Enquanto um bebê herda metade da genética de cor dos olhos de um dos pais e a outra metade do outro, a forma como os genes interagem também desempenha um papel na determinação da cor dos olhos.
“O modelo genético clássico que explica e prevê a cor dos olhos de um indivíduo é baseado nos genes dos pais e avós. A cor dos olhos é dada, portanto, pela quantidade de melanina também presente na nossa pele. De modo geral pessoas claras tem mais chances de ter olhos claros.
Os alelos são os diferentes tipos do gene, que determinam uma característica a um indivíduo. Dito isso, uma cópia do gene que determina a cor dos olhos vem da mãe e a outra vem do pai.
A cor dos olhos é geneticamente herdada dos pais, com múltiplos genes envolvidos na determinação da quantidade de melanina e na formação da cor da íris. Além disso, fatores como a exposição à luz solar ao longo da vida podem afetar coloração de algumas pessoas, tornando-os mais claros com o tempo.
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.
Contudo, o que vai definir de fato a cor dos olhos de uma pessoa é o DNA. A genética herdada dos pais é a responsável por controlar a quantidade de pigmento que uma pessoa vai acumular no corpo, e é isso que define a cor de seus olhos após os primeiros 9 meses de vida.
A quantidade de melanina depositada na íris é o que determina a coloração dos olhos, por meio dos genes responsáveis pela distribuição dessa proteína. Um pequeno depósito de melanina na íris faz os olhos parecerem azuis, uma quantidade média os torna verdes ou castanhos e uma quantidade grande, marrom escuro.
Muitas vezes, os bebês nascem com olhos claros devido à pouca quantidade de melanina, que é um pigmento natural do corpo. Quanto mais melanina uma pessoa tiver na pele, nos olhos e nos cabelos, mais escuros eles serão. Pouca melanina na íris, por exemplo, faz com que a sua aparência seja azul.
É possível duas pessoas de olhos castanhos terem filhos de olhos azuis?
Pais de olhos castanhos podem ter filhos de olhos azuis? Sim, é perfeitamente possível, e relativamente comum, pais de olhos castanhos terem filhos de olhos azuis. Como os alelos para olhos castanhos são dominantes, é comum que alguém de olho escuro possa ser carreador dos genes para olhos claros.
A definição do tipo sanguíneo de uma criança depende de quais genes ela herda dos pais. As possibilidades são as seguintes: Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O.
Como saber qual vai ser a cor do olho do meu filho?
Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.
Qual a probabilidade do filho nascer de olhos claros?
Ambos os pais com olhos castanhos: 75% de chance de um bebê com olhos castanhos, 18,8% de chance de olhos verdes, 6,3% de chance de olhos azuis. Ambos os pais com olhos azuis: 99% de chance de um bebê com olhos azuis, 1% de chance de olhos verdes, 0% de chance de olhos castanhos.
A maioria dos genes associados à cor dos olhos está envolvida com a produção, transporte ou armazenamento de um pigmento chamado melanina. Enquanto as pessoas de olhos castanhos têm uma grande quantidade de melanina na íris, as de olhos azuis possuem menos.
Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.
A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes. As influências de cada um dos pais não são conhecidas até que a criança nasça.
Olhos castanhos são considerados o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes. A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros.
Verdade sobre a Pigmentação Verde A coloração verde não se deve a uma pigmentação intrínseca verde, mas sim à quantidade de melanina na íris e à forma como a luz interage, revelando a beleza única desses olhos.
A cor dos olhos, então, é definida pela genética e ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, fenômeno esse chamado Herança Poligênica. Quando essa interação entre os genes acontece, diversas proteínas são produzidas, determinando assim quanta melanina a íris receberá.
Como saber se o bebê vai ficar com os olhos claros?
Afinal, como saber se o olho do bebê vai ficar claro? De acordo com os pediatras, a maioria dos bebês terá os olhos claros até cerca de seis meses de idade. Pois, nesse estágio, a produção de melanina na íris deve estar completa e a cor dos olhos deve permanecer relativamente estável.
Os resultados mostram que meninos e meninas se parecem mais com sua mãe no primeiro ano de vida, mas que, a partir dessa idade, as crianças começam a se assemelhar mais com seu pai. As meninas, no entanto, mantêm mais semelhanças com a mãe até completar seis anos, idade máxima das crianças analisadas no estudo.
A quantidade de melanina nos olhos do bebê, que é uma combinação genética dos pais, define a cor resultante. Genes dominantes geralmente prevalecem, mas a herança é poligênica, o que significa que vários genes contribuem para a cor final dos olhos.
É possível um casal de olhos azuis ter filhos de olhos castanhos?
Portanto, as pessoas podem apresentar variadas colorações, entre preto até azul, passeando entre castanho-esverdeado e mel, por exemplo. Isso pode explicar como pais de olhos azuis podem gerar filhos com olhos castanhos.