A noção de que os surdos vivem em completo silêncio extingue-se quando se tem o entendimento de dois pontos fundamentais: os surdos experimentam o som, em seu sentido físico e acústico, por meio de seu corpo e dos demais sentidos além da audição; e os surdos percebem o som culturalmente, ou seja, “ouvem” por meio das ...
Esses impulsos são interpretados pelo cérebro como vozes, notas, o que for. Uma pessoa surda não interpreta as ondas sonoras, muitas vezes por problemas nesse nervo. Mas ela sente a vibração da mesma forma que qualquer um, por meio dos graves que sacodem o chão ou batem no peito.
Como uma pessoa com deficiência auditiva percebe o som?
Há sons que só são percebidos lá no alto do quadro, ou seja, para quem não tem perda de audição. E há outros sons que mesmo uma pessoa com perda profunda pode perceber, como um avião. Mas é preciso ressaltar que perceber a fala, especialmente o cochicho, necessita de uma boa audição.
Como as pessoas surdas conseguem tocar instrumentos e perceber sons?
há dois meios básicos pelos quais o Surdo acessa a música. Um deles é por meio do uso de aparelhos auditivos amplificadores de som, e o outro meio é através de sua própria percepção corporal.
O funcionamento do ouvido - Como funciona o ouvido? - A viagem do som
Como é possível perceber o som?
As sensações auditivas. O sistema auditivo consegue entender os sons através de três características: a sonoridade, tonalidade e timbre. Responsável pela sensação de intensidade, a sonoridade permite que a gente perceba se o som é forte ou fraco. Já a tonalidade está relacionada à frequência do som - agudo ou grave.
O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações num sinal eletroquímico que é transportado pelo nervo auditivo para o cérebro, onde o som é finalmente ouvido e reconhecido.
O primeiro sinal de surdez é a dificuldade de se comunicar em lugares ruidosos, como shopping, restaurante, festas, entre outros. Isso ocorre pois os sons de fundo se sobressaem, dificultando a compreensão para quem tem qualquer grau de perda auditiva.
É possível voltar a ouvir em casos de surdez profunda, porém, as chances de conseguir escutar de forma clara e sem dificuldade são baixas, sendo que os casos de maior sucesso de recuperação de parte da audição são os de surdez leve ou moderada.
Como uma pessoa surda consegue acompanhar as batidas de uma música?
Pessoas surdas ou com perda de audição severa têm como consequência o aumento da sensibilidade dos outros sentidos como o tato e a visão. É por meio dessas sensações aguçadas que as vibrações do ar, causadas pelos ruídos, são percebidas. Isso faz com que o surdo reconheça ritmos e tons, principalmente os mais graves.
Como as pessoas com deficiência auditiva conseguem perceber o som de um instrumento musical?
Como cada nota tem sua vibração sonora específica, ele consegue ler o que está escrito e, na passagem de uma nota para outra, consegue perceber a diferença entre as vibrações. Com gestos, Alexsson explica que aprender a tocar um instrumento é uma prova de que o surdo é capaz de qualquer coisa.
A chegada da informação sonora no cérebro se dá na área cortical conhecida como córtex primário auditivo. Esta área não apenas recebe as fibras aferentes como fibras ao tálamo e se comunica com outras áreas do córtex responsável pelo processamento das informações permitindo a percepção, por exemplo, do significado.
A percepção auditiva é resultado da interação entre o ouvido e o cérebro. Quando um som atinge o ouvido, ele é captado pelo sistema auditivo, que é composto pelo ouvido externo, médio e interno. O ouvido externo é responsável por captar o som e direcioná-lo para o ouvido médio, onde ocorre a amplificação do som.
Implante coclear, também chamado de ouvido biônico, é a tecnologia mais avançada capaz de fazer uma pessoa surda ouvir. Esse implante consiste em um dispositivo eletrônico recomendado para indivíduos que possuem surdez em níveis profundos ou severos.
Os sons surdos são produzidos com as cordas vocais separadas e a glote aberta. O ar que vem dos pulmões passa livremente pela glote e as cordas vocais não vibram. Em Português, as consoantes surdas são /p, t, k, f, s, ³ /.
As pessoas surdas podem sentir a música de dois jeitos diferentes, muitas vezes complementares: (1) por meio de vibrações ou (2) com interpretações de LIBRAS (língua brasileira de sinais ).
Os surdos são indivíduos que não escutam os sons, eles utilizam uma comunicação espaço-visual como o principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição, que é sua fala traduzida em gestos.
A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.
No Brasil a situação não é tão diferente desse cenário global, já que a maioria das pessoas surdas não tem uma boa compreensão do português. Ou seja, não entendem ou têm dificuldades para ler e escrever. Por conta disso isso, muitas delas dependem da Língua de Sinais para se comunicar e obter informação.
Leitura labial é o nome popular da chamada leitura orofacial, a técnica de comunicação para pessoas surdas em um mundo de ouvintes que não falam ou não desejam aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “É o reconhecimento das formas que a boca assume durante a pronúncia de uma palavra.
O surdo vive num mundo silencioso, mas precisa estar incluído nele e ter liberdade de interagir com os ouvintes. por isso falar de surdez e cultura surda é importante para ajudar na compreensão desse tema ainda ignorado por nossa sociedade.
A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas. Os sons são percebidos por nós quando eles incidem sobre o nosso aparelho auditivo, que são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.
Nós captamos o som através de algumas estruturas que compõe o ouvido. Quando chega aos nossos ouvidos o som faz com que a membrana timpânica vibre de acordo com a frequência das ondas sonoras. Essa vibração movimenta ossículos: martelo, bigorna e estribo.