O termo “cultura” surgiu no século XIII e tem origem latina. Inicialmente, o seu primeiro uso era para designar uma parcela de terra a ser cultivada pelas pessoas que viviam no campo. Esses agricultores utilizavam técnicas como “rotação de cultura” em suas terras.
Cultura é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas.
A cultura é construída através do diálogo entre as pessoas no dia a dia. Nessa interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas.
A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização.
Nossa visão é que a cultura se forma a partir dos valores de pessoas altamente influentes dentro do grupo. Geralmente, esse alguém é o fundador da empresa e um grupo pequeno de outras pessoas que estejam no seu círculo de influência.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
A História Cultural — campo historiográfico que se toma mais preciso e evidente a partir das últimas déca- das do século XX, mas que tem claros antecedentes desde o início do século — é entre estas particularmente rica no sentido de abrigar no seu seio diferen- tes possibilidades de tratamento.
O termo cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, em 1817, como um conjunto complexo, interdependente e interatuante de conhecimentos, crenças, leis, tradições, artes, costumes e hábitos de um determinado conjunto de seres humanos constituídos em sociedade.
A noção moderna de cultura foi sintetizada pela primeira vez pelo inglês Edward Tylor, conceituando-a como um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos por uma pessoa como membro de uma sociedade.
Desde 1877, quando Edward Burnett Tylor empregou pela primeira vez o termo "cultura" para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno.
A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.
A cultura de uma organização é criada por meio dos costumes, tradições e maneira geral de proceder existentes nela. Esses elementos são influenciados, em grande parte, pelo que a organização fez anteriormente e pelo grau de sucesso que alcançou com seus esforços.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
A história moderna dos meios de cultura teve início em 1860, quando Pasteur foi o primeiro cientista a usar um meio de cultura para cultivar bactérias em laboratório. E esse meio de cultura era muito simples, consistia apenas em cinzas de levedura, açúcar e sais de amônio.
O termo “cultura” tem origem latina em cultura, surgindo no século XIII para designar uma parcela de terra cultivada. No século XVI representa a acção de cultivar e a partir de meados adquire um significado abstracto para designar o aperfeiçoamento de uma competência, capacidade ou vertente intelectual.
Mas uma pergunta paira no ar: qual é a civilização mais antiga da história? Há 30 anos, essa questão teria uma resposta fácil: os sumérios. Por volta de 4 mil a.C., a primeira fase da cultura suméria surgiu como a civilização mais antiga na região da Mesopotâmia, no atual Iraque.
A cultura se constitui não só enquanto trabalho, ou reposição das necessidades humanas por meio dos produtos materiais gerados pelo trabalho, mas se constitui também enquanto símbolos, regras, valores, ações, modo de ser e de ver o mundo.
A cultura é um conceito amplo com diversas definições, mas a principal a define como um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de uma sociedade ou determinado grupo artístico. Esses grupos cultivam algo de maneira semelhante, mantendo um padrão estético e normas que são intrínsecas entre si.
Como dissemos, cultura é um conceito amplo. Ela se refere ao conjunto de tradições – religião, arte, culinária, costumes – e conhecimentos de um povo, de uma região ou de uma nação. Usamos essa palavra para descrever o conhecimento humano adquirido por meio da razão e do senso estético.
Formação cultural é um processo em que o sujeito vivencia diferentes linguagens culturais, possibilitando ampliar as experiências, sensibilidades e o conhecimento do meio social em que vive.
Para Barros (. 2008, p. 20), “a cultura engloba os aspectos que definem a identidade de uma pessoa, dos grupos e das sociedades como valores, percepções, imagens, formas de expressão, comunicação”.