Como ler o ponteiro dos minutos O ponteiro dos minutos começa no topo do relógio apontando para o . Isso representa que se passou minuto depois da hora. A cada minuto a partir disso, o ponteiro dos minutos se move uma marca para a direita.
Para realizar a marcação do tempo e determinar as horas, utilizamos relógios digitais ou de ponteiro. No relógio, é possível acompanhar as horas e os minutos, e, em alguns casos, também há a marcação dos segundos. Outro instrumento bastante parecido com o relógio é o cronômetro, que é utilizado em corridas.
O ponteiro dos minutos começa no topo do relógio apontando para o . Isso representa que se passou minuto depois da hora. A cada minuto a partir disso, o ponteiro dos minutos se move uma marca para a direita.
São escritas em minúsculas e não têm ponto nem forma plural; não há espaço entre o símbolo e a abreviatura; a abreviatura de "minuto" é "min", e não "m", que é a abreviatura de "metro": "A reunião começa às 10h30min desta terça-feira." (Certo) "A reunião começa às 10 h 30 min desta terça-feira." (Errado)
Assim, como 30 segundos representam metade de um minuto, podemos representar 30 segundos como sendo 0,5 minuto. Logo, a hora noturna seria de 52,5 minutos. O mesmo procedimento se aplica ao minuto noturno que seria representado por 52,5 segundos.
Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a abreviatura da unidade hora é h e a abreviatura de minuto é min (sem ponto). Assim, a representação correcta de dezassete horas e trinta minutos, com algarismos, é: 17h30 min, de acordo com a sua última hipótese.
Primeiramente, para abreviar “horas”, deve-se usar a letra “h” minúscula e sem “s” e sem ponto. Ou seja, 8h, 22h. Se não for hora inteira, há duas possibilidades: 9h30min ou 9h30.
A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. Pois o numeral fracionário meio deve concordar em gênero com a palavra da qual ele é uma fração.
Com isto concluímos que 1 minuto equivale a 60 segundos e que 1/60 do minuto equivale a 1 segundo, assim como 1 hora corresponde a 60 minutos, 2 horas a 120 minutos, 3 horas a 180 minutos e sucessivamente.
Ou 8h; 9h; etc. (sem “s” e sem ponto depois de “h”). Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de “h” e “min”).
Existem vários instrumentos que utilizamos para medir essa grandeza: controlamos os dias em relação ao ano com base no calendário, controlamos as horas, os minutos e os segundos com base no relógio, e, para medir a variação de tempos mais curtos, utilizamos cronômetros.