DESCANSAR: Coloque o papel picotado de molho na água por 24 horas; TRITURAR: Após deixar de molho, triture o papel em um liquidificador até virar uma massa pastosa.
Como fazer. Primeiro, é necessário picar o papel em pedaços menores e deixar de molho na água de um dia para o outro. Bater o papel molhado no liquidificador, sempre usando mais água do que papel (como se fossem 4 partes de água e 1 parte de papel), para evitar estragar o motor do liquidificador.
Os papéis impressos podem servir para empacotar copos, por exemplo. Para aumentar a segurança dos objetos embalados, é recomendado amassar bem o papel e coloca-los junto dos objetos dentro de uma caixa. O papel também pode servir como forro para gaiolas, basta fatiá-lo.
Fragmentar os documentos torna a reciclagem muito mais fácil, pois o papel picado pode simplesmente ser ensacado e levado a um ponto de reciclagem ou recolhido por uma empresa de reciclagem.
Fazer reciclagem de papel em casa, além de divertido, é uma forma de prolongar a vida útil desse item tão presente no dia a dia. Se não há alternativas de coleta seletiva nas redondezas, é possível fazer a reciclagem de papel em casa!
Papéis coletados, normalmente, estão misturados com outras substâncias – na impressão de logotipos, como adesivos. Na primeira etapa do processo de reciclagem, o material coletado é triturado e forma uma espécie de pasta de celulose, que é peneirada com o objetivo de retirar todas impurezas.
Você pode utilizar rolos de papel para fazer organizadores de lápis personalizados. Eles também servem para guardar fitas, canetinhas e materiais de escritório. Cabos são itens que, se ficarem jogados em qualquer canto, ficam muito bagunçados.
Para triturar alimentos sólidos, é necessário um modelo de liquidificador mais potente. Para sucos e vitaminas, pode ser útil um filtro para separar bagaço e sementes.
A resposta é simples: "a evaporação da umidade dos alimentos forma uma pressão dentro do liquidificador e, assim que você o liga, a tampa pode explodir e causa uma grave queimadura", alerta Neco. A dica do chef é colocar coloca um pano por cima do eletrodoméstico e segurar a tampa firmemente.
Caso você não saiba que tipo de máquina é essa, talvez a conheça com os seus outros nomes: picotadeiras, picotadoras, cortadeiras, picador, trituradoras, triturador ou até mesmo, desfragmentadoras de papel. Esse último nome é o que menos combina com a fragmentadora de papel.
Materiais pesados: Existem no mercado fragmentadoras que vão muito além da trituração do papel. Se você mantém seus dados em CDs, por exemplo, você pode se beneficiar com um triturador de materiais pesados, que também é capaz de lidar com materiais mais grossos, como: clipes e grampos.
Picotar é o termo popular para “cortar em pedacinhos” e normalmente envolve uma atividade manual ou, se feita em uma máquina, algo que retorne ao usuário pedaços irregulares de papel.
A fragmentadora de papel é um equipamento eletrônico capaz de picotar papéis. Com isso, você pode destruir informações confidenciais impressas ou escritas em documentos, sejam eles pessoais ou empresariais.
Duas opções - recicle na sua lixeira de reciclagem se ela aceitar o material e você tiver uma, ou use como composto / cobertura morta. Alternativamente, cave um buraco e enterre.
Todas as folhas de papel que ainda têm um dos lados em branco podem ser reutilizadas de várias formas: podem ser recortadas e agrafadas para criar pequenas blocos de notas, que são sempre úteis; podem ser utilizadas para imprimir documentos de uso pessoal; podem servir para as crianças fazerem desenhos.
Você pode misturar com outros tipos de papéis recicláveis, mas não amasse o papel e não permita que o material entre em contato com resíduos sólidos. Feito isso, quando reunir uma grande quantidade de resíduos de papel sulfite, entre em contato com uma cooperativa de coleta de resíduos ou com uma empresa de aparas.
Posso amassar o papel que irei descartar? Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel: amassar as folhas antes de jogá-las no lixo não quebra as fibras do papel No processo de recdagem, o material será comprimido/ amassado de qualquer maneira.
Amassar o papel não o impedirá de ser reciclado, no entanto, as fibras que o compõe perdem a resistência mais facilmente. Já o papel rasgado / triturado, além de ocupar menos espaço, facilita o transporte e mantém a maioria de suas fibras intactas, facilitando o processo de reciclagem.
Isso acontece porque a separação das fibras de celulose do papel é feita com água e, se o líquido não é capaz de penetrar no papel e enfraquecer a ligação entre as fibras, não é possível reciclar. As caixas de pizza, embalagens de lanche e outros papéis engordurados, não podem ser reciclados.