Indica quanto espaço algo ocupa e as unidades de medida de capacidade mais utilizadas são em litros (l) e mililitros (ml). Há uma tabelinha básica para converter mg em ml: 1 grama = 1 mililitro. 1 miligrama = 0,001 mililitro.
Caso a medida do seu utensílio esteja em mls, não tema! Lembre-se que, quando o assunto é volume, 1 g é o mesmo que 1 ml, logo, se a receita pede 50 ml, é só considerar o sólido como 50 g e vai que é sucesso!
Assim, refletindo que o corpo seja a água, podemos afirmar que 1 grama de água equivale a 1 mililitro de água, assim como, 75g equivale a 75ml, devido a sua densidade.
Portanto, um miligrama é um milésimo de um milésimo de um quilograma, e um mililitro é um milésimo de um litro. Observe que há um milésimo a mais na unidade de peso. Portanto, deve haver 1.000 miligramas em um mililitro, o que torna a fórmula de conversão de mg para mL igual a: mL = mg / 1000.
Para converter a massa de g(gramas) para ml (mililitros) precisamos conhecer a densidade da substância. No caso da água que tem uma densidade aproximadamente 1g/mL (em 25 graus Celsius), 1 grama equivale a 1mL, assim, se no caso da questão for 200g de água, corresponde a 200 mililitros da substância.
Note que, no caso da água, podemos dizer que 50 ml é equivalente a 50 gramas, pois a densidade da água é 1,00 g/cm³ e 1 cm³ é equivalente a 1 ml. Contudo, vamos considerar um elemento diferente, como o selênio. Nesse caso, a densidade é 4,79 g/cm³.
Calcular a quantidade de grama: Multiplique a área total em metros quadrados pela densidade da grama para obter a quantidade total de grama necessária para cobrir a área desejada.
Portanto, 1g de água, equivale a 1mL. A partir disso, você pode considerar a água como a substância de conversão mais fácil, pois basta mudar a unidade. Por exemplo: 1Kg de água equivale a 1L.
Quando se trata de água pura, 1 mL é igual a 1 grama porque a densidade da água é 1 g/mL. Líquidos diferentes têm densidades diferentes, e você precisa multiplicar o volume pela densidade para medir a massa do líquido em gramas.
Multiplica-se a dosagem por kg (2 mg) pelo peso do paciente em kg. Por exemplo, para um paciente de 70 kg, seria 2 mg x 70 kg = 140 mg. Essas informações são cruciais para garantir a segurança e eficácia no cuidado ao paciente, destacando a importância dos cálculos de enfermagem na prática clínica diária.
Um miligrama (cuja abreviação é mg) corresponde à milésima parte do grama ou 1/1.000 g. Um micrograma (cuja abreviação se faz com a letra gregra mícron, µg) equivale à milionésima parte do grama ou 1/1.000.000 g.