Tratamento de pedras em gatos: Encher a bexiga para criar um fluxo urinário mais forte para expulsar a pedra. Remoção cirúrgica de pedras. Por vezes, os gatos podem simplesmente expelir a pedra quando urinam, em particular, as fêmeas com tratos urinários mais largos.
O tratamento é feito primeiramente com técnicas de desobstrução, e caso não tenham sucesso, pode ser necessário cirurgias para remoção dos cálculos e assim possibilitar a desobstrução da uretra. Também é necessário o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
Os cálculos renais em gatos não são resolvidos com uso de medicação específica. Se for constatada a obstrução da uretra, a utilização de sonda ou, até mesmo, a cirurgia precisa ser feita para evitar complicações. Caso seja infecção, o problema é resolvido com uso de antibióticos.
Remoção cirúrgica de pedras. Por vezes, os gatos podem simplesmente expelir a pedra quando urinam, em particular, as fêmeas com tratos urinários mais largos. Dividir a pedra com ondas de choque – um processo chamado Litotrípsia.
O Homeo Pet Fusfelis é um medicamento homeopático indicado para a prevenção e tratamento da urolitíase felina e da doença do trato urinário inferior felino (DTUIF) – também conhecida como síndrome urológica felina (FUS – Feline Urinary Syndrome).
O tratamento da pedra na bexiga é feito pelo urologista que deve orientar beber muita água para tentar eliminar a pedra da bexiga naturalmente, caso sejam cálculos pequenos.
Caso não seja realizado o tratamento correto com os cristais na urina em gatos, os cálculos se condensam e criam pedras cada vez maiores que comprometem todo o trato urinário e o funcionamento dos rins. Esta condição, além de causar muita dor, pode levar à falência dos rins e, em casos mais graves, ao óbito.
Porém, mesmo que a urina na maioria das pessoas esteja supersaturada com um ou mais tipos de cristais, há inibidores de cristalização que impedem a formação contínua desses elementos. Por exemplo, o principal inibidor da formação de cálculos de cristais de cálcio é o citrato urinário.
Ainda, o conselho alertou que não é seguro, nem recomendado, oferecer a bebida para qualquer animal para tentar prevenir ou tratar cálculos no sistema urinário. A autoridade concluiu, inclusive, que dar chá de quebra-pedra para um felino configura maus tratos.
Uma complicação pós-obstrutiva trata-se da vesícula urinária hipotônica, assim os gatos apresentam ausência de fluxo urinário ou eliminação de pouca quantidade de urina.
Quanto custa uma cirurgia de cálculo renal em gatos?
O meu gato(Howl) está com suspeita de cálculo renal e precisamos levá-lo ao veterinário para fazer a consulta e a possível cirurgia, normalmente esse tipo de cirurgia passa dos R$500,00 reais e mais a taxa de R$80,00 da consulta separada do gato.
O que fazer quando o gato está com pedra na bexiga?
Nesses casos, é fundamental levar o animal ao veterinário o mais rápido possível. Em alguns casos, essas pedras podem bloquear a uretra e a urina vai se acumulando no corpo, o que pode fazer com que a bexiga exploda, o que pode trazer sérias consequências para o animal.
Alimentos úmidos podem ser úteis, pois contêm uma alta porcentagem de água, incentivando o gato a urinar com mais frequência e aumentar o fluxo urinário.
Nos casos iniciais, o veterinário pode recomendar manejo nutricional com alimento coadjuvante, para auxiliar na dissolução dos cristais na urina; é fundamental estimular o gato a ingerir mais água, com alimento úmido e água limpa e fresca de fácil acesso.
beber bastante água; evitar o sedentarismo; reduzir o consumo de sódio. Ou seja, manter uma dieta equilibrada, ingerindo alimentos saudáveis e a quantidade correta de água é indicado para todos.
A Lycopodium clavatum é conhecida por suas propriedades diuréticas e sua capacidade de estimular a eliminação de cálculos renais. Além disso, a Lycopodium clavatum pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor associadas aos cálculos renais, proporcionando alívio e melhorando o bem-estar do animal.
Nos felinos, a incidência é a mesma em ambos os sexos, estes são predispostos ao desenvolvimento de cristalúria devido à alta concentração urinária e a baixa ingestão de água, características da espécie. Sinais clínicos estarão presentes quando o animal possuir uma doença base ou na presença de cálculo urinário.
As causas de cistite são variadas, sendo mais frequentes as temidas pedras na bexiga e infecções bacterianas. Os gatos machos podem obstruir com mais facilidade com os chamados “plugs” (acúmulo de células, microcristais e proteínas presentes na urina) ou pedrinhas devido a uretra ser mais estreita.
Existem várias causas para esta doença, como por exemplo, fatores genéricos, alimentares ou infeções. No entanto, na base da formação das pedras nos rins está a alteração do pH da urina. Existem vários tipos de cálculos renais de acordo com a sua composição química.
As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.
No caso dos cristais de estruvita, o objetivo é reduzir o fosfato de amônio, o magnésio e o pH. Para os de cistina ou urato, a ingestão de proteína deve ser limitada. O gato deve consumir esses alimentos por algumas semanas para eliminar os cristais.
Utilizam-se seringas estéreis e solução fisiológica morna. O médico veterinário deve continuar com esse processo até que a urina saia translúcida e sem sedimentos. Dependendo da situação em que o paciente se encontra, a sonda uretral deve ser mantida por até 3 dias.
Os sinais clínicos do felino com obstrução uretral são inespecíficos, porém, as complicações devido a obstrução e a não eliminação de urina podem levar o gato a óbito. Isso ocorre uma vez que os animais podem descompensar de forma muito rápida, reforçando o caráter emergencial dos quadros de obstrução uretral.