Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.
Ig: água - (i). Iguaçu: água grande - lago grande - rio grande. Indaiá: um certo tipo de palmeira Ira: mel (Iracema, irapuã). Iracema: lábios de mel (ira, tembé, iratembé).
O sol, assim como em muitas religiões primitivas, também acaba adotando uma posição importante. Constantemente relatado como irmão de Jaci, ele é quem dá a vida a todas as coisas da terra.
Estão identificadas como divindades femininas e maternas da mitologia tupi-guarani: Yacy, Mãe Natureza; Amanacy, mãe da chuva; Aracy, mãe do dia; Iracy, mãe do mel; Yara, mãe da água; Yacyara, mãe do luar; Yaucacy, mãe do céu; Acima Ci, mãe dos peixes; Ceiuci, mãe das estrelas; Amanayara, senhora da chuva; Itaycy, mãe ...
Em tupi-guarani, amana significa chuva – fundamental para o crescimento da lavoura – e é sinônimo de prosperidade, sobretudo para os pequenos produtores e burareiros do sistema cabruca.
Significa espírito na língua tupi. Anhangá ou Anhanga (tupi: Ahiag̃; maué: Anhang, "espírito"), é uma figura presente na cosmovisão de diversos povos originários do Brasil e literatura indianista.
Par-na-í-ba Palavra bonita, que em tupi-guarani significa "rio 💦 de águas barrentas". Das águas banhadas pelo mais dourado pôr do ☀️ sol, vemos os lençóis encherem de vida as ilhas, a flora e a fauna tão ricas que tornam essa cidade tão alegre e acolhedora.