Os mesoamericanos inventaram um corante turquesa extraído da planta anil, minerais argilosos e incenso de resina. Os egípcios também pintavam o interior dos sarcófagos com um pigmento cor turquesa para homenagear e proteger os mortos.
A turquesa era considerada a pedra nacional da Pérsia e usada intensamente na decoração de objetos. A turquesa é usada por artesãos nativos americanos especialmente os trabalhadores em metais da tribo de índios Navajos da América do Norte. O material vívido encontrado no Arizona é conhecido como Bisbee Blue.
A cor azul turquesa está associada ao conhecimento, integridade, seriedade, poder, saúde, frescor, limpeza, lealdade, personalidade, pensamento, sutileza, ideal e sonho, por isso essa tonalidade é utilizada nos mais diversos ambientes, como por exemplo na sala de estar.
Turquesa tipicamente é um mineral secundário, formada a temperaturas entre 90 e 195ºC, ocorrendo principalmente na zona de alteração potássica de depósitos hidrotermais de Cobre Pórfiro. É gerada pela ação de águas meteóricas, mais facilmente em regiões áridas, sobre rochas aluminosas, ígneas ou sedimentares.
Na verdade, o azul turquesa por si só já é um tom de azul, assim, essa cor não possui outras tonalidades. Para fazer o azul turquesa basta misturar o verde com a cor azul, dosando ambas as cores, até que se obtenha a tonalidade desejada.
na cor e aí o pulo do gato para o verde Tiffany. é você colocar corante verde e misturando, depois formando né esse verde. com esse fundo azul, então você vai adicionando verde, você vai adicionando azul. até chegar no cor que é um azul Tiffany.
Essa cor é uma mistura de azul e verde, com uma leve tendência para o verde. Ela é uma cor que combina bem com outras cores pastel, como rosa e amarelo, mas também pode ser combinada com tons neutros, como branco e cinza, para criar um ambiente elegante e sofisticado.
Ela pode variar de tons suaves e pálidos a intensos e vibrantes choques de cor — e, a menos que você consiga encontrar uma tinta pré-misturada dessa cor, será preciso mesclar tintas de cor azul e verde para obter a tonalidade exata desejada.
O nome da cor azul-turquesa ou turquesa deriva de um mineral, a turquesa. A palavra “turquesa” vem do termo em francês que significa “turco”, uma vez que a pedra foi originalmente trazida da Turquia para a Europa.
Mas o que é o azul-turquesa? Ele é uma cor terciária entre o ciano e o verde e leva esse nome por causa do mineral de mesmo nome, o qual, por sua vez, deriva da palavra francesa “turquoise”, que significa “oriundo da Turquia”.
Foi chamado de azul ultramar, porque era de muito longe que vinha a lápis-lazúli, pedra quase mítica que, na época, só era encontrada em uma pequena mina bastante distante, no que hoje é o Afeganistão.
A Turmalina Paraíba possui uma fórmula química bem complexa, com quantidades consideráveis de elementos incomuns na crosta terrestre, como lítio, boro, cromo e flúor. O intenso azul turquesa e o brilho “neon” ou “elétrico” são diferenciais que fazem dela uma gema excepcional e única no mundo.
Sua cor tem variação de azul ligeiramente esverdeado, médio e escuro ao azul avioletado, frequentemente com veios ou salpicos de inclusões de pirita e/ou calcita.
A Turquesa verdadeira tem preços mais elevados e é muito difícil de ser encontrada. Além disso, sua coloração é menos intensa e suas ranhuras são mais orgânicas e assimétricas. Figura 7: exemplo de turquesa verdadeira. (Fonte: https://pedrasecristais.com/pedra-turquesa/).
Turquesa: poder de expressão e criatividade na palavra, na arte e na comunicação; tem boa combinação de conhecimentos; percepção profunda e de rápida reação. Verde: autoconfiança; capacidade de resolver problemas e de perdoar; enaltecedora da paz; muita sensibilidade.
O Turquesa ajuda a abrir as linhas de comunicação entre o coração e a palavra falada. Apresenta-se como uma cor curtindo a vida amigável e feliz. Uma combinação de azul e uma pequena quantidade de amarelo, ele se encaixa na escala de cores entre verde e azul.
Na verdade, o Tiffany é uma variação do turquesa, que também é uma cor muito ligada ao refinamento. Isso porque o azul turquesa recebeu esse nome em função de uma pedra natural que desde a antiguidade é usada para produção de jóias e itens de luxo.
O ciano ou ciã [do latim: cyanus] é uma cor subtrativa (pigmento) primária e cor aditiva (luz) secundária, resultante da mistura das luzes azul e verde no sistema RGB, tendo como cor complementar o vermelho. Também chamado de verde-água ou azul-piscina. Encontra-se na faixa dos 485 nm do espectro visível.
Em 1845 Charles Tiffany escolheu um tom de azul peculiar para estampar a capa do catálogo anual da coleção de joias de sua loja. Alguns rumores apontam que a cor foi escolhida devido à popularidade das joias de cor turquesa, na época, mas não se sabe ao certo o motivo que levou à sua escolha.
Posicionada entre o azul e o verde no círculo cromático, a cor turquesa é uma mistura de azul claro com verde ou azul com uma pequena quantidade de amarelo. Fica ótima em uma paleta com cinzas e outros tons neutros. Também pode ser combinada com amarelos, rosas e laranjas.
No oceano aberto, bem longe da costa, as águas são de um azul profundo, quase roxo, porque quase não existem partículas em suspensão. Nessas regiões, a luz pode alcançar até 600 m de profundidade!