Água quente: A água quente pode ajudar a amolecer o cimento seco, facilitando sua remoção. Escova de cerdas duras: Uma escova de cerdas duras é útil para esfregar o cimento seco e soltá-lo da superfície da pedra.
Em um recipiente misture bem 500ml de vinagre e 1 litro de água. Remova o resto de cimento e jogue a mistura esfregando com uma vassoura de cerdas de nylon ou pêlo, evite a de piaçava pois pode riscar o chão. Após, enxágue e seque.
Para remover concreto endurecido, aplicar Remocon® - Ultra diretamente na área a ser limpa com uma bomba pulverizadora de baixa pressão. A superfície deve estar completamente saturada com Remocon® - Ultra para que atinja o concreto até a matriz tornando-o suave ao toque.
Para remover o cimento, você precisará de uma substância ácida, para dissolver o cimento, podendo se utilizar vinagre ou limão combinados com água quente. Passe a mistura na superfície, espere o cimento amolecer e retire com uma esponja macia e detergente neutro.
A remoção das manchas causadas pelo cimento no piso é bastante simples: basta diluir o detergente em água e espalhá-lo sobre a superfície com o auxílio de uma vassoura, deixar agir por 5 a 10 minutos, esfregar, enxaguar e repetir a operação caso necessário.
É necessário separar o cimento afetado pela umidade do cimento ainda seco. Para isso utilize uma peneira para separar a parte afetada (empedrada) do resto do cimento. Mesmo assim, o cimento que passar pela peneira só poderá ser utilizado em serviços que não tenham função estrutural.
O DECRUST B é um limpador com poderosa ação sobre resíduos de cimento e argamassa em pisos e paredes de concreto, cimentados e pedras porosas em geral ( mineira, miracema, ardosia, carranquinha, etc.).
O ácido muriático, também chamado de ácido clorídrico, é uma substância química corrosiva, usada em limpezas pesadas e profissionais. Para resolver um cano entupido com cimento, será necessário despejar a substância dentro do cano, para que o líquido enfraqueça o cimento endurecido.
O melhor é encharcar bem para amolecer e tirar com cuidado com uma espátula, plástica, por favor. A metálica risca a louça e o melhor é dispensar a lã de aço. Se ainda precisar de reforço para tirar pedacinhos menores, use a bucha azul com água quente e não se esqueça de usar luvas em todo o processo.
Na hora da limpeza, pegue o detergente neutro, a água sanitária, uma vassoura ou esponja e mãos à obra. Esfregue a superfície com movimentos circulares e, caso o piso esteja muito encardido, deixe agir por alguns minutos. Depois, passe um pano úmido com detergente até remover toda a mistura aplicada no piso.
O detergente da linha Tudo Plim é altamente eficiente na limpeza de mancha de cimento do piso, sendo a opção ideal para limpeza pesada pós-obra. Hoje em dia, existem diversos produtos indicados para limpar e remover mancha de cimento do piso.
Dilua, em uma vasilha, duas colheres de sopa de detergente em água morna suficiente para cobrir as ferramentas. Deixe agir por uma hora. Usando o lado áspero de uma esponja com detergente, esfregue até remover todo o cimento.
Basicamente, a remoção de argamassa de pisos e de paredes segue o mesmo princípio e pode ser realizado com máquinas elétricas, cinzel, martelo e espátula, além da lixadeira para remover argamassa e resinas restantes.
Esfregar com o auxílio de uma vassoura apropriada. Para uso em porcelanatos ou cerâmicas utilizar vassoura de cerdas macias, para não danificar o piso. Para demais pisos resistentes, pode-se utilizar vassoura tipo piaçava, escova ou outro material similar. Enxaguar bem para a remoção de todos os resíduos.
Além do martelo demolidor e da britadeira, existem outras ferramentas que podem ser utilizadas para quebrar concreto. Uma delas é o martelete, que é uma versão menor e mais leve do martelo demolidor.
Concentrado, biodegradável com inibidores de corrosão, elaborado especialmente para remoção de resíduos de cimento e rejuntes muito comum em pós obras.
Para o cimento a granel, estocado em silo, recomenda-se adotar o prazo de validade de seis meses. Vencido esse prazo, o cimento deve ser re-ensaiado, podendo ser rejeitado caso não satisfaça a qualquer exigência da Norma.
Detergente ácido concentrado, ideal para limpeza de pedras sujas e encardidas. Pode ser usado em granitos, ardósias, cerâmicas rústicas, Miracema e São Tomé e pedras em geral.
Para os encanamentos onde não aja tanto cimento, ou seja, é um entupimento superficial, você poderá utilizar de água quente para conseguir dissolver esses resíduos do material que se acumulou nas paredes dos tubos.
O esfarelamento é uma grave intercorrência nas propriedades técnicas do concreto ou da argamassa. Está relacionado ao excesso de água, dosagem incorreta do traço, uso de materiais de baixa qualidade ou utilização logo após o término do início de pega.