É errado falar mais ruim?
É errado falar a expressão 'mais ruim'?Apesar de serem sinônimos, ruim é um pouco pior do que mau. E pior é, na verdade, o superlativo de mau, e não de ruim', explica.
É correto falar muito pior?
É correcto usar «muito pior»? É correto, porque o advérbio muito modifica a noção de mais que está incorporada em pior. Com adjetivos que fazem o seu comparativo com a realização lexical de mais, verifica-se que é possível associar muito: 1 – quente → «mais quente» → «muito mais quente».É errado dizer "mais melhor"?
As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".É correto dizer "mais mal"?
Mais uma vez, o uso das expressões está adequado, segundo a gramática normativa. O advérbio “mal” também possui a forma sintética do comparativo (pior) e, na presença de particípios adjetivos, recomenda-se o uso de “mais mal”.como se diz em Hebraico "o melhor" e "o pior"?
O que significa mais pior?
1. Comparativo de superioridade de mau; mais mau. 2. Que excede outro em maldade, em ruindade, em qualidades más.É errado falar mais bem?
Então, quando há verbetes no particípio, o uso da expressão “mais bem” é recomendado. Ainda que haja sensação de erro gramatical, os estudiosos da língua garantem que essa é a maneira mais aconselhada para elaborar uma sentença.É errado falar mais bom?
No caso do comparativo de superioridade, quatro adjetivos não aceitam o uso do advérbio “mais”. São eles: “grande”; “pequeno”; “bom”; “ruim” (não se fala “mais grande” nem “mais bom”, por exemplo).É correto falar mais perfeito?
As duas formas são corretas.É errado falar menos pior?
Mas há quem se esqueça de que "menos pior", construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico. Ora, se pior é mais mau ou mais mal, menos pior será menos mais mau ou menos mais mal. O ideal, então, é dizer "menos mau" ou "menos mal", de acordo com a ocasião.É correto dizer "mais grande"?
As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".É correto dizer "muito mais"?
Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.Quando usar mais bom?
É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. Exemplos: Utilizar redes sociais é mais bom do que mau. (Compara-se, aqui, duas qualidades – bondade e maldade.É certo falar mais melhor?
Depende do contexto. Se se usarmos a expressão para comparar duas qualidades, o uso estará correto.É mais tarde ou mais tarde?
“Mas” é, principalmente, uma conjunção adversativa, já “mais” é advérbio de intensidade. Utilizamos a palavra “mas” como sinônimo de “porém” e para enfatizar uma ideia. Usamos “mais” para indicar intensidade e como sinônimo de “novamente”.É correto dizer "envie-nos"?
envie você. enviemos nós. enviai vós. As duas formas enviá-lo e envia-lo estão corretas, contudo seus significados são diferentes.É certo falar mais bem?
O comparativo sintético melhor sempre quer dizer “mais bem” quando é empregado como advérbio (seis acepções no Houaiss), do mesmo modo que sempre quer dizer “mais bom” quando desempenha papel de adjetivo (duas) ou substantivo (quatro).É errado falar muito pouco?
'Muito pouco' ou 'pouquíssimo'?O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.