Seu uso é difundido nas artes marciais, principalmente no Jiu-Jitsu brasileiro. Nesse contexto, a palavra Oss é usada para expressar saudações, reconhecimento da habilidade de um oponente, resposta a comandos de compreensão e outras interpretações.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
O que significa “Oss”? “OSS” – (おっす) é uma expressão usada pelos praticantes de artes marciais e sua transcrição/leitura exata é OSU. Formada por dois caracteres 押す/osu (pressionar) + 忍ぶ / shinobu (suportar), significa literalmente “perseverança sob pressão”. O segundo caractere não é pronunciado.
Alguns praticantes acreditam que “Oss” é uma abreviação para a expressão “Onegai Shimasu”, também muito comum nas artes marciais e cultura oriental. Essa segunda expressão, por sua vez, não possui uma tradução literal para o português.
Oss ou Osu é uma expressão fonética criada pela Escola Naval Japonesa sendo considerada ambígua por possuir múltiplos significados. Em um sentido geral, Oss significa expressões como "sim", "obrigado", "compreendo", "desculpe" ou até mesmo uma saudação a outra pessoa.
Lutadores falam sobre Anderson Silva | UFC Vegas 12
Como cumprimentar um sensei?
Alguns dojos realizam as saudações ajoelhados (za rei). Outros realizam as saudações em pé (ritsurei). Sensei ni ! – Significa “virem-se para o Sensei!”.
A origem do termo "OSS" vem da combinação das palavras japonesas "Osu" (押す), que significa "pressionar" ou "empurrar", e "Shinobu" (忍ぶ), que significa "suportar" ou "perseverar". Juntas, essas palavras capturam a essência do jiu-jitsu: a capacidade de enfrentar desafios com determinação e resiliência.
Arrochar: é pegar com mais força numa posição de finalização. Como exemplo ajustar o estrangulamento. Bicho de pé: como o nome já especula, é o cara que só finaliza o oponente com chaves de pé. Botar pra baixo: projetar o adversário ao chão.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Acredita-se que as raízes do jiu-jítsu (em português, também jujútsu ou jiujutsu) tenham vindo do Japão, como acontece com a maioria das artes marciais, mas foi no Brasil que essa luta ganhou a forma como é conhecida hoje. A família Gracie é a grande responsável pela popularização da modalidade no mundo todo.
OOS ou Online Operating System, é um web desktop. Um web desktop funciona como um sistema operacional tradicional, porém, se utilizando de um navegador de internet. O OOS possui suporte a vários navegadores, como Internet Explorer, Firefox, Opera e outros.
“Osu” é reconhecido como sinal de respeito, empatia e confiança. Tradicionalmente, era pronunciado ao entrar e sair do espaço de prática, ao cumprimentar o instrutor ou colegas, ou ao assimilar um ensinamento.
No hitsu rei, você vai juntar os calcanhares e colocar a mão do. lado do seu corpo. Quando for cumprimentar, desliza a mão pra frente da sua coxa, fica sempre atenta à sua postura. e desliza a mão pra frente da coxa.
“O quimono é minha ALMA…. O tatame minha CASA…. o JIU JITSU minha VIDA…” “ Está no inferno: abraça o capeta, leva ele pro chão e finaliza. ” “Se você não treina e acha que é casca grossa, entra no tatame que tu vai ser descascado.”
Esta finalização utiliza as pernas para forçar o braço do adversário em direção as costas (muito parecido com o Kimura), forçando a articulação do ombro, induzindo o oponente a desistir do combate.
OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.
Ao chegar e ao sair do local de treino, pronuncia-se OSS de forma firma para avisar ao sensei de sua chegada ou saída. Quando o dojo estiver vazio,se pronuncia OSS em respeito ao local a ao Mestre em uma saudação simbólica.
Os homens devem sentar com os joelhos afastados, repousando as palmas das mãos sobre as coxas, com as pontas dos dedos para dentro. As mulheres, por sua vez, posicionam os joelhos de forma que os mesmos se toquem e apontem para frente, repousando as mãos sobre os joelhos com as pontas dos dedos para frente.
A saudação "shomen ni rei" é uma expressão enraizada na tradição japonesa, que demonstra respeito profundo e gratidão. "Shomen" se refere a "frente" ou "centro" e "Rei" significa saudação ou reverência. Essa saudação é uma tradição fundamental que demonstra a importância da disciplina, respeito e humildade.