Segundo o otorrinolaringologista Antonio Nassif Filho, da Otorrinos Curitiba, a forma de correta de respirar é, sim, pelo nariz. “Todos nós precisamos respirar pelo nariz pois as principais funções dele são aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado.
A melhor forma de controlar o fluxo de ar no nosso corpo é através do nariz. A respiração é um processo natural e involuntário para as pessoas, é o fornecimento necessário de oxigênio exigido pelo nosso corpo.
A reação alérgica que vem acompanhada de coriza, espirros e coceira nos olhos e nariz pode também fazer a pessoa respirar pela boca — já que ela também provoca a obstrução nasal. A rinite pode ser desencadeada por ácaros, poeira, fungos, pelos de animais domésticos e até por cosméticos e produtos de limpeza.
Porque devemos respirar pelo nariz e não pela boca?
A respiração nasal umidifica e aquece o ar, além disso, o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e dificulta que impurezas entrem no organismo. Para manter uma vida equilibrada e saudável é importante respirar pelo nariz.
Na respiração pela boca, por outro lado, não há nenhum tipo de proteção ou filtro, então as impurezas do ar entram diretamente no organismo, o que aumenta os riscos de infecções. “A respiração oral, quando crônica (acontece desde a infância), leva a alterações em todo o crescimento da face.
Respiração Oral É Normal? Você Respira Pela Boca ou Pelo Nariz?
Qual a forma correta de soltar o ar?
Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira; Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.
- Com o dedo polegar da mão direita tampe a narina direita e expire soltando todo o ar pela narina esquerda; - Inspire pela narina esquerda e a feche com o dedo anelar e mínimo, expirando e soltando todo o ar pela narina direita; - Inspire pela narina direita, fechando-a com o polegar e expire pela esquerda.
Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas.
O aquecimento do ar também ocorre no nariz, tornando-o mais confortável para os pulmões. Estudos científicos mostram que a respiração nasal aumenta a produção de óxido nítrico, enquanto a respiração pela boca diminui essa produção.
Surge assim ressecamento bucal, doença gengival, dentes fracos, alteração da arcada dentária e dos ossos da face, dores crônicas da face e de cabeça, dentro outros sintomas.
O espirro é uma reação involuntária do ar pelo nariz e pela boca, e a irritação da mucosa nasal é o estímulo inicial do reflexo dele. O espirro também pode ser causado por uma irritação e às vezes por um bloqueio de bactérias na garganta, nos pulmões ou nas passagens de ar do nariz. Não segure o “atchim!”
Todos devem ser orientados a não abafar os espirros apertando o nariz e mantendo a boca fechada, pois isso pode resultar em perfuração traqueal, conforme relatado aqui”, escrevem.
“Encher os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa”, pondera o fisioterapeuta. “Para finalizar com a respiração, podemos fazer expiração pela boca.
Crianças que passam anos respirando pela boca começam a ter alterações nos dentes, que se projetam para frente, o pálato (céu da boca) fica mais alto e o rosto se alonga. É a chamada face adenoideana.
Tratamento fonoaudiológico: O fonoaudiólogo pode oferecer terapias que visam melhorar a função oral, a postura da língua, a respiração nasal e a deglutição adequada, contribuindo para o desenvolvimento de padrões respiratórios saudáveis.
Segundo o otorrinolaringologista Antonio Nassif Filho, da Otorrinos Curitiba, a forma de correta de respirar é, sim, pelo nariz. “Todos nós precisamos respirar pelo nariz pois as principais funções dele são aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado.
A tradicional respiração boca-a-boca feita durante os primeiros socorros de uma parada cardíaca está com os dias contados. Novos estudos demonstraram que as compressões ritmadas no tórax são tão eficazes quanto a respiração boca-a-boca – que era intercalada com a massagem cardíaca.
Sua função é lidar com patógenos que tentam entrar com os alimentos que ingerimos. Portanto, assim como não ingerimos alimentos pelo nariz, também não devemos respirar pela boca. Além disso, o ar que entra pelo nariz fica mais quente e afasta os germes.
Por que respirar pela boca é perigoso? Justamente porque o ar não passa pelos processos corretos antes de alcançar os pulmões. Isso faz com que ele chegue mais seco, frio e sujo do que deveria.
As consequências de respirar pela boca colocam as pessoas em risco dos seguintes problemas: Alterações da Face e da Oclusão Dentária: O fluxo aéreo natural deve acontecer pela cavidade nasal. Quando acontece pela boca, algumas forças atuam deslocando estryturas e guiando o crescimento ósseo de maneira anormal.
A respiração nasal é o ato de inspirar e expirar o ar pelo nariz. Esse método de respiração é mais eficiente do que a respiração bucal porque o nariz filtra, aquece e umidifica o ar que respiramos, preparando e facilitando as trocas gasosas pelos pulmões.
A respiração bucal acontece quando as funções nasais estão comprometidas por impedimentos da respiração pelo nariz, devido à desvios de septo, pólipos nasais, hipertrofias de conchas nasais, ocasionadas pela rinite alérgica ou alterações anatômicas, aumento da adenoide, entre outros fatores.
Em repouso, o ritmo respiratório deve ser devagar e constante, entre 12 e 20 respirações por minuto. Desacelerar, conscientemente para cinco a sete por minuto pode ajudar a reduzir a pressão arterial, regular os batimentos cardíacos e melhorar o humor.