Conheça a brasileira que dá voz ao Google e virou 'estrela' de trotes. Regina Bittar é responsável pelo áudio da ferramenta em português. Locutora de comerciais de TV, ela diz estranhar ouvir sua voz no site. A mulher que dá voz ao Google no Brasil tem 49 anos, é casada, mãe de dois filhos e moradora de São Paulo.
Conheça a brasileira que dá voz ao Google e virou 'estrela' de trotes. Regina Bittar é responsável pelo áudio da ferramenta em português. Locutora de comerciais de TV, ela diz estranhar ouvir sua voz no site. A mulher que dá voz ao Google no Brasil tem 49 anos, é casada, mãe de dois filhos e moradora de São Paulo.
Larry Page e Sergey Brin, cofundadores do Google, deixaram suas atividades na administração da Alphabet em 2019, quando Page era CEO e Brin o presidente da holding. Mas os dois ainda são sócios majoritários da holding, com mais de 51% das ações com direito a voto, e membros do Conselho de Administração da companhia.
Segundo o Google, a novidade chega para trazer mais diversidade e inclusão. “O objetivo do Assistente é ser uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas.
Regina Bittar é comunicadora com mais de 20 anos de atuação como locutora no mercado publicitário, mestre de cerimônias, apresentadora e Speech Coach. Ficou conhecida por ter sido a primeira voz do Google tradutor e a primeira voz da Siri no Brasil.
Na maioria dos dispositivos com Google Assistente, é só dizer "Ok Google, abra as configurações do Google Assistente". Em "Todas as configurações", toque em Voz do Assistente. Escolha uma voz.
A voz masculina está disponível com o nome “Laranja”, enquanto a feminina aparece como “Vermelho”. A escolha pelas cores, segundo o Google, foi pensada para evitar qualquer tipo de estereótipo relacionado ao gênero das vozes.
No smartphone ou tablet Android, diga "Ok Google, abrir as configurações do Google Assistente". seus fones de ouvido. Verifique se o Google Assistente está ativado.
A Amazon Alexa, também conhecida como Alexa, é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon, utilizada pela primeira vez como sistema embarcado nos alto-falantes inteligentes Amazon Echo criados pelo Amazon Lab126.
Segundo o relatório da Unesco I'd Blush if I Could, que atenta pra essa problemática, as assistentes de voz são concebidas com vozes e nomes femininos por conta de estereótipos de gênero que, na nossa sociedade, colocam as mulheres como mais obedientes e complacentes.
O Google liberou nesta sexta-feira (5) uma nova voz para o Assistente no Brasil. A novidade é a voz laranja (a original é a vermelha), e os nomes relacionados a cores, e não ao gênero, foram dados "para evitar o reforço de rótulos ou estereótipos que costumam ser associados a assistentes virtuais", afirmou a empresa.
Selecione Echo e Alexa. Selecione o dispositivo desejado. Selecione Configurações do dispositivo e Voz da Alexa. Escolha a voz que você quer que a Alexa use.
A dupla criou a Alphabet, uma holding que abrigaria o Google e outras iniciativas. Ao lado de Brin, Page assumiu a liderança da nova empresa, deixando o cargo de CEO do Google para Sundar Pichai.