O objetivo era encontrar uma passagem que permitisse aos portugueses alcançarem o comércio de especiarias na Índia. À medida que exploravam a costa africana, novas feitorias portuguesas eram estabelecidas. Além dos escravizados, os portugueses compravam marfim e pimenta|5|.
Qual era a intenção dos portugueses ao atingir as Índias?
No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil, por exemplo, fazendo com que a comunidade indígena fosse fortemente escravizada.
Os portugueses precisavam de um caminho alternativo para as Índias devido ao monopólio comercial imposto pelos árabes e italianos, que controlavam as rotas terrestres e marítimas para o Oriente.
Porque os portugueses precisavam de um caminho alternativo para as Índias?
Por volta de fins do século XV, os portugueses e espanhóis precisavam encontrar o caminho marítimo para as Índias, pois isso lhes permitiria aumentar a lucratividade do comércio de artigos orientais.
Qual era o interesse dos europeus em chegar até as Índias?
Uma das principais motivações era chegar até as Índias, pois corria pela Europa a notícia de que naquela região havia abundância de ouro, marfim, pimenta e escravos, produtos que eram imensamente valorizados pelos europeus. Ter acesso a esses produtos significava a possibilidade de enriquecimento.
Vasco da Gama e a viagem para a Índia | Nerdologia
Por que os portugueses queriam chegar às Índias?
O objetivo era encontrar uma passagem que permitisse aos portugueses alcançarem o comércio de especiarias na Índia. À medida que exploravam a costa africana, novas feitorias portuguesas eram estabelecidas. Além dos escravizados, os portugueses compravam marfim e pimenta|5|.
Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.
Por que Portugal teve que buscar novas rotas para as Índias?
Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundo
No começo, o objetivo principal era encontrar uma nova rota para chegar nas Índias, devido ao mercado de especiarias provenientes daquela região que era dominado pelos italianos.
Essa empreitada começou em 1497, quando Vasco da Gama saiu de Portugal, cruzou do Atlântico para o Índico e deu início à expansão europeia para aquela região. Em 20 de maio de 1498, o navegador aportou na costa ocidental da Índia.
Quem chegou primeiro as Índias, Portugal ou Espanha?
Portugal foi o país que se lançou pioneiramente nessa empreitada, e a conquista de Ceuta, em 1415, é considerada o início das navegações portuguesas. No caso espanhol, o grande feito foi a expedição que chegou à América, em 1492.
A Índia continuava a ser o grande alvo das navegações marítimas portuguesas. Os interesses mercantil e religioso prevaleciam acima de qualquer outro. "A alternativa ao espaço índico, território das especiarias e pedras preciosas, é, para todo o nosso século XVI, o norte da África.
Em 1497 partia de Lisboa a frota comandada por Vasco da Gama com o objectivo de descobrir o caminho marítimo para a Índia. Eram cerca de 150 homens distribuídos por 3 naus – a S. Gabriel, a S. Rafael e a Bérrio – e um navio de pequeno porto com mantimentos.
A descoberta do caminho marítimo para a Índia é a designação comum para a primeira viagem realizada da Europa à Índia pelo Oceano Atlântico, feita sob o comando do navegador português Vasco da Gama durante o reinado do rei D. Manuel I, entre 1497 e 1498.
Os colonos queriam escravizar os índios para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, enquanto os religiosos aproximaram-se deles para catequizá-los. Os índios eram vistos como seres inferiores, que necessitavam da conversão ao catolicismo para que suas almas não fossem condenadas.
Qual era o interesse dos portugueses aos indígenas?
Durante os primeiros anos do descobrimento, os nativos foram tratados "como parceiros comerciais", uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo.
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. Em Portugal, a Escola de Sagres fez com que este objetivo fosse atingido com pioneirismo.
Em outros territórios, a língua portuguesa é também falada, como: Macau, na China; Damão e Diu, no território da União da Índia; Goa, na Índia; Malaca, na Malásia; Ilha das Flores, na Indonésia; Batticaloa, no Sri Lanka; e Ilhas ABC, no Caribe.
O termo "Índias" era usado na Europa, num sentido alargado, para referir várias regiões da Ásia não mapeadas - abrangendo a Ásia Meridional e o Sueste asiático e popularizou-se desde que Marco Pólo relatou as suas viagens. No século XV, a busca das riquezas das "Índias" motivou a chamada Era dos Descobrimentos.
O navegador e explorador português Vasco de Gama tornou-se o primeiro europeu a atingir a Índia atravessando os oceanos Atlântico e Índico, quando chegou a Calicute, em 20 de maio de 1498, abrindo assim o caminho para as Índias.
Por que os portugueses precisavam encontrar um novo caminho para as Índias?
os portugueses precisavam de caminhos alternativos pois a passagem até então conhecida passava por vários países COMO A ITÁLIA que cobravam taxas sobre os produtos que lá eram transitados encarecendo os seusar preçoa finais.
Qual a importância para Portugal da descoberta do caminho marítimo para as Índias?
Os descobrimentos servem o comércio mundial e as trocas entre os povos. Nesse contexto, a descoberta do caminho marítimo para a Índia, pelo navegador Vasco da Gama, consolidou o domínio português das rotas comerciais, no final do século XV.
Por que Portugal passou a querer chegar às Índias pelo mar?
Há três hipóteses. Os historiadores modernos acham que Cabral não sabia o que iria encontrar, mas imaginava que havia algo. Na época, contornava-se a África para chegar à Índia e, ao se afastar da costa para aproveitar as correntes favoráveis, os navegadores aproximavam-se de mares brasileiros.
Foi introduzida no Brasil pelos jesuítas e comercializada em suas boticas. A casca seca dos ramos jovens, enrolada sobre si mesmas ou em pó, constituiu a canela do comércio, usada desde a mais remota antiguidade como aromatizante de sabor típico e agradável, na culinária, em perfume e em farmácia.
Por que para os portugueses era importante encontrar novas rotas marítimas para chegar às Índias?
A expansão marítima portuguesa foi impulsionada principalmente pela busca de rotas comerciais diretas para o Oriente a fim de obter especiarias e outras mercadorias valiosas.