Primeiro, seque bem o aparelho com uma toalha macia e depois dê leves batidinhas - sem força - no smartphone, em uma superfície que não seja rígida. Pode até mesmo ser na mão, para evitar que a tela ou outras peças sejam danificadas. Retire o máximo de excesso que for possível.
Para secar a parte interna do seu celular que não abre na tampa traseira, posicione-o na frente de um ventilador e em um lugar arejado. Nunca deixe o smartphone secando embaixo do sol. Você pode colocá-lo em ambiente externo com sombra na frente de um ventilador.
Nesse caso, a recomendação das marcas é mergulhar o celular em água limpa por 1 a 3 minutos e enxaguar. Use um pano seco para remover o excesso de líquido na parte externa. Sem excesso: Tente remover o líquido restante batendo de leve no topo do aparelho, com o conector USB apontado para baixo.
O ideal é deixar o telefone desligado completamente encoberto em um pote cheio de arroz cru por, pelo menos, 24 horas. A sílica em gel também é uma opção para absorver o excesso de água. No entanto, é preciso ter uma grande quantidade para encobrir o celular, fazendo com que o arroz seja a opção mais fácil.
Como remover água do alto falante do celular | este som irá te salvar.
Como secar o celular que molhou por dentro?
O ideal é cobrir todo o celular com os grãos secos, vale até colocá-lo dentro de um pote de arroz. A lógica aqui é que ele irá absorver a umidade do aparelho. Depois disso é só levar para um lugar seco e deixar lá por 24 horas. No dia seguinte, retire o smartphone do meio dos grãos e tente ligá-lo.
Se o dispositivo apresentar um ícone de gota de água, que significa a deteção de humidade, deverá desligar o dispositivo e deixá-lo secar por completo. Se o ícone não desaparecer e continuar a ter problemas com o carregamento, tente limpar a cache USB.
Não há um consenso de quanto tempo deixar o celular no arroz. A maioria das recomendações varia de 24 horas a 72 horas, não há muita ciência por trás disso. Uma coisa é certa: quanto mais tempo você deixar, maiores são as chances de poeira dos grãos ou qualquer outra sujeira mais fina ficar dentro do seu smartphone.
Como emitir um som para tirar água do celular Android
Abra a Play Store em seu dispositivo Android. Em seguida, baixe o aplicativo Speaker Cleaner, da GeniusTools Labs. O app para expelir água do alto-falante tem uso gratuito, mediante a anúncios.
É isso mesmo! O arroz absorve a umidade que ficou no aparelho. Você deve botar o aparelho em um pote, de preferência de vidro, e cobrir completamente com arroz. Agora é só deixar em um local seco e ao abrigo do sol, e aguardar por 24 horas.
A secagem ao ar livre é recomendada para dispositivos que estão encharcados, mas atenção: evite deixar o aparelho no sol – isso pode gerar superaquecimento de um ou mais componentes. A umidade pode continuar no dispositivo mesmo após a secagem. Logo, é melhor não voltar a ligá-lo até levá-lo a uma assistência técnica.
Você não pode colocar o aparelho na tomada segurando-o em suas mãos, pois corre o risco de tomar um choque, caso ainda haja umidade. Assim, você pode carregar o celular depois que caiu na água, tomando os devidos cuidados para não queimar o aparelho e para evitar choques.
O que fazer quando molha o alto-falante do celular?
Se o alto-falante está molhado o som pode não ser ouvido claramente durante uma chamada, a água pode entrar no buraco durante o contato com a água. Para solucionar esse problema, limpe o aparelho suavemente com um pano seco e macio e deixe o dispositivo secar completamente antes de usar.
A sabedoria popular decidiu que a melhor maneira é mergulhar o celular em um recipiente com arroz. Isso porque o cereal absorve água e por ter grãos maiores que os furos, em tese nada ficaria preso no aparelho.
O ideal é pegar um pote cheio de arroz cru e deixar o telefone completamente encoberto por, pelo menos, 24 horas. A sílica em gel também é uma opção para absorver o excesso de água. No entanto, é preciso ter uma grande quantidade para encobrir o celular.
Mas é possível recuperá-lo mesmo após ficar submerso na água? A resposta é: depende de onde caiu e do tempo que ficou exposto ao problema, mesmo atualmente os celulares sendo mais resistentes à água do que já foram no passado. Boa parte dos celulares aguenta ser molhada, o que é diferente de ser submerso.
O arroz só vai ajudar a remover a umidade externa do aparelho, o que não faz com que ele fique completamente seco. A empresa também orienta que contra “o uso de uma fonte de calor externa ou ar comprimido” ou a inserção de um objeto estranho no conetor, como uma toalha de papel ou cotonete.
Para ajudar a expulsar a água dos pequenos orifícios e fendas do celular, você pode usar ar comprimido em baixa pressão. Outra opção é utilizar um aspirador de pó na configuração mais baixa para tentar ejetar a água do celular. Certifique-se de que o dispositivo está desligado durante este processo.
Um truque para remover a água da câmera do celular é utilizar um outro smartphone com flash de luz amarela (quente), mantendo a luz apontada para a lente embaçada por cerca de 1 hora. Evite usar materiais abrasivos para secar o celular e em nenhuma hipótese utilize secador de cabelo com ar quente para remover o vapor.