Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.
Pessoa que já foi casada com alguém, em relação a essa pessoa; ex-marido ou ex-mulher. Plural: ex-cônjuges. Origem etimológica:ex- + cônjuge. Plural: ex-cônjuges.
Assim, as formas corretas serão «a minha ex-mulher» (isto é, a minha antiga mulher) e «o meu ex-marido» (o meu antigo marido), pois o referido prefixo, nestes contextos concretos, e de acordo com a explicação transcrita, tem escopo direto sobre os nomes mulher e marido.
1. [Informal] Pessoa que já teve com outra uma relação de casamento ou namoro, em relação a esta última (ex.: tem uma relação conflituosa com as suas duas ex). 2. [Informal] Pessoa que deixou de ser alguma coisa.
A forma plural da palavra ex é ex. Como prefixo, ex aponta que determinada condição já não se manifesta mais. Como substantivo, ex designa aquele ou aquela que já não é mais o (a) parceiro (a), o (a) namorado (a), o (a) esposo (a) de alguém.
Quando unido por hífen a um nome , indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex.: ex-casal; ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex.: ex-jogador; ex-presidente).
Assim sendo, palavras com os seguintes prefixos: recém, além, aquém, ex, pós, pré ou vice são grafadas com hífen, por isso vejamos algumas delas: ex-aluno – pós-graduação – vice-diretor – pré-histórico – recém-nascido – além-mar – aquém-mar...
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.