A separação de sílabas é feita com o uso de hífen. Ditongos, tritongos e dígrafos (exceto “rr”, “ss”, “sc”, “sç” e “xc”) não podem ser separados. As vogais que formam os hiatos são separadas na divisão silábica. O “x”, com som de “cs”, deve ficar junto da vogal seguinte.
Separar as sílabas das palavras é dividi-las em pedaços que formam cada uma delas. Uma regra básica da separação de sílabas é saber que cada sílaba tem, pelo menos, uma vogal. As sílabas das palavras são separadas por um hífen.
Recebe o nome de translineação a “quebra” de uma palavra entre duas linhas. Consiste no ato de dividir a palavra usando um hífen (-) quando ela não cabe inteira em uma linha.
O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.
Hífen e barra. O emprego do hífen na prefixação está resumido no verbete sobre hifenização do acordo ortográfico deste manual. Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Refira-se que os dígrafos qu e gu constituem sílaba desde que o u se pronuncie. Actualmente, consideram-se como constituindo sílaba ainda os ditongos crescentes e os tritongos, o que leva a que se faça a seguinte divisão silábica: a-quá-rio, á-gua.
As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.
A separação da palavra queijo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber, ao separar a palavra queijo, como a classifico quanto aos encontros vocálicos. Ao separar a palavra queijo, obtém-se quei-jo.
Quanto à palavra rio, esta é realizada oralmente de duas formas: "ri-u" e "riu", especialmente na região de Lisboa. A grafia oficial rio corresponde à primeira forma "ri-u".
Se fizermos a divisão silábica, teremos: /ka.ru/ e /ka.Ru/. Como o som [R], entre vogais, corresponde a dois -rr-, a divisão, do ponto de vista fonético, é ca. rro. Porém, para efeitos de translineação, estas duas consoantes dividem-se; temos assim car-ro.
Não existe sílaba com mais de uma vogal. Partindo do pressuposto de que a palavra voo é dividida em duas sílabas vo/o e como ocorre a presença de duas vogais idênticas na mesma palavra, essas não podem constituir a mesma sílaba.
Amanhecer – (prefixo a + radical manh + sufixo ecer) As palavras “amanha” e “manhecer” não existem, pois os afixos não se separam. Muitas pessoas acabam confundindo a derivação parassintética com a derivação prefixal e sufixal.
Exemplo: em coração a sílaba tônica é o “ção”, mas em coraçãozinho a sílaba tônica é o “zi”. Outro exemplo seria a palavra ímã, que tem a sílaba tônica no “ í ”.