Na língua portuguesa, o uso correto dos pronomes possessivos “seu”, “sua”, “teu” e “tua” é essencial para a clareza da comunicação, seja em contextos informais ou formais. Estes pronomes servem para expressar posse e variam conforme a pessoa do discurso a que se referem.
Como vocês sabem, seu (ou seo) é sinônimo de "senhor", ou seja, uma forma de tratamento usada popularmente em referência aos mais velhos ("Esta á casa do Seu João!"). "Seo" já foi uma forma muito usada no Brasil, mas mais de meio século atrás.
Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa. Com relação à flexão verbal, em ambos os casos, será sempre feita na 3ª pessoa.
Porque vem do Latim SUUS, "dele, pertencente a ele". Seu é abreviação de senhor. Dona é masculino de Dom, enquanto o primeiro é usado para senhoras de qualquer classe social, o segundo é usado para membros da família imperial, nobres, monges beneditinos e dignitários da Igreja a partir dos bispos (por exemplo: D.
Quando se dirige à pessoa com quem se fala, são usados Vossa Excelência, Vossa Senhoria; quando a ela se faz refe- rência, usam-se Sua Excelência, Sua Senhoria.
Como essa expressão é plural, deve-se dizer “os óculos”, “meus óculos”. Quem, como no meu caso, trocou os óculos... comprou óculos novos. Tudo com a devida concordância nominal.