Misture uma parte de água sanitária para três partes de água e aplique na área afetada. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue bem. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante ao lidar com água sanitária e use-a com cuidado, pois pode ser corrosiva em concentrações elevadas.
Você pode usar uma solução de água e vinagre ou uma solução de água sanitária diluída, aplicando-a nas áreas afetadas e esfregando suavemente com uma escova de cerdas macias. Após a limpeza, enxágue a área com água limpa e seque completamente.
Primeiramente, utilize um pano seco para retirar a água o quanto antes! Em seguida, posicione um ventilador próximo ao móvel para ajudar na secagem da peça, ou se preferir, use um secador de cabelo na temperatura ambiente e passe pela extremidade atingida durante alguns minutos.
Misture partes iguais de água e vinagre branco e aplique a solução na área afetada com um pano macio. Deixe a solução agir por alguns minutos antes de enxaguar com um pano úmido e limpo. O vinagre branco é um produto natural que pode ajudar a matar o mofo e remover as manchas que ele deixa.
Mantenha o ambiente bem ventilado, utilize desumidificadores se necessário, evite o acúmulo de água na superfície da madeira MDF e aplique um selante ou verniz à base de poliuretano para ajudar a protegê-la contra a umidade e o mofo.
O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.
O que passar no MDF para não formar? É recomendado por especialistas que água sanitária misturado com um pouco de água natural e detergente para limpar as paredes externas dos móveis, e que é perfeitamente eficaz, já que tem contato com os possíveis mofos da parede…
É muito mais simples do que você imagina. Não é necessário nenhum tipo de produto especial, apenas um pano umedecido com detergente neutro ou sabão de coco diluído na água. Use esses materiais e seque toda a peça com um pano seco.
O Hidroprotect é um produto pensado para impermeabilizar superfícies de madeira, MDF, HDF e similares, criando uma superfície blindada de vidro, impedindo o contato da água direto com o móvel! Usamos o HIDROPROTECT para isso! Ele é de fácil aplicação e impede que a água entre em contato direto com q superfície.
Ele não só elimina o fungo, como também o bolor negro em superfícies porosas e não porosas. Para criar a solução caseira, é simples: só despejar vinagre branco não diluído (ou seja, sem água) em um borrifador. Então, aplique na superfície mofada e deixe agir por cerca de uma hora.
Para quem procura por um verniz antimofo para a pintura de madeira, o Verniz Suvinil Proteção Máxima é uma excelente aposta. Oferecendo acabamento brilhante com filtro solar, o produto é capaz de proteger as superfícies contra fungos e intempéries, como mofo, chuva e sol.
Outro detalhe importante é ter cuidado para não usar muita água durante a aplicação. Apenas umedeça a esponja ou o pano, retire o excesso de água e aplique o CIF Cremoso. Você pode aplicar diretamente ou, se preferir, diluir em água. Após, basta esfregar onde for necessário, sem necessidade de fazer muito esforço.
Passe o pano umedecido com água em apenas uma direção para evitar manchas (ex.: da esquerda para a direita). O uso de álcool 70° também é recomendado. Utilize um borrifador e na sequência faça a limpeza com um pano seco, macio e limpo.
Em caso de manchas ou gordura em seu MDF, recomendamos utilizar um pano macio e uma dose pequena de álcool, ou sabão neutro ou limpa vidro para fazer a limpeza. Não é recomendado utilizar desengordurantes, limpadores multi-uso, lustra móveis, óleo de coco ou óleo de peroba.
Vinagre branco: Misture partes iguais de vinagre branco e água. Use um pano para aplicar e limpe os móveis. O vinagre ajuda a remover manchas e odores.
Qual destes produtos não deve ser para a limpeza de MDFS Arauco?
Para remoção de manchas, utilize um pano umedecido com solução de água e álcool em partes iguais. Nunca utilize produtos abrasivos, como saponáceos, esponjas de aço, entre outros.
Para remover manchas difíceis de móveis de MDF, primeiro identifique a natureza da mancha. Se for uma mancha de gordura, aplique uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio diretamente na mancha e deixe agir por alguns minutos antes de limpar com um pano úmido.
O MDF é altamente poroso e pode absorver umidade do ambiente ao seu redor. Isso ocorre especialmente em áreas com alta umidade relativa do ar. À medida que o MDF absorve a umidade, torna-se um terreno fértil para o desenvolvimento de mofo.
Existem várias maneiras de remover o mofo de móveis de madeira, incluindo o uso de vinagre branco, bicarbonato de sódio, álcool isopropílico, solução de água sanitária e limpeza profunda. É importante agir rapidamente e usar os métodos corretos para garantir uma remoção eficaz do mofo.
O vinagre possui em sua composição o ácido acético, que é muito bom para tirar o mofo de móveis e outros objetos. Já o bicarbonato de sódio é um produto coringa para remover manchas e mau cheiro. Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito.
Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar.
Se você quer tirar mofo de uma roupa, mas não vê necessidade em lavar a peça inteira, use uma solução de água e vinagre. Borrife a mistura na área afetada, deixe agir por alguns minutos e depois seque bem.
O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.