A divisão silábica de céu e de atmosfera - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual a divisão silábica correcta das palavras céu e atmosfera? Céu é uma palavra monossilábica. Atmosfera: at-mos-fe-ra.
Ora, a palavra céu tem uma única sílaba – é um monossílabo –, razão pela qual não se enquadra nesse tipo de classificação. Como o som dessa palavra é emitido fortemente, é um monossílabo tónico constituído por um ditongo – céu – acentuado, porque éu se destaca pela acentuação gráfica da palavra.
Definiu-se também que a constelação não é somente o desenho, mas que, na verdade, o céu está dividido por linhas imaginárias e o desenho é usado para identificar cada região no céu, de modo que mesmo se uma estrela não fizer parte do desenho, ainda assim, faz parte da constelação.
1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
Separação Silábica: regras da divisão das palavras em sílabas
Quais separar sílabas?
Isso significa que tem uma vogal e uma semivogal juntinhas, que se combinam para formar um único som, sem pausas. Então, da próxima vez que alguém perguntar, pode falar com confiança: “quais” tem uma sílaba só!
Sílaba tônica e átona se referem a intensidade das sílabas quando são pronunciadas, ou seja, a tonicidade das sílabas ao serem faladas. A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
A palavra sol é um monossílabo (tem uma única sílaba), razão pela qual não pode haver qualquer separação para efeitos de translineação. As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.
Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.
As sílabas de uma palavra devem ser separadas com hífen. Não separamos ditongos, tritongos e dígrafos (com exceção de “rr”, “ss”, “sc”, “sç” e “xc”). As vogais dos hiatos devem ser separadas na divisão silábica.
→ Ditongos e tritongos devem permanecer na mesma sílaba. → Os hiatos devem ser separados em duas sílabas distintas. → Os encontros consonantais devem ser separados, exceto aqueles cuja segunda consoante é “l” ou “r”. → Os encontros consonantais que iniciam palavras são mantidos juntos na divisão silábica.
As sílabas podem ser canônicas ou não canônicas, tônicas ou átonas e abertas ou fechadas. As palavras também são classificadas de acordo com o número de sílabas (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas) e com a posição das sílabas tônicas (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).