Da mesma maneira da dúvida solucionada acima, as flexões “fassa” e “faça” seguem a mesma regra. O correto é grafar a palavra com “Ç” e nunca com “SS”. “Faça” corresponde à flexão do verbo fazer no presente do imperativo ou no conjuntivo.
O correto é, quer que eu faça? Por quê? Porque nós estamos conjugando no presente do subjuntivo. O presente do subjuntivo começa com que que eu faça, que tu faças, que ele faça, que nós façamos, que vós façais, que eles façam.
A forma correta é quiser. É uma forma do verbo querer. Este verbo não apresenta qualquer forma grafada com a letra z: quiser, quis, quisemos, quisessem, quiseramos...
Recordo que o imperativo do verbo fazer é faz (tu), fazei (vós). Caso seja necessário utilizar, com valor imperativo, outras pessoas do verbo, então recorre-se ao conjuntivo (que eu faça, que tu faças, etc.).
Serve tanto para picar, filetar e cortar legumes, verduras e carnes (tanto cruas quanto cozidas). Dividimos essa faca em regiões, para facilitar a compreensão de sua função: A parte do meio de faca é usada para cortar materiais duros e macios. A forma ligeiramente convexa da faca é ideal para cortar folhosos e temperos.
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural. Ouça o texto abaixo!
Para saber qual faca usar, é importante considerar o tipo de alimento e a tarefa de corte específica. Facas de chef são versáteis e adequadas para a maioria das tarefas, enquanto facas de pão com serrilhas são melhores para cortar sem esmagar. Para cortes precisos em vegetais, uma faca de legumes é ideal.
Querer é o infinitivo. Quiser é a primeira e a terceira pessoa do futuro do conjuntivo (toda a conjugação seria: quiser, quiseres, quiser, quisermos, quiserem). Utiliza-se geralmente em construções como: "Se você quiser, podiamos ir ao cinema", "podes vir quando quiseres".
“Como quiser” também é usado para dizer que você aceita a decisão ou ordem de um superior, como seu chefe, por exemplo, mesmo não concordando totalmente.
Poderá usar “faça-se” (atenção, o verbo construído com a partícula apassivante “se”), se pretender dizer que “se faça circular a corrente”, sendo a corrente o sujeito dessa construção passiva, mas – importante – deverá colocar uma vírgula antes da coordenativa “e”, precisamente porque os sujeitos das orações ligadas ...