Na educação, a teoria comportamental de Watson defende que o comportamento do indivíduo pode ser moldado e ajustado, capaz de fazer com que uma criança tivesse determinada formação de caráter ou exercesse qualquer profissão que escolhessem para ela, por exemplo.
Watson ficou muito conhecido pela publicação do chamado "manifesto behaviorista": um conjunto de palestras publicadas em forma de artigo em 1913 no qual defendeu o abandono da introspecção e a adoção da observação direta do comportamento como o único método possível para uma psicologia científica.
Watson concebeu o behaviorismo metodológico, que rejeitou métodos introspectivos e buscou entender o comportamento apenas medindo comportamentos e eventos observáveis.
A pessoa pensa com o corpo como um todo. Caso as mãos estejam ocupadas, outras reações podem ser realizadas em outras partes do corpo. Watson (1920, 1924/1970) esclareceu que não considerava o pensamento como vinculado exclusivamente aos hábitos manipulativos da laringe.
BEHAVIORISMO - Entenda a Diferença entre Metodológico e Radical em Apenas 5 Minutos
Qual é a teoria de Jean Watson?
A teoria de Watson defende o cuidado como uma ciência humana desenvolvida a partir de fundamentos filosóficos e sistemas de valores humanistas. Essa perspectiva é baseada em uma relação ontológica por estar atrelada a uma visão mundial de unidade.
A proposta de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia, até então mentalista, para o comportamento<ref name="NCOSTA" />.
Watson foi um teórico importante da Psicologia, que definiu o cenário para o Behaviorismo, logo dominando a Psicologia da época. Para ele, o estudo do meio que envolve o indivíduo, possibilita a previsão e o controle do comportamento humano.
Watson, que, em 1913, lançou uma espécie de manifesto chamado A Psicologia tal Como a Vê um Behaviorista. Como o título mostra, ele não estava propondo uma nova ciência mas afirmando que a Psicologia deveria ser redefinida como o estudo do comportamento.
Quais são as principais características de Watson?
Watson é descrito como um homem troncudo, de estatura mediana, queixo quadrado, pescoço grosso e um modesto bigode. Sua constituição forte fazia, dele, um valoroso jogador de rúgbi, como visto em "O Vampiro de Sussex".
No experimento de Watson, que foi inclusive filmado, ele implanta uma fobia em um bebê, associando um estímulo inicialmente neutro (animais peludos) a um estímulo aversivo (som alto). A apresentação simultânea dos dois estímulos, por diversas vezes, fez com que o bebê desenvolvesse o medo de animais peludos.
Watson entendia que o ensino deveria ser objetivo, livre de métodos subjetivos, entendendo que as respostas eram condicionadas socialmente. Esta objetividade traça uma linha para que seja inserido todos os alunos, negando os talentos, temperamentos ou qualquer coisa que seja herdado.
O psicólogo John b Watson é considerado o pai do Comportamentalismo. Nesta psicologia se entende que os animais, incluindo o ser humano, podem aprender qualquer tipo de comportamento.
Em seus estudos Watson (1971), buscou compreender os comportamentos reflexos ou respondentes, são explicados pela relação entre um estímulo antecedente, estímulos eliciadores a uma resposta involuntária do organismo.
Na educação, a teoria comportamental de Watson defende que o comportamento do indivíduo pode ser moldado e ajustado, capaz de fazer com que uma criança tivesse determinada formação de caráter ou exercesse qualquer profissão que escolhessem para ela, por exemplo.
Quais as principais ideias do Watson e o behaviorismo metodológico?
John Watson tinha uma proposta revolucionária: em vez de estudar a mente, a psicologia deveria estudar o comportamento observável. Segundo o antigo behaviorismo clássico/metodológico, a ciência deve lidar apenas com o mundo objetivo, aquele “fora” do sujeito.
Margaret Jean Watson desenvolveu a Teoria do Cuidado Humano, que considera o cuidado efetivo por meio do relacionamento transpessoal, ou seja, o cuidado que transcende tempo, espaço e matéria de paciente e profissional para que formem um único elemento em sintonia, além do momento pontual da interação, de maneira a ...
Watson é a plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios. A cognição consiste no processo que a mente humana utiliza para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas.
O clássico experimento conhecido como "Pequeno Albert" foi proposto por Watson e Rayner, em 1920, com o objetivo de testar se as reações emocionais poderiam ser adquiridas pela experiência, em especial o "medo"1, dentro de um paradigma de condicionamento pavloviano.
O que as ideias de Watson significaram para psicologia?
Para Watson, a psicologia não precisava da introspecção nem da consciência, da alma ou da mente, do mesmo modo como a física ou a química não necessitam delas.
Skinner foi radical contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo-se à concepção de Watson. Ele acredita que o indivíduo é um ser único, homogêneo, não um todo constituído de corpo e mente (SANTANA, 2016).