Uma vez estabelecida, a planta coqueiro de jardim requer cuidados regulares para garantir seu crescimento saudável. Assim, a irrigação adequada é fundamental, especialmente durante os períodos de seca. Dessa maneira, regue profundamente a cada 10 dias, fornecendo água suficiente para saturar o solo até as raízes.
A adubação deve ser realizada no início do período chuvoso, mas evitar chuvas fortes. Na cova, de aproximadamente 40 cm de profundidade, deve se colocar casca de fibra da casca do coco no fundo dela, encher até a metade. A outra metade da cova deve ser preenchida com terra.
Para coqueiros em fase produtiva, utilize cerca de 4 quilos de fertilizante por muda divididos em duas aplicações. Na versão orgânica com esterco, ou outra fonte, use cerca de 20 quilos de adubo por planta.
4 dicas de como ter e cuidar de um coqueiro de jardim
Escolha a espécie mais indicada para o seu espaço. O primeiro passo é pesquisar muito bem e definir qual a melhor espécie de coqueiro de jardim para o seu espaço. ...
Para a melhoria do pegamento dos cocos, recomenda-se realizar adubação orgânica com cerca de 5 a 10 quilos de esterco por planta, complementada por adubação química utilizando-se 3 quilos de uma formulação NPK (20-10-20) por coqueiro.
Como ter um coqueiro saudável mesmo sem gastar tanta água
Pode jogar sal grosso no pé de coqueiro?
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
O solo precisa estar sempre úmido para favorecer a absorção dos nutrientes pela planta. Entretanto, é preciso atenção para não deixá-lo encharcado, pois há risco de apodrecer as raízes. Regar a terra de duas a três vezes por semana é o suficiente.
Nos períodos de chuva, você não precisa se preocupar com a irrigação, mas durante a seca o ideal é molhar a flor de coqueiro anão entre 20 a 40 litros de água por dia. Embora ela precise dessa quantidade de água, o excesso no solo pode estragar as raízes da flor de coqueiro anão.
O controle, quando a infestação é alta, é feito com pulverizações dirigidas para as flechas do coqueiro. Usam-se inseticidas que agem por contato e fumigação. Outra forma de controle, quando o coqueiral tem área menor e as plantas estão baixas, é a coleta manual.
O MSMA (metanoarseniato ácido monossódico) é um herbicida pertencente ao grupo dos arsenicais orgânicos, sendo um ácido fraco, com pKa de 4,10 e 9,02, e solubilidade em água a 25 ºC de 1.040.000 mg L-1 (Vencil, 2002).
1 – Amoleça a casca do coco. O primeiro passo para plantar um coqueiro é escolher um coco fresco, com água dentro, e mergulhá-lo em um balde com água. ...
Para podar sua Coqueiro basta permitir que sua planta fique adormecida durante o inverno. Algum tempo entre o final do inverno e o início da primavera - ou quando um novo crescimento começa a aparecer - pegue suas podadeiras ou podadeiras limpas e corte qualquer folhagem moribunda, danificada, amarela ou em declínio.
O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano.
Na limpeza das cascas de coqueiro, utilizo água, detergente, buchinha de louça e uma escova mais rígida para ajudar na remoção de sujeiras mais profundas.
O NPK(S) 10.20.20(2) é um fertilizante complexo balanceado, aditivado com enxofre em forma de sulfato. Isto garante boa consistência e uma aplicação eficaz, ajudando a maximizar a produtividade, qualidade e lucratividade. Fornece às lavouras de cereais uma boa concentração de fósforo, potássio e enxofre necessários.
Folha do coqueiro, cortar a folha do coqueiro deve ser evitado pois as folhas do coqueiro ao envelhecer protegem as mais novas, evitas fungos #OscarMT.
Quando a produção se destina ao consumo da água de coco, o fruto deve ser colhido entre 6 e 8 meses de idade. Quando o destino da produção é a industrialização e/ou venda do fruto seco in natura, como também para utilização da semente para produção de mudas, a colheita deverá ser realizada entre 11 e 12 meses de idade.
As melhores condições de umidade relativa para se obter boas produções da cultura do coqueiro são aquelas entre 60% e 85%. Nas folhas das plantas, existem orifícios, invisíveis a olho nu, pelos quais as plantas transpiram parte da água que retiram do solo, e absorvem o CO2 da atmosfera.
Em geral, os vasos de barro são os mais indicados para o cultivo do coqueiro em casa, já que eles têm maior permeabilidade, o que auxilia na drenagem e na retenção de nutrientes. Como o coqueiro é uma planta de alto porte, invista em um vaso grande, com pelo menos 50 cm de profundidade.
Imersão: Mergulhe o coco em um recipiente com água por 2 a 3 dias. Isso acelera a germinação. Preparação do Solo: Se plantar em um vaso, escolha um grande e preencha com solo de boa qualidade. Se plantar no solo, opte por um local ensolarado com boa drenagem.
Para solucionar esse problema, borrife água nas folhas das plantas, use um umidificador de ar ou coloque muitas plantas com as mesmas necessidades de água juntas – isso faz com que o ambiente em que elas estão fique mais úmido.
A sugestão é manter o solo úmido e realizar, anualmente, a adubação química com uma formulação N-P-K, preferencialmente 20-10-20. Utilize cerca de 4 quilos de fertilizantes por planta, fracionados em duas aplicações de 2 quilos cada, com intervalo de 30 dias.