É correto dizer eu que agradeço?
“De nada”, “não há de quê”… e “eu que agradeço”. Ou seria “eu quem agradeço”? A boa notícia é que as duas alternativas estão corretas . Na realidade, tanto o pronome “que” como o “quem”, nesses casos, atuam como partículas de realce, isto é, dão ênfase à expressão de quem está agradecido.Como agradecer de forma elegante?
Aproveite essas mensagens para expressar sua gratidão e tornar o dia de alguém mais especial.
- "Agradeço de coração por tudo que você fez por mim. ...
- "Não tenho palavras para expressar o quanto sou grato(a) pela sua ajuda. ...
- "Quero expressar minha sincera gratidão por todo o apoio e incentivo que você tem me dado.
Quando a pessoa fala Eu que agradeço?
No caso das frases "eu que agradeço" ou "eu quem agradeço" o pronome relativo ainda tem uma outra função: realçar o sujeito. Isso significa que ele serve para dar destaque a quem realiza a ação. A ideia é, quando alguém disser "obrigado", você responder que está mais agradecido.O que responder quando a pessoa diz obrigado?
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.EU QUE AGRADEÇO? EU QUEM AGRADEÇO? EU QUEM AGRADECE?
Qual a forma correta de agradecer?
O homem ao agradecer deve dizer obrigado. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada. O homem ao agradecer em nome de outras pessoas deve dizer obrigados. A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo homens e mulheres, deve dizer obrigados.É correto dizer nós que agradecemos?
A construção 'Nós é que agradecemos' não está errada e é enfática.É correto dizer obrigado eu?
Obrigado, digo eu", ou seja, obrigado, eu. Se for mulher, obrigada, eu. Já a expressão "Obrigado, você!" soa como grosseria, pois quem a falou confirma que o outro lhe deve mesmo um favor, isto é, confirma-lhe a obrigação. "Obrigado(a), eu" é tolerável.Como agradecer de forma culta?
Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.Como falar eu agradeço?
Como responder a um agradecimento? Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” e outras.Qual o correto eu que ou eu quem?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.Sou eu que estou Ou sou eu quem está?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.Qual a forma correta de falar obrigado?
Por ser adjetivo, deve concordar com o elemento ao qual se refere em gênero e número, podendo ser masculino ou feminino, singular ou plural, dependendo da pessoa que se sentir obrigada a retribuir um determinado favor. Assim: O homem ao agradecer deve dizer obrigado. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada.Como agradecer da forma correta?
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]Qual a diferença entre agradeço e obrigado?
Então lembre-se quando você diz obrigado, é como se você ficasse devendo algo a pessoa ou assumindo uma obrigação, e quando você diz gratidão, você está mostrando o seu sentimento de reconhecimento por ela.Qual a forma correta de agradecer por nada ou de nada?
O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento. Porém, alguns autores defendem que ela é mais correta do que a expressão de nada, mas ambas estão consagradas pelo uso e são corretas.Qual a forma correta de responder a um agradecimento?
Alguns gramáticos mais puristas provavelmente defenderão o uso da expressão “por nada”, e a razão é bastante prática. Quem agradece alguém, agradece “por” alguma coisa. Por isso, a preposição adequada para responder a um agradecimento também seria “por”, e não “de”.Como falar não de forma elegante?
Como dizer “não” de forma educada e sem ser arrogante
- “Agradeço por pensar em mim, mas não posso nesse momento”
- “Obrigada por se preocupar, vou levar sua opinião em consideração”
- “Entendo, mas farei de outra forma, obrigada, que bom que cada um pode ter a sua opinião”