O “sic”, na prática médica, é geralmente utilizado entre parênteses, colchetes ou aspas ao final de determinada assertiva na anamnese indicado que o que ali se encontra está transcrito como foi dito pelo paciente ou informante, independente da incoerência ou estranheza em relação ao quadro clínico relatado.
Em latim, sic é advérbio. Significa assim, desse jeitinho. Nós o usamos ainda hoje. Vem, entre parênteses, depois de uma palavra com grafia incorreta, desatualizada ou com sentido inadequado ao contexto: O deputado disse: “O governo interviu (sic) no Rio.
Emprega-se entre parênteses, antes ou depois de uma citação, para indicar que o original vai ser ou foi reproduzido fielmente, com as mesmas palavras, como foram proferidas ou escritas".
Aquilo que for comprovadamente incorreto (erros gramaticais e de significado ou omissão de um termo que torna a frase sem sentido, por exemplo) deve ser seguido pelo termo latino sic entre parênteses, em itálico – o termo sic, em latim, significa “assim mesmo; nem mais, nem menos”.
Quase sempre usado em itálico e entre colchetes (às vezes, em especial na imprensa, também entre parênteses), o sic é uma arma sucinta e poderosa à disposição do autor de um texto na hora de enfatizar que está fazendo uma transcrição literal, sobretudo quando esta contém um erro gramatical ou mesmo uma opinião da qual ...
O “sic”, na prática médica, é geralmente utilizado entre parênteses, colchetes ou aspas ao final de determinada assertiva na anamnese indicado que o que ali se encontra está transcrito como foi dito pelo paciente ou informante, independente da incoerência ou estranheza em relação ao quadro clínico relatado.
Os SICs têm como objetivos: Atender e orientar o público quanto ao acesso a informações. Protocolizar requerimentos de acesso à informação e conceder o respectivo acesso. Informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades.
Entretanto, a língua latina clássica apresenta também o advérbio "SIC" como um termo próprio (embora com significado bastante semelhante ao de "sicut"), indicando que o referido imediatamente antes foi transcrito da forma ou maneira como se apresenta, ou no mesmo grau ou intensidade com que foi informado.
Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.
o Serviço de Informações ao Cidadão Eletrônico (e-SIC) é um sistema específico que permite ao cidadão enviar e acompanhar seus pedidos de informação de forma eletrônica, bem como que assegura uma resposta ao cidadão, seja com a informação solicitada ou a motivação da indisponibilidade da informação.
O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é a unidade responsável por atender os pedidos de acesso à informação feitos ao Ministério do Trabalho e Previdência, com base na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação).
O advérbio latino sic (por extenso: sic erat scriptum), expressão traduzida como "assim estava escrito", é uma marcação feita em uma citação que foi transcrita exatamente como encontrada no texto de origem para indicar que, na transcrição, foi encontrado um termo ou expressão com algum erro gramatical ou ortográfico, ...
Se for necessário reproduzir a expressão utilizada pela pessoa atendida, mediante análise técnica e com a sua não exposição, devem ser utilizadas aspas ou “sic”.
[sic] – indica incorreções e incoerências no texto citado, colocada logo após a sua ocorrência. El Ninõ é uma anomalia oceânica atmosférica, que não tem origem na zona tropical [sic].
Aliás, como esta poderia ser uma sigla em português, se é observada mesmo em relatos de casos na literatura internacional? Na verdade, o “SIC” pode ser associado à contração de um termo do latim, o “sicut”, que significa “assim como é, exatamente desta forma”.
O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão – e-SIC é o canal para registro de pedidos de acesso à informação, pela internet, aos órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal. No e-SIC é possível registrar o pedido, consultar as respostas recebidas, entrar com recursos, entre outras ações.
O SIC é o instrumento utilizado para a concretização da transparência passiva, ou seja, aquela que se dá quando as informações não estão disponibilizadas, independentemente de requerimento.
O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é o setor da Ouvidoria-Geral do SUS - OUVSUS/MS, responsável por atender o cidadão que deseja solicitar o acesso à informação pública de saúde, conforme estabelece a Lei nº 12.527/2011.
O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), desenvolvido pela CGU – Controladoria-Geral da União, permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação ao Ministério Público do Estado de São Paulo.
O e-SIC é a ferramenta desenvolvida pelo Poder Executivo Federal para operacionalizar um novo serviço público, instituído pela Lei de Acesso à Informação.
Basicamente a diferença entre o Sistema de Informações Contábeis (SIC) e Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é : O SIG registra todas as operações. Não há diferenças. O SIC é utilizado somente para pequenas empresa. O SIG só é permitido para empresas de capital aberto.