Quando fazer a cambagem? É indicado verificar a necessidade do serviço de cambagem, pelo menos, a cada 10 mil ou 15 mil km rodados. Essa verificação é chamada manutenção preventiva, que antecipa possíveis problemas e garante o bom funcionamento do sistema de suspensão do veículo.
Para fazer a cambagem você deve observar a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais próximos do ângulo reto, que seria o ideal. Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro. Portanto, o recomendado é que a cambagem seja feita junto com o alinhamento e balanceamento.
Logo, se algo estiver fora de lugar nesse sistema, pode resultar em desalinhamento. Isso traz diversas consequências, como o carro puxar para um lado. Ou seja, a direção fica instável e exige mais esforço para mantê-lo na trajetória.
CAMBAGEM o que é? É necessário? Quais CARROS PRECISAM de Cambagem? Cambagem POSIVITA e NEGATIVA
O que causa cambagem negativa?
O que é cambagem negativa? Quando as rodas estão mais próximas uma da outra exatamente na parte superior dos pneus, chamamos de cambagem negativa (/\). Esse tipo de cambagem aumenta o desgaste interno dos pneus, uma vez que ele irá transferir mais para a parte interna.
Ao contrário do balanceamento, a troca dos pneus não exige sempre a alteração da cambagem, que é a inclinação da roda do veículo em relação ao plano vertical.
O que são camber e caster? Camber é o grau que mede a inclinação da roda em relação a um plano vertical quando se está em contato com o solo, o que controla a rolagem das rodas. Já o caster se refere a inclinação entre o pino mestre da roda em relação ao plano vertical.
A cambagem é um ajuste importante na suspensão do veículo que afeta a estabilidade e o desgaste dos pneus. Quando as rodas estão na posição correta, podemos otimizar a superfície de contato dos pneus com o solo. Como resultado, melhora a aderência, a dirigibilidade e a segurança do veículo.
A quanto custa cambagem traseira Centro nada mais que é que um ajuste que, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo.
O caster nada mais é do que o ângulo que se forma entre o pino mestre da roda do carro em relação ao plano vertical visto de lado. Ele é fundamental para a estabilidade do carro, aderência dos pneus e velocidade final do veículo.
Cada carro possui um ângulo ideal de "camber" e uma tolerância. Qualquer ângulo que esteja dentro desta faixa mantém as boas condições de dirigibilidade e estabilidade do veículo. O fato é que 98% dos carros não possuem sistema de regulagem do camber, nenhum parafuso para fazer qualquer tipo correção no ângulo.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
É normal que o Uno “abra” um pouco a suspensão traseira quando carregado, por causa do sistema de feixe de molas. Ainda mais o Way, que é 2cm mais alto que os demais. Uno-sx 1984.
Sabendo o que é cambagem de rodas, é importante entender que seu principal objetivo é otimizar a distribuição de peso do veículo sobre os pneus, proporcionando um desgaste mais uniforme e melhorando a aderência nas curvas. Além disso, ela ajuda a corrigir problemas de direção, como puxar o veículo para o lado.
Por sua vez, se o condutor observar o desgaste na parte externa da banda de rodagem do pneu, então, trata-se de um problema na cambagem positiva. E como saber qual é a cambagem ideal? A Zapay lhe explica: a cambagem deve estar nula, ou seja, a 90º em relação ao asfalto (solo).
Cambagem positiva: os pneus estão voltados para dentro do carro; Cambagem nula: os pneus fazem um ângulo reto. Quando o camber está fora da especificação, ocorre um desgaste irregular nos pneus e anomalias na direção.
Quando fazer alinhamento e balanceamento precisa fazer cambagem?
Mas o alinhamento e o balanceamento também são muito importantes e indicados de tempo em tempo, principalmente na troca dos pneus ou no rodízio. Neste momento, entre muitas medidas, o mecânico pode notar a necessidade de fazer a cambagem, ou ajuste do camber.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Quanto tempo demora para fazer uma cambagem no carro?
Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.
Assim como o alinhamento e o balanceamento são importantes para a segurança e o conforto do veículo, a cambagem também é fundamental, porque garante o equilíbrio do pneu e evita desgastes.
Além disso, o alinhamento e o balanceamento aumentam a vida útil dos pneus, garantem segurança ao motorista e proporcionam economia de gasolina. O balanceamento melhora a direção, evita danos nas peças sensíveis e desgastes dos pneus. Já a cambagem serve para melhorar a durabilidade dos pneus e evitar os desgastes.
Saiba que a caso seja necessário fazer apenas a cambagem e você não a faça, provavelmente não irá lhe causar acidentes graves, porém, vale muito mais a pena realizar o serviço do que desgastar os pneus mais rapidamente e ter que comprar pneus novos (que, como bem sabemos, não costumam ser baratos).