Coloque o multímetro na escala de continuidade e faça o teste de continuidade entre o borne de saída do disjuntor, que está desligado, e o barramento de terra do quadro. Se der o beep é porque o aterramento está conectado e funciona corretamente. Se não der o beep há algo de errado no circuito.
Outro método de avaliar o aterramento é usar uma lâmpada incandescente de 25, 40 ou 60 W. Na falta dela pode usar lâmpadas halógenas. Com a lâmpada você insere um dos fios na fase e outro no neutro e observar o brilho.
A primeira maneira de avaliar o aterramento é utilizando o alicate amperímetro ou mesmo um multímetro na escala de tensão alternada V~. Para isso, coloque um ponteiro na fase e outro no neutro e verifique o valor lido, depois coloque o ponteiro que estava no neutro no terra.
Então, turma, como vocês puderam acompanhar, constatamos que substituir o cabo de Neutro pelo cabo de Terra, apesar de fazer nossa lâmpada funcionar, não irá economizar energia, pelo contrário, vai até consumir mais. Esta é mais uma falácia criada pelo pica fio, e pode ser considerado mais um Mito.
Se a proteção contra vazamento falhar, os fios neutro e terra serão invertidos, e se as três fases estiverem desequilibradas (o que geralmente existe), o fio terra será carregado, o que significa que haverá tensão na caixa elétrica. Se uma pessoa tocar nele, será eletrocutada.
Quais os sinais de que o sistema de aterramento pode estar com problemas?
Problemas de segurança decorrentes do não aterramento: Descarga eletrostática; apenas entrada de corrente na pessoa; Choque elétrico; entrada e saída de corrente na pessoa; Choque por descarga atmosférica.
O primeiro é conhecer bem a orientação geográfica, ou seja, a direção norte-sul. A partir daí, os próximos passos são: determinação da latitude e da longitude entre as cidades envolvidas para se chegar, finalmente, à determinação da circunferência terrestre.
Vale lembrar que sem conexão com o sistema de aterramento, a existência do terceiro pino da tomada, e até mesmo do fio terra, é incapaz de produzir o efeito de segurança pretendido.
Como identificar fase neutro e terra com chave teste?
Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada; Coloque o dedo na outra extremidade da chave; Se a lâmpada interna da chave acender é porque nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo). Se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro.
Sendo assim, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.
O cabo de aterramento, popularmente chamado de fio-terra, possui a função de proteção da instalação elétrica. As cores exclusivas para essa finalidade são a verde ou verde-amarela, conforme a Norma NBR 5410.
Quando um equipamento não é corretamente aterrado, aumenta o risco de acidentes. Isso porque, no caso do elemento metálico estar energizado por alguma intercorrência, vai promover a passagem da corrente de descarga pelo corpo da pessoa que tocar a superfície, provocando choques elétricos que podem ser fatais.
Como identifico se minha tomada possui Aterramento? Visualmente: É possível verificar se a tomada possui 3 fios conectados ( isso não é uma garantia de que possua aterramento, mas se tiver apenas dois, confirma que não possui).
Não se deve ligar o fio terra no neutro! Essa é a regra. Vejamos o porquê. A grande causa desse potencial do neutro ser diferente do terra real se deve aos desequilíbrios das cargas que causam circulação de corrente pelo neutro e assim, podem provocar problemas.
O método 3P, também conhecido como método de queda de potencial, é utilizado com maior frequência para medir a resistência de aterramento. Consiste em colocar a sonda de corrente a uma certa distância da ligação à terra testada, sendo as sondas de tensão colocadas a meio dessa distância.
Após essa breve explicação fica claro que não é correto conectar o cabo de terra junto com o neutro do chuveiro. Ao fazer essa ligação, você fica exposto à corrente que circula pelo resistor do chuveiro em caso de falha no neutro.
O aterramento do neutro no padrão é considerado e ele tem o objetivo de garantir que o condutor neutro esteja com potencial elétrico mais próximo possível de zero. Isso faz a tensão fase-neutro fornecida ser mais próxima do valor contratado.
O nível de tensão do neutro também deve ser igual ao nível de tensão do terra da fonte geradora de energia, pois o neutro é derivado da fonte geradora de energia. Todo equipamento que utiliza o neutro, deve ser ligado no neutro e nunca no terra.