Não é à toa que escolhemos Aysú para ser o nome dessa ideia, que significa amor em tupi guarani, a língua que representa os povos originários do nosso país e que são símbolo de cuidado e respeito à natureza”, completou Anne.
Como se diz paz em tupi-guarani? Na língua Guarani, que é falada por diversas comunidades indígenas no Brasil, Paraguai, Argentina e outros países, a palavra para "paz" é "arandu".
Na língua tupi-guarani, naurú significa bravo, herói e guerreiro. O objetivo do projeto é ajudar atletas em início de carreira que buscam o alto rendimento.
Para os povos Kaiowá e Guarani, alguns significados para o termo arandu são “ouvir o tempo”, “vivenciar”, “conhecer com a experiência de vida, na relação intrínseca com o ambiente”, “entendimento”, “conhecimento”. Em uma palavra, esses vastos conceitos talvez poderiam ser sintetizados como “sabedoria”.
Ao vivenciar a luta por sobrevivência no território e aprender a cultura de seus parentes, foi batizado como Werá Jecupé. Esta palavra, em tupi-guarani, significa “guardião”.
Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.
No princípio ele destruiu tudo que existia e depois criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se "Anhang" ou "añã" a alma; "gwea" significa velho(a); portanto anhangüera "añã'gwea" significa alma antiga.
Significa espírito na língua tupi. Anhangá ou Anhanga (tupi: Ahiag̃; maué: Anhang, "espírito"), é uma figura presente na cosmovisão de diversos povos originários do Brasil e literatura indianista.