Tratamento para Fissura Anal O tratamento inicial geralmente envolve medidas conservadoras, como o aumento da ingestão de fibras e líquidos para amolecer as fezes e reduzir o esforço durante a evacuação. Laxantes suaves podem ser recomendados para facilitar este processo.
Anestésicos tópicos aplicados no ânus (como benzocaína ou lidocaína) ou um banho de assento morno (não quente) de 10 a 15 minutos após cada evacuação aliviam o desconforto e ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo, o que promove a cicatrização.
As fissuras que demoram para cicatrizar precisam ser reavaliadas por especialista, e alguns casos podem necessitar de cirurgia. O tratamento cirúrgico tem como objetivo diminuir a capacidade de contração do esfíncter anal interno.
A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna.
Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.
O tratamento da fissura anal tem como objetivo controlar a dor e promover a cicatrização da laceração. ...
O tratamento inicial pode ser caseiro, com banhos de assento com água morna três vezes por dia, aumento da ingestão de fibras e uso de laxantes para diminuir a rigidez das fezes.
Já a fissura raramente se apresenta dessa maneira e, como é uma ferida, ela gera inflamação reacional, que se manifesta com formação de peles inchadas (plicoma) na borda anal e dor intensa ao toque local.
A preocupação com a fissura anal deve surgir quando a dor durante e após a evacuação é persistente, quando há sangramento, ou quando os sintomas não melhoram com cuidados básicos e tratamentos iniciais.
O tratamento consiste em amolecer as fezes, evitar a constipação e praticar uma boa higiene. A maioria das fissuras anais se cura em 6 a 8 semanas. Fissuras contínuas ou crônicas também podem ser tratadas com medicação e pomadas. Raramente é necessária cirurgia para reparar a fissura.
As fissuras surgem quando a força no material é maior que a sua capacidade de resistência, e as aberturas são formas de aliviar as tensões. Dessa forma, quanto maior é a restrição em relação aos movimentos, maior será a fissuração.
A maioria das fissuras anais melhora com medidas simples, tais como aumento da ingestão de fibras. No entanto, algumas pessoas com fissuras anais podem precisar de medicação ou, ocasionalmente, de cirurgia, como veremos neste artigo.
Recomenda-se limpeza com sabonete íntimo e água corrente sempre após evacuar. Compressas de água fria podem aliviar a ardência e reduzir a dor, e também como banhos de assento com água morna. Após analisar o caso, o médico indicará pomadas de uso tópico ou tratamento cirúrgico de acordo com a necessidade.
Cicatenol 50 mg / g pomada 30 g | Tratamento De Fissuras | EMS. Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.
A cicatrização completa demora 3 a 4 semanas, embora a dor desapareça ao fim de alguns dias. Mais de 90% dos doentes submetidos a um tratamento cirúrgico não voltam a ter fissuras anais.
Uma rachadura na parede se torna perigosa quando começa a comprometer a integridade do imóvel e a segurança dos moradores. Quando elas são superficiais, o principal problema é de ordem estética, já que uma rachadura na parede interna prejudica a pintura e traz um aspecto desagradável para o imóvel.
Uma fissura não tratada pode dificultar a cicatrização, causar dor persistente e aumentar o risco de infecção na região anal. Além disso, a dor associada à fissura pode levar a uma condição chamada de espasmo do esfíncter anal, onde os músculos ao redor do ânus se contraem involuntariamente, agravando ainda mais a dor.
Para tratamento de pequenas fissuras a mais tradicional solução é aplicar duas demãos da massa acrílica para trinca em toda superfície que apresente as fissuras, lixar e posteriormente aplicar a tinta emborrachada na cor desejada.
Tratamento inicial caseiro. Os banhos de assento são uma das formas mais eficazes de aliviar a dor associada à fissura anal. Para fazer um banho de assento, siga estes passos: Encha uma bacia com água morna (não quente).
A causa mais comum está associada à lesão ou trauma provocado pela evacuação de fezes muito duras, grandes, secas ou volumosas. Nestes casos, abre-se um pequeno corte doloroso que pode sangrar. Outra causa para o aparecimento de fissuras anais é a prática de sexo anal sem a devida lubrificação ou relaxamento adequado.
A primeira é caracterizada por uma dilatação dos vasos, enquanto a segunda por “rachaduras” na região do ânus. Apesar de serem problemas diferentes, as fissuras e hemorroidas têm em comum a facilidade e medidas de prevenção. A alimentação é a principal delas.
“Temos que destacar também o papel de alimentos condimentados, como a pimenta, na piora dos sintomas, além das comidas como feijão, que formam muitos gases e fazem umidade na região anal, dificultando a higiene local e aumento o desconforto”, afirma.
Tomar medicação para amolecer o bolo fecal. Consumir mais fibra como, por exemplo, frutas e verduras ou tomar um suplemento de fibra. Às vezes, usar laxantes caso tenha constipação intestinal (dificuldade em defecar) Usar uma pomada ou supositório para lubrificar o ânus.