Olodumarê (em iorubá: Olódùmarè), também chamado Olorum (Ọlọrun), é um conceito de Ser Supremo e Deus presente nas religiões Iorubá e afrodescendentes, como o Culto de Ifá, Umbanda e Candomblé.
Ele (Olodumarê) é mais poderoso do que nós, mas não é todo-poderoso. Deus, na África, é mais benevolente do que nós, mas Ele também pode fazer o mal e, portanto, não é onibenevolente” (p.
Assim como Iemanjá, muitos outras divindades de origem africana, como Oxum, Xangô, Oxalá, Oxóssi e Exu, passaram a fazer parte da vida de todos nós, e não apenas dos adeptos do candomblé ou da umbanda, outra religião afro-brasileira.
O canal do Youtube Preto Tu, cujo nome faz referência aos negros que eram insubordinados durante a escravidão, discute o racismo no esporte brasileiro.
O tifo é o nome dado a várias doenças infectocontagiosas consideradas agudas e que são causadas pela bactéria do gênero Rickettsias. Após a infecção, o microrganismo se desenvolve nas células do indivíduo, desencadeando sintomas que podem se espalhar rapidamente pelo corpo.
Olodumarê (em iorubá: Olódùmarè), também chamado Olorum (Ọlọrun), é um conceito de Ser Supremo e Deus presente nas religiões Iorubá e afrodescendentes, como o Culto de Ifá, Umbanda e Candomblé. Olódùmarè se localiza numa dimensão paralela conhecida como Orum, por isso também é aclamado como Senhor do Orum (Ọlọrun).
Nas religiões afro brasileiros a figura de Jesus Cristo não existe. Nelas os seres divinos são os “Orixás”, que ao contrário do que muita gente pensa, não são deuses, mas sim divindades criadas por um único Deus: Olorun (dentro da corrente Nagô) ou Zamby (dentro da corrente Bantu e das correntes sincréticas).
Também entende-se Exu como o orixá da ordem, do equilíbrio, da organização e da disciplina, possuindo forte relação com orixá Orunmilá. Teria ainda recebido de Olodumarê a função de guardião do axé. No continente africano, Exu não é compreendido nem cultuado como um orixá maligno, e sim "neutro como o próprio axé".
Maleque ou Melique (em árabe: ملك; romaniz.: malik) é uma palavra árabe que significa "rei" ou "chefe". Foi adotada por diversas línguas asiáticas, principalmente em sociedades islamizadas ou arabizadas, para designar seus monarcas, príncipes ou referir-se a reis de outros locais.
Zaki significa “puro”, “inteligente, esperto”, “virtuoso”, “que se dedica a Deus”, “justo”, “bem-aventurado”. É um nome africano, de origem persa - a principal língua viva do Irã - de modo que é bastante comum nesse país tanto como primeiro nome como sobrenome.
Ayana, nome de origem africana que significa “flor formosa”, conta a história familiar de uma menina e suas aventuras e prazeres da infância. Ayana traz a representatividade da criança negra em seu dia a dia, mostrando um pouco da diversidade cultural presente na maioria das famílias brasileiras.
A MANU, sigla de Mozambique African National Union (depois União Nacional Africana de Moçambique), foi um dos movimentos de libertação de Moçambique, fundado por Mateus Mhole, que se uniram, em 1962, para formar a Frelimo.. Surgiu em 1954 sob o nome União Maconde de Moçambique.
Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.
Satanás, Satanás Lúcifer é Satanás Satanás, Satanás É um exu, é Satanás, Lúcifer é Satanás. Em entrevista, uma entidade que se apresenta como da linha de exu faz a seguinte afirmação, quando manifestada no corpo de seu cavalo: Eu sou ruim, eu sou maldoso.
Segundo a terminologia nagô, Exu é Elegbara (a força do princípio universal dinâmico do mundo) e Bará (a força singular-universal que anima cada corpo). Ele fala com a voz e com o corpo ao mesmo tempo. Por ser puro movimento, Exu dança. Não basta dizer que ele se expressa pelo corpo.
A Febre Tifoide é uma doença bacteriana aguda, causada pela Salmonella enterica sorotipo Typhi, de distribuição mundial. A doença está diretamente associada a baixos níveis socioeconômicos, principalmente em regiões com precárias condições de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (1°), a atualização do ranking das federações, e a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), caiu da 24ª para a 26ª (penúltimo). Isso devido ao desempenho dos clubes em nível nacional.