Inverno tem diminuição da chuva e temperaturas inferiores à média no RS. O inverno 2024, que inicia nesta quinta-feira (20/6), às 17h51, deverá apresentar precipitações e temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul.
Os dias vão ser de marcas agradáveis, mas com calor em muitos pontos do Centro-Oeste. Salientamos que não há expectativa de nenhuma incursão de ar frio de forte intensidade no curto prazo e a segunda metade do mês deve ser marcada predominantemente por dias em que as temperaturas estarão perto ou acima da média.
A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, as temperaturas médias em julho de 2024 devem ficar próximas da normalidade por causa da frequente passagem de ar polar pelo Estado. Várias massas polares devem atuar sobre o Rio Grande do Sul, mas nem sempre se estenderão por toda a Região Sul.
No primeiro fim de semana de julho de 2024 vão ocorrer vários tipos de precipitação e outros fenômenos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Tem risco de temporal e de chuva volumosa, de geada e também de algum tipo de precipitação invernal .
Como será o inverno 2024 no Sul? | Previsão do tempo | Globo Rural
Pode cair neve no RS?
As áreas mais propensas a receber neve são os Campos de Cima da Serra, onde as temperaturas podem chegar a -7°C em pontos isolados. Cidades como São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus estão entre as que podem ter a oportunidade de presenciar o fenômeno.
Se você deseja ver o fenômeno no município gaúcho, tente marcar a sua viagem entre meados de julho e agosto, quando o inverno fica rigoroso e a neve no sul do Brasil tem mais chances de aparecer.
De acordo com MetSul, o inverno, caracterizado pelo clima seco, ainda pode ter aumento de chuvas. Termômetro registra baixa temperatura na avenida Paulista, região central de São Paulo. O inverno começou e, apesar das altas temperaturas registradas em grande parte do Brasil, julho será o mês mais frio de 2024.
Em 2024, o El Niño dará lugar à La Niña no segundo semestre do ano. Este fenômeno climático geralmente traz um padrão oposto ao seu antecessor: clima mais seco e frio em algumas regiões.
Nesta época do ano, ainda é comum a entrada de massas de ar frio, especialmente em agosto e setembro, o que causa queda significativa da temperatura, favorecendo a formação de geada.
Como ficarão as temperaturas em Agosto? Seguindo uma tendência similar à de chuvas, o avanço de frentes frias na primeira quinzena de Agosto pode impulsionar massas de ar frio que também mantém as temperaturas dentro ou abaixo da média em parte das regiões Sul e Sudeste na primeira quinzena do mês.
Inverno tem diminuição da chuva e temperaturas inferiores à média no RS. O inverno 2024, que inicia nesta quinta-feira (20/6), às 17h51, deverá apresentar precipitações e temperaturas abaixo da média no Rio Grande do Sul.
Como vai ser o clima no mês de julho no Rio Grande do Sul?
Sul. A perspectiva para a região Sul em julho é de chuvas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, além de ventos fortes e queda de granizo. A região vai ter anomalias positivas nas chuvas durante o mês, ou seja, ter entrada de umidade maior do que o comum para o inverno.
Essa nova frente fria — e posterior massa de ar polar — virá da Argentina, em direção ao centro do Estado. Luvas, toucas, cachecóis e muitas camadas de roupas terão de acompanhar os gaúchos por pelo menos mais seis dias. Isso porque a intensa onda de frio que atinge o Rio Grande do Sul deve persistir até 16 de julho.
A chegada de uma forte frente fria neste final de semana, o último de junho de 2024, promete provocar uma queda brusca da temperatura em várias Regiões do Brasil, especialmente na Região Sul.
Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, as temperaturas médias em julho de 2024 devem ficar próximas da normalidade por causa da frequente passagem de ar polar pelo Estado. Várias massas polares devem atuar sobre o Rio Grande do Sul, mas nem sempre se estenderão por toda a Região Sul.
Mesmo sem alcançar o recorde absoluto, julho de 2024 testemunhou os dois dias mais quentes já registrados, com a temperatura média global atingindo 17,16°C e 17,15°C nos dias 22 e 23 de julho, respectivamente.
Como vai ser o mês de agosto no Rio Grande do Sul?
O mês de agosto será marcado por ampla variação na temperatura na maioria das regiões do RS, com dias de frio, que pode ser intenso em alguns períodos. Parte do leste do Estado deve apresentar chuva acima da média durante os próximos 31 dias.
Apesar de aumento da chuva em algumas áreas, o inverno geralmente é caracterizado por um clima mais seco, o que será predominante em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior do Nordeste e oeste da Região Sul.
Uma estação em Pinheiro Machado, no sul do Estado, chegou a registrar 7,3ºC abaixo de zero, informa a MetSul. Leia mais: Julho será o mês mais frio do ano; veja a previsão completa. Chuvas no RS são destaque na Globo Rural de junho e julho.
Os meteorologistas da MetSul apontam que as áreas com maior probabilidade de neve são o Nordeste gaúcho e as regiões de maior altitude de Santa Catarina. No entanto, a ocorrência de neve dependerá de outros fatores, como a intensidade da frente fria e a umidade do ar.
Quando foi a última vez que nevou no Rio Grande do Sul?
2019. 05 de julho de 2019: neve em flocos misturada com chuva fraca líquida em pontos esparsos do centro de Pelotas, Rio Grande do Sul (próximo ao meio-dia, com cerca de 40 minutos de duração).