Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.
A Administração envolve estudos e práticas voltados ao planejamento, organização, liderança e controle dos recursos humanos, financeiros e materiais, visando atingir objetivos e aumentar resultados de organizações.
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos – sejam eles tecnológicos, financeiros ou materiais – para alcançar metas definidas.
Nesse sentido, o conceito de administração inclui a criação de regras e regulamentos, tomada de decisões, gerenciamento de operações, finanças, recursos humanos, marketing e comunicação, entre outros, para direcionar as atividades para alcançar uma meta ou objetivo comum.
É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz. ATITUDE significa o comportamento pessoal do administrador frente às situações com que se defronta no seu trabalho.
No âmbito da organização, é à Administração que cabe a tarefa de pensar e definir os objetivos, valores e metas a serem atingidos e resguardados. Estes devem ser permanentemente reafirmados e expostos de forma clara, a fim de facilitar a percepção e o entendimento pelo conjunto de pessoas envolvidas no trabalho.
Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.
Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.
Atualmente, administração é fazer com que empresas alcancem um objetivo determinado, utilizando, da melhor maneira possível, seus limitados recursos, despendendo o menor esforço possível para isso e buscando o melhor entrosamento possível das pessoas envolvidas.
É através de uma boa administração que se planeja e realiza diagnósticos que guiam decisões importantes. Por conta disso, é necessário que o administrador tenha conhecimento, habilidades e domínio de competências específicas, como gerenciamento de pessoas e recursos.
Significa conhecer o negócio e ter a coragem de dar a ele o que necessita, assumindo riscos calculados a partir de um planejamento estratégico bem definido. A iniciativa na forma de agir e o respeito na maneira de se relacionar são imprescindíveis para quem deseja saber como administrar uma empresa.
Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.
O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Os administradores podem trabalhar em áreas como finanças, recursos humanos, marketing, produção, planejamento estratégico e gestão de projetos. Eles podem exercer funções de liderança, gerenciando equipes e tomando decisões importantes que afetam a direção da organização.
A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.
Muitas vezes apontados como sinônimos, os três Es da administração — eficiência, eficácia e efetividade — são, na verdade, conceitos bem diferentes. Saber quais são as peculiaridades de cada um deles é muito importante para o bom funcionamento da sua empresa!
Após a observação por partes de diversos estudiosos, principalmente da prática administrativa, chegou-se à conclusão – baseada nos estudos de Fayol – que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.
Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional.
Podemos considerar a administração como a tarefa que possibilita alcançar objetivos previamente definidos, com maior eficiência. Em seus princípios gerais, tem as seguintes funções administrativas. (PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle. (CDPO): Concentração, Determinação, Patrimônio e Operação.
A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Vários autores definem de diversas maneiras a administração.