Como se observa do art 771 do novo CPC?

(1) Como se observa do art. 771, do Novo CPC, portanto, não há processo de execução sem título que o enseje. No entanto, há requisitos indispensáveis para que a obrigação de que trata o título seja passível de ser executada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que diz o artigo 771 do CPC?

Nos casos previstos neste artigo, o juiz fixará multa em montante não superior a vinte por cento do valor atualizado do débito em execução, a qual será revertida em proveito do exequente, exigível nos próprios autos do processo, sem prejuízo de outras sanções de natureza processual ou material.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são e quais podem ser os bens futuros de devedor indicados no art 789 do CPC?

789. O devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei. Em última análise, a execução se consuma sobre o patrimônio do devedor. Existe uma exceção a este princípio, que é o chamado patrimônio mínimo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a defesa processual cabível ao executado intimado em fase de cumprimento de obrigação de fazer?

No cumprimento de sentença, o meio típico de defesa do executado é a impugnação, cujo prazo de apresentação é de 15 dias, contados da data da intimação para o pagamento voluntário da obrigação constante do título executivo judicial (arts.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais as mudanças do CPC no tocante à contestação?

A partir do Novo Código de Processo Civil, não se falará mais em formas de defesa, mas simplesmente em contestação do réu, uma vez que todas as modalidades de defesa possíveis, serão numa única peça. Promovendo o beneficio das partes envolvidas no processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conccepar.grupointegrado.br

Como funciona a Execução de Título Extrajudicial no Novo CPC - Penhora, Prazo, Embargos e mais.

Qual o artigo da contestação no novo CPC?

Art. 336. Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como é contado o prazo para contestação no novo CPC?

De acordo com o enunciado 122 da II Jornada de Direito Processual Civil (CJF), “O prazo de contestação é contado a partir do primeiro dia útil seguinte à realização da audiência de conciliação ou mediação, ou da última sessão de conciliação ou mediação, na hipótese de incidência do art. 335, inc. I, do CPC”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em elpidiodonizetti.com

O que diz a Súmula 410 do STJ?

410-STJ. 1. 'A prévia intimação pessoal do devedor constitui condição necessária para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que fazer para evitar a penhora de bens?

A forma mais direta e eficaz de evitar a penhora de bens é regularizar o débito. Isso pode ser feito através do pagamento integral da dívida ou pela adesão a programas de parcelamento e regularização oferecidos pela Fazenda Pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são as formas de defesa do executado na execução?

Defesas do Executado – Típicas, Atípicas e Heterotópicas

As defesas típicas são aquelas previstas no ordenamento jurídico como modalidades de defesa do executado, tais como a impugnação ao cumprimento de sentença e os embargos à execução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mprj.mp.br

Quais bens não passíveis de penhora?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados. Certos bens também podem ser declarados pelo executado, de forma voluntária, para que não sejam penhorados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quais são os bens absolutamente impenhoráveis?

833, inciso I, são absolutamente impenhoráveis os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntario, não sujeitos a execução. Portanto, bens gravados com cláusula de inalienabilidade são absolutamente impenhoráveis, art. 1911 do Código Civil. Outro bem impenhorável é o bem de família, arts.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em quais casos não se aplica à impenhorabilidade?

Art. 2º Excluem-se da impenhorabilidade os veículos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos. Parágrafo único. No caso de imóvel locado, a impenhorabilidade aplica-se aos bens móveis quitados que guarneçam a residência e que sejam de propriedade do locatário, observado o disposto neste artigo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual o prazo para o executado pagar a dívida novo CPC?

​Durante o prazo de 15 dias para a quitação voluntária da dívida (artigo 523 do Código de Processo Civil de 2015), o depósito feito pelo devedor só pode ser considerado efetivo pagamento – e não garantia do juízo para o oferecimento de impugnação – caso haja manifestação expressa do executado nesse sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Como se dá a prescrição intercorrente?

No processo civil, os pressupostos para ocorrer a prescrição intercorrente são: existência de um processo de execução; não localização de bens penhoráveis; suspensão da execução pelo prazo de 1 ano; transcurso do prazo para dar início à contagem da prescrição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Pode executar parcelas vincendas?

Parcelas vincendas podem entrar na execução de ação de cobrança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quais dívidas podem bloquear bens?

Qualquer tipo de dívida, especialmente aquelas de valor significativo, pode levar à penhora de seus bens.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em spcbrasil.org.br

Quando o imóvel não pode ser penhorado?

A legislação atual diz que o imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável, salvo exceções, como a execução de 'hipoteca' sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoria.ce.def.br

Como se defender da penhora de bens?

Possibilidades de defesa do bem:
  1. Oferecer outro bem para substituir o bem penhorado.
  2. Alegar vício ou erro na penhora ou na avaliação do bem.
  3. Alegar que aquele bem não pode ser penhorado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a súmula 444 do STJ?

444, segundo a qual, in verbis: "É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base." De fato, a mesma ratio decidendi que orientou a edição do entendimento sumular no sentido de que inquéritos e ações penais em curso não podem ser empregados, na primeira fase da dosimetria, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz o tema 677 do STJ?

O Tema 677/STJ passa a ter a seguinte redação: "na execução, o depósito efetuado a título de garantia do juízo ou decorrente da penhora de ativos financeiros não isenta o devedor do pagamento dos consectários de sua mora, conforme previstos no título executivo, devendo-se, quando da efetiva entrega do dinheiro ao ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scon.stj.jus.br

O que diz a súmula 608 do STJ?

608 pelo STJ reforça a tese de que a ANS, no exercício de seu poder normativo e regulamentar acerca dos planos e seguros de saúde coletivos - ressalvados, apenas, os de autogestão -, deve observar os ditames do CDC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Quando a contestação é inepta?

330, §1°, do Código de Processo Civil, que “considera-se inepta a petição inicial quando: I – lhe faltar pedido ou causa de pedir; II – a parte for manifestamente ilegítima; III – da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; IV – contiver pedidos incompatíveis entre si”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sedep.com.br

É válida a contestação antes da citação?

6º do CPC/2015 ), a apresentação de contestação antes de ordenada citação, ainda que prematura, não poderá ser considerada como nula, devendo permanecer nos autos para garantir ao réu que posteriormente não lhe sejam aplicados os efeitos da revelia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que suspende o prazo para contestação?

§ 1° Ao juiz é vedado reduzir prazos peremptórios sem anuência das partes. § 2° Havendo calamidade pública, o limite previsto no caput para prorrogação de prazos poderá ser excedido.” Os prazos previstos para contestação podem ser suspensos, desde que as partes do processo aceitem essa condição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em floreseheck.adv.br