Introdução: A artéria braquial fornece o principal suprimento arterial para o braço. É uma continuação da artéria axilar, começa na margem distal do tendão do músculo redondo maior e termina na fossa cubital (cotovelo).
A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.
A aorta é a principal artéria do nosso corpo e também a maior delas. Esse vaso sanguíneo surge do ventrículo esquerdo do coração e ramifica-se em várias outras artérias. A principal função dela é garantir que o sangue oxigenado bombeado pelo coração seja levado a todas as partes do corpo.
Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.
A função da veia safena magna é levar o sangue do membro inferior em direção ao coração, quando ela está doente, perde a sua função e não consegue conduzir o sangue (ou faz com muita dificuldade) em direção ao coração.
A aorta é a maior e mais importante artéria do corpo humano, sendo responsável por levar o sangue arterial, rico em oxigênio, bombeado pelo coração, para todo organismo.
A aorta é uma das maiores e mais importantes artérias do corpo humano responsável por levar oxigênio para todo o organismo. Dela derivam todas as outras artérias, com exceção a pulmonar.
Juntamente com o nervo ulnar, ela passa pelo septo intermuscular medial, entrando no compartimento posterior do braço, e irriga a cabeça medial do músculo tríceps braquial. Ela segue então próxima ao epicôndilo medial do úmero.
Hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. A hemorragia abundante e não controlada pode causar morte, entre 3 a 5 minutos.
A artéria radial também é clinicamente importante devido à sua localização no punho, já que sua pulsação pode ser palpada e usada para determinar a frequência cardíaca.
A aorta é a maior artéria encontrada no nosso corpo. Ela tem sua origem no ventrículo esquerdo, uma das cavidades do coração, e daí se ramifica em várias outras artérias.
As artérias carótidas são as principais artérias que levam sangue para o cérebro. Elas estão localizadas no pescoço e são ramos da artéria aorta, a maior artéria do corpo que se origina do coração.
A mais comum de ser atingida e provocar casos do tipo é a artéria femoral, na coxa, ou sua “irmã”, a veia femoral, como no episódio do sargento da Marinha Fábio Gefferson dos Santos Maciel , de 33 anos, em 2012.
História. A jugular é uma das principais veias que se cortam ao degolar alguém; por essa razão, os clássicos latinos usavam o verbo jugulo, -are para referir-se ao ato de degolar, e jugulator, -oris significava degolador e, por extensão, matador, assassino.
A veia safena é a principal veia do sistema venoso superficial dos membros inferiores e é responsável, junto com outras veias, por levar o sangue dos pés, pernas e coxas ao sistema venoso abdominal e em sequência ao coração.
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.
Após a margem inferior do tendão do músculo redondo maior, a artéria axilar recebe o nome de artéria braquial. Essa se estende até o fim da articulação do cotovelo. É a artéria mais importante quando se fala em irrigação do braço.
É mais comum em quem faz o esforço repetitivo do braço, por exemplo, tenistas, lutadores e levantadores de peso. O esforço repetitivo, compressões por estrutura ósseas, ligamentares e musculares podem levar a obstrução do fluxo venoso e trombose das veias dos membros superiores.
Partes do corpo como cabeça, mãos e pés são bastante vascularizadas e sangram bem, explicam médicos consultados pelo UOL. Já um tiro ou uma facada que atinja um vaso sanguíneo do grosso calibre também pode provocar sangramento externo abundante.