É correto falar Eu me?
(note que o pronome me, aqui, é reflexivo: eu me destaco, tu te destacas etc.) Não vá sem mim!É certo usar o ME?
O “me” é um pronome pessoal do caso oblíquo átono (aqueles que têm a pronúncia mais fraca e fechada), empregado como objeto direto ou indireto e a sua principal característica é que ele sempre estará acompanhado de um verbo, por exemplo: “Ela me ama” e “Você me falou”.É correto dizer eu me lembro?
Se usarmos esses verbos desacompanhados dos pronomes ME, SE e NOS, não usamos a preposição DE. Assim, está igualmente correto dizer: “Eu sempre lembro o aniversário dos meus amigos” e “Eu sempre ME lembro DO aniversário dos meus amigos”.Está correto dizer eu me Precavejo?
c) o pretérito e o futuro são regulares (ele se PRECAVEU, ele se PRECAVERÁ). Se as formas “precavejo” e “precavenho” não existem, a solução é “estou me precavendo” ou substituir por sinônimo (=”eu me previno”, “eu tomo cuidado”...) Que é um monegasco?Quando usar “me” e “mim”. Com Professor Noslen!
Quando utilizo o pronome me?
Diferente do mim, o me é um pronome pessoal do caso oblíquo átono, está sempre associado a um verbo e pode assumir, portanto, a função de objeto direto ou indireto.Pode começar a frase com me?
Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.É correto falar me ajuda?
O correto é "me ajuda", uma vez que o pronome "mim" é utilizado somente no final de frases, além de que ele não conjuga verbo.Foi-me é correto?
A forma foi-mepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .Fez eu me ou me fez?
Resposta verificada por especialistas. Em relação ao uso dos pronomes, podem ser utilizadas as frases "Ele me fez." e "Ela fez eu lembrar." A sentença "Ele me fez" é adequada, pois a gramática aceita a próclise (pronome oblíquo antes do verbo) após um pronome pessoal do caso reto.É correto falar por mim?
No entanto, existe a expressão «por mim», que conjuga «no meu caso» com «quanto a mim» no contexto de uma tomada de decisão: «Vai então ao cinema, que eu, por mim, fico em casa»; «por mim, não me importo».Quando se usa mim me e eu?
“Para mim” apresenta o pronome pessoal do caso oblíquo “mim”, usado como objeto do verbo, ou seja, quando a 1ª pessoa sofre a ação do verbo. “Para eu” apresenta o pronome pessoal do caso reto “eu”, usado como sujeito do verbo, ou seja, quando a 1ª pessoa realiza a ação do verbo.É mi ou me?
Quando devemos usar 'MIM' ou 'ME'É o seguinte: o “MIM” sempre virá depois de uma preposição, como “para”, “a” ou “de”. Exemplo: “Ela mãe gosta muito de mim”. Já “ME” sempre estará junto a um verbo e não terá preposição antes. Exemplo: “Minha mãe me ama muito”.