Fala-se que antes do nascimento de Atena, Zeus teria sentido dores de cabeça terríveis, o que fez com que Hefesto, deus da metalurgia, abrisse a cabeça do deus supremo com um machado. Atena teria nascido depois disso. Desse modo, em ambas as versões, Atena nasceu da cabeça de Zeus.
Após ter sido proferido pelo oráculo que, se Zeus tivesse uma filha, ela se tornaria ainda mais poderosa que ele, Zeus tratou de engolir Métis para impedir o nascimento. Assim, Athena é gerada na cabeça do soberano do Olimpo (por isso, a deusa é associada ao lógos).
Uma delas fala que ela era filha de Zeus com Métis, a deusa da saúde e da prudência. Métis engravidou e assim que Atena nasceu, Zeus a devorou, assim como seu pai, Cronos, fazia com seus filhos. Isso porque Zeus temia que Atena se voltasse contra ele da mesma maneira que ele tinha se voltado contra o seu pai.
Como Atena é uma deusa virgem, todos os seus filhos são "filhos do cérebro" nascendo não de relações sexuais, mas sim da união dos pensamentos da deusa com um mortal, fazendo com que todos os seus filhos já sejam reclamados no seu nascimento.
Fala-se que antes do nascimento de Atena, Zeus teria sentido dores de cabeça terríveis, o que fez com que Hefesto, deus da metalurgia, abrisse a cabeça do deus supremo com um machado. Atena teria nascido depois disso. Desse modo, em ambas as versões, Atena nasceu da cabeça de Zeus.
Atena teve um nascimento singular, que ocorreu às margens do lago Tritonis, na Líbia. Quando Métis, a deusa da astúcia, ia ter uma filha de Zeus, este foi prevenido por Urano e Gaia de que um filho dele e de Métis acabaria por lhe usurpar o trono celeste.
Atena era a filha favorita de Zeus, seu pai, sendo fruto da relação dele com a primeira esposa, chamada Métis. Diz a lenda que Zeus enganou Métis, engolindo-a quando essa se transformou em uma mosca. O pai dos deuses fez isso com medo de que, segundo um oráculo, Atena pudesse nascer muito mais forte que ele próprio.
Atena e Poseidon, seu tio, chegaram a disputar o padroado de uma cidade importante, para isso estabeleceram um concurso: quem desse o melhor presente à cidade ganharia a disputa. Poseidon bateu com seu tridente e fez jorrar água do mar e também fez aparecer um cavalo.
Atenas era uma das principais cidades da Grécia Antiga e foi onde a democracia surgiu, no século VI a.C., depois das reformas realizadas por Clístenes. A região de Atenas é habitada desde o Neolítico, e acredita-se que a cidade já existia durante a Civilização Micênica.
A versão mais corrente de seu mito a dá como filha partenogênica de Zeus, nascendo de sua cabeça plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perpétua. Era imbatível na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia páreo.
A Guerra do Peloponeso foi colocou fim no domínio ateniense sobre a Grécia, e, durante esse conflito, a era de ouro ateniense teve fim. Esse período aconteceu durante a administração de Péricles. Ele foi um dos grandes políticos atenienses, levando a cidade ao seu momento de maior desenvolvimento econômico e cultural.
Zeus foi salvo e enviado para Creta, local onde foi criado por Gaia, conhecida na mitologia grega como a personificação da Terra. Outras versões desse mito apontam que Zeus foi criado por ninfas. Em todo caso, quando alcançou a idade adulta, Zeus retornou para resgatar seus irmãos.
Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira.
O animal, que sofria com câncer ósseo, morreu no dia 12 de setembro por complicações depois de uma cirurgia de amputação de membro. O dogue alemão Zeus, detentor do título de “cão macho mais alto vivo”, morreu tragicamente nesta terça-feira (12).
Atena saiu vitoriosa e isso despertou uma fúria em seu irmão, que era um tanto quanto irracional. E para se vingar de Atena, Poseidon, sem nenhum pudor, decidiu abusar sexualmente de uma das suas devotas mais fieis, a Medusa.
Zeus retornou para resgatar os seus irmãos, fazendo com que seu pai os vomitasse (eles estavam em perfeito estado porque eram deuses, portanto, imortais). Assim, Zeus resgatou Poseidon, Héstia, Deméter, Hades e Hera.
Na mitologia grega, a deusa Atena nunca teve filhos, exceto Erichthonius, que como os outros filhos de Atena, não nasceu no sentido tradicional. Em alguns mitos gregos, Atena era a deusa da magia. A série de Percy Jackson contradisse isto fazendo Dédalo filho também.
Nasce o filho favorito de Zeus: Apolo, o mais glorioso dos deuses do Olimpo, aquele que personifica o ideal da perfeição. Filho vingador, irmão protetor e amigo leal, Apolo conquista a confiança e o respeito dos mortais, pacifica as feras com a música de sua lira, promove a beleza e a harmonia.
Resposta. Atena não teve marido, ela era considerada uma deusa virgem, pois se casasse teria que abandonar a vida de guerras e estratégias e assim passar a viver em uma vida doméstica em função do marido.
A deusa grega Atena é retratada como uma mulher forte, imponente e de olhar corajoso. No corpo carrega uma lança, capacete e o escudo presenteado pelo irmão Perseu. A ferramenta tem cravado a imagem da cabeça de Medusa. A lança em um dos lados das mãos representa o poder das estratégias diante das vitórias.
Segundo a tradição, quando Métis estava grávida, Zeus a engoliu, por temer que seu filho viesse a destroná-lo, como um dia ele próprio fizera com o seu pai, Cronos.