
Dar uma blitz: é quando o lutador executa várias sequências de movimentações técnicas que chega a deixar o oponente desnorteado sem entender o que está acontecendo e sem saber o que fazer.
Segundo o TRT, instrutores não precisam ser professores, e o fato de lecionarem em curso de ensino profissionalizante de treinamento, com atividades teóricas e práticas, “por si só, não caracteriza nem os enquadra na categoria profissional diferenciada”.
Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.
O Mestre cuida da educação e seus interesses. O Professor cuida do aluno e seus interesses. O Instrutor cuida dele próprio e seus interesses. O Mestre se orienta a partir dos que precisam dele e não entenderam o assunto.
Já o mestre, instrutor ou professor de artes marciais, de acordo com o substitutivo, deve, além das qualificações requeridas dos atletas, ter concluído curso superior em educação física. O professor deverá ainda passar por avaliação da organização estadual ou federal antes de começar a dar aulas.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
Os homens devem sentar com os joelhos afastados, repousando as palmas das mãos sobre as coxas, com as pontas dos dedos para dentro. As mulheres, por sua vez, posicionam os joelhos de forma que os mesmos se toquem e apontem para frente, repousando as mãos sobre os joelhos com as pontas dos dedos para frente.
Essa saudação apareceu pela primeira vez entre os estudantes de artes marciais antes da Primeira Guerra Mundial, substituindo a expressão Ohayo Gozaimasu, que significa "bom dia". Você pode pensar que essa expressão é bem diferente de OSS, mas sua história é semelhante à palavra portuguesa para "Você".
O Sensei ergue-se, dando indicação ao Senpai, que depois de se levantar, por sua vez pede aos alunos para se colocarem de pé (Tate Kudassai), por ordem decrescente de graduação (o Kohai ergue-se no final). Por fim, todos se cumprimentam entre si (Otaiga ni Rei).