“Tribo” é outra palavra inapropriada, por se referir a um lugar não civilizado. Os termos adequados são "terra indígena", "território" ou "aldeia" e, para o grupo de indígenas, "etnia" ou "povo".
Não! O correto é falar Povo Indígena. O que existem são etnias, povos e nações. O termo "tribo" surge de uma ideia estereotipada assim como a palavra "índio”.
Por que o termo tribo deve ser substituída pelo termo povo?
Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar. Observem que essa é a lógica colonial, a lógica do poder, a lógica da dominação.” Dessa forma, o indicado é substituir a palavra por “povo”.
Não se falava em diversidade, mas sim em uma unidade. E essa palavra unificada todas essas culturas, na figura do 'índio', desse 'índio' genérico", completou. "O termo 'índio', hoje, evidencia uma carga de preconceito e discriminação", disse o historiador André Figueiredo Rodrigues, professor na Unesp.
O termo “tribo”, segundo a cartilha dos Quadrinistas Indígenas, remete a uma ideia de uma população primitiva, sem organização ou capacidade. Além disso, carrega um imaginário depreciativo de estereótipos e preconceitos.
“Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos. Por outro lado, o termo "indígena” significa "natural do lugar em que vive".
“O pejorativo ocorre de várias formas, pelo pensamento dos invasores portugueses ao chegarem no Brasil e de acharem ter chegado as índias no processo de colonização, mas eram outros povos [que viviam aqui], os originários, nós, os indígenas", explicou Márcio. "Esse termo 'índio' para nós não era bom.
Tribo (do termo latino tribus) é um tipo de agrupamento humano unido pela língua, costumes, instituições e tradições. O termo era, originalmente, empregado para designar cada uma das trinta divisões da Roma Antiga (mais tarde, trinta e cinco) formadas por cidadãos plebeus.
Por que não é correto afirmar que existe uma única cultura indígena?
Cada povo indígena possui tradições culturais próprias, isto é, tem uma história particular, além de possuir práticas e conhecimentos únicos. É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser.
Os povos originários são aqueles que foram os primeiros a habitar uma região. Sendo assim, o termo é muito utilizado para se referir aos povos que habitavam um local antes da chegada dos europeus e do início da colonização. No caso do Brasil, quando falamos de povos originários, referimo-nos aos povos indígenas.
Para designar o indivíduo, use o termo indígena; não use o termo índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, use Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas). Não use Dia do Índio.
A mudança da nomenclatura na data comemorativa foi instituída por lei federal em julho do ano passado, que revogou um decreto de 1943, assinado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, que declarava a data como “Dia do Índio”.
O que surpreende, no entanto, é como essa noção perdura até hoje. O escritor Daniel Munduruku ressalta que tanto o uso de “tribo” como de “índio” são incorretas, carregadas de estigma e de preconceito — afinal, para indígenas “a identidade é revelada pelo lugar onde pertencem”.
Apesar de ser muito utilizada, essa palavra associa a um estereótipo dos povos indígenas como seres primitivos ou atrasados. Uma alternativa para o termo é utilizar a palavra “indígena”. Por isso, o Dia do Índio passou a se chamar Dia do Indígena.
As maiores tribos indígenas do Brasil compreendem cinco etnias que são: Tikuna, Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena, respectivamente. Elas estão presentes nos quatro cantos do país, sendo que a maioria se concentra na região Norte (37,4%).
Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.