O que significa fundo de saco de Douglas livre? O fundo de saco de Douglas livre em um exame normalmente significa que não foi verificado acúmulo de líquido no seu interior.
A ruptura dessa região pode ser causada por diversos fatores, como um trauma abdominal causado por acidente automobilístico ou queda, e em relações sexuais sem consentimento, como estupros, ou consensuais nos casos em que o ato for praticado com muita intensidade ou com a introdução de objetos no canal vaginal.
Nos homens, a estrutura fica entre o reto e a bexiga. A bolsa de Douglas desempenha um papel relevante no diagnóstico e tratamento de problemas ginecológicos e abdominais, como endometriose e acúmulo de líquido na cavidade abdominal por conta de doenças hepáticas.
Trata-se da porção mais alta da parede vaginal, que fica em volta do colo do útero. Também chamada de fundo de saco de Douglas ou fórnices vaginais, a região tende a acumular a pressão do ar que entra pela vagina – e, se essa pressão for muito alta, pode ocorrer sua ruptura.
O que significa presença de líquido livre em fundo de saco de Douglas?
Olá, significa que não existe nenhum tipo de secreção ou liquido na sua região pélvica. Isso é uma característica positiva, indica que não existe nenhuma alteração na área.
Fundo de SACO de DOUGLAS e LÍQUIDO LIVRE na cavidade.
O que fazer quando tem líquido no saco de Douglas?
Embora nem sempre tenha um significado específico, o líquido no saco de Douglas pode indicar sangue, pus ou o acúmulo de fluídos. Por isso, é importante consultar um ginecologista caso seja identificado para verificar se pode indicar algum problema de saúde.
Quem tem líquido no saco de Douglas pode engravidar?
Uma dúvida muito comum e muito pertinente de diversas mulheres é a relação desse tipo de líquido e a gravidez. Geralmente não há relação do líquido com a fertilidade da mulher, ou seja, não há conexão direta entre a mulher poder ou não ter um filho por conta da presença do líquido no fundo do Saco de Douglas.
O líquido no fundo de saco vaginal pu de Douglas em. pequena quantidade é um achado comum no ultrassom de mulheres normais, assintomaticas e sem dor. Quando existe um processo inflamatório ou infeccioso como doença inflamatória pélvica ou endometriose, esse líquido pode ser mais frequente ou em maior quantidade.
O funde de saco posterior ou também chamado de fundo de saco de Douglas, é uma região do corpo humano, entre o útero e o reto. O Ideal é que a Ultrassonogragia Transvaginal, sempre dê fundo de saco posterior livre, dizendo que você não precisa se preocupar.
FDS significa FUNDO DE SACO DE DOUGLAS (região da pelve que se localiza posteriormente ao útero). Quando se refere que ela está livre significa ausência de líquido ou massa, ou seja, sem alterações.
Nâo, o fundo está fechado. Nâo há buraco, fique tranquila. Não haverá comprometimento em suas relações também. É sempre bom você conversar com seu médico e poder tirar eventuais dúvidas a respeito do procedimento.
A escavação retouterina, bolsa de Douglas, saco de Douglas ou ainda espaço de Douglas é uma extensão da cavidade peritoneal localizada posteriormente ao útero. Separa a parte supravaginal do colo do útero e o corpo do útero do colo sigmoide e do reto. Foi descrito pelo anatomista escocês James Douglas (1675–1742).
Porque no caso da mulher, como o fundo de saco se encontra na parte debaixo do colo do útero, na parte superior da vagina, acaba que na penetração esse fundo de saco sofre um impacto, enquanto nos homens não”, esclarece. O que se atentar durante ou após ter uma relação?
O saco gestacional se formará em outros lugares do corpo, que não o útero. Além de causar uma gravidez de risco, o embrião pode não ter chances de se desenvolver até o final da gestação. Os sintomas mais comuns são sangramentos, dores na região pélvica e durante a movimentação do colo do útero.
A hidrocele é uma das causas mais comuns, caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido no saco escrotal, o que resulta no aumento do tamanho do testículo. A orquite, por sua vez, é uma inflamação testicular geralmente causada por infecção viral ou bacteriana, e também pode levar ao aumento do testículo.
Pode apresentar dor aguda na penetração profunda, sangramento, dor pélvica aguda. Caso ocorra um grande sangramento durante a relação sexual, pode indicar rompimento do saco de Douglas. É importante buscar atendimento médico para avaliação ginecológica.
O fundo de saco de Douglas é a porção mais inferior da cavidade peritoneal e da pelve, localizado entre o útero e o reto. O fato de ele estar livre significa que não tem nenhuma aderência ou achado anormal no local. Converse com o sem médico. Agende a sua consulta.
Pequena quantidade de líquido livre em fundo de saco de Douglas significa líquido acumulado atrás do útero e pode ter vários significados, desde uma situação normal como um líquido após a ovulação como também uma condição de doença, no caso de uma inflamação.
Trata-se da porção mais alta da parede vaginal, que fica em volta do colo do útero. Também chamada de fundo de saco de Douglas ou fórnices vaginais, a região tende a acumular a pressão do ar que entra pela vagina - e, se essa pressão for muito alta, pode ocorrer sua ruptura.
“Para se ter uma ruptura de fundo de saco de Douglas, na imensa maioria dos casos, as relações são praticamente forçadas. É um traumatismo muito importante”, enfatiza o especialista. Em outras palavras, a lesão íntima é comumente vista em situações de abuso sexual.
O que significa presença de líquido no fundo de saco?
Liquido no fundo de saco posterior em pequena quantidade normalmente é resultado de uma ovulação , e é normal. Mas também pode ser uma infecção pélvica ou sangramento ( por exemplo por uma gravidez nas trompas). É necessário um exame clínico completo para fazer a diferenciação entre estas e outras causas.
A presença de um líquido claro provoca a obstrução das tubas uterinas, dificultando a fecundação e a implantação do embrião no útero. Esse líquido inflamatório pode migrar para o útero, dificultando a fixação do embrião.
A presença de uma pequena quantidade de líquido livre na pelve significa que existe algum acúmulo de líquido nesta região e é comum especialmente em mulheres jovens em idade reprodutiva devido à ovulação e alterações hormonais do ciclo menstrual.
Um resultado abaixo do valor de referência, ou seja, abaixo de 25 mUI/mL, sugere ausência de gravidez ou que a concentração presente no sangue é muito baixa e não foi detectada no exame. No entanto, caso a suspeita de gravidez persista, é necessário repetir o teste em 48 horas.