É crime não aceitar pagamento em dinheiro?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Pode recusar dinheiro como forma de pagamento?

Deixar de aceitar dinheiro em espécie como forma de pagamento não é permitido pela legislação brasileira, infração prevista no Art. 39, IX, da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e Art. 43 da Lei 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.recife.pe.gov.br

Sou obrigado a receber em dinheiro?

Atualmente, empresas não podem se negar a receber pagamento em papel na moeda nacional. O comércio e prestadores de serviços já não são obrigados a aceitar pagamento em cheque ou cartões e podem praticar preços diferenciados para cada forma de pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Sou obrigado a aceitar pagamento com cartão?

Cigarro e cartão de telefone celular podem ter forma de pagamento restrita? Não. Os comerciantes só são obrigados a aceitar pagamentos feitos em dinheiro (moeda corrente).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em maringa.pr.gov.br

Pode recusar pagamento em Pix?

Porém nenhum estabelecimento é obrigado a oferecer pagamento em cartão ou aceitar pix. O que é determinantemente proibido por lei é que o estabelecimento se negue a receber pagamento em dinheiro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Todo estabelecimento deve aceitar pagamento em dinheiro? | Celso Russomanno responde

É direito do consumidor escolher a forma de pagamento?

Segundo o Idec e o Procon, se a loja aceita cartão como meio de pagamento, deve aceitá-lo para qualquer valor nas compras à vista. A compra com o cartão de crédito, se não for parcelada, é considerada pagamento à vista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em arapongas.pr.gov.br

É obrigatório aceitar dinheiro vivo?

A recusa em receber pagamento em dinheiro na moeda corrente do país pode gerar multa para o estabelecimento ou prestador de serviço, de acordo com o artigo 43 da Lei das Contravenções Penais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em defensoriapublica.pr.def.br

É crime se negar a vender?

"Um fornecedor de serviços não pode se recusar a vender ou prestar serviços a um consumidor que queira comprar e, isso é independente de cor, religião ou sexualidade. Na esfera criminal, a pena prevista é de 1 a 3 anos de multa e na esfera civil pode haver uma indenização por danos morais", diz.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bbc.com

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.pa.gov.br

Pode se negar a vender cigarro no cartão?

A negativa do estabelecimento comercial em promover a compra de cigarros por meio de cartão de débito e/ou de crédito é considerada prática abusiva, que infringe as normas vigentes insculpidas no Código de Defesa do Consumidor, conforme preceitua o artigo 51, XII.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode cobrar cigarro mais caro no cartão?

Caso o consumidor queira pagar com o cartão de crédito ou de débito, não pode haver aumento no valor do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tubarao.sc.gov.br

É obrigado a aceitar cheque?

A legislação brasileira apenas determina que todo estabelecimento comercial deve aceitar pagamento em dinheiro. Não existe nada que obrigue o fornecedor a aceitar cheque ou cartão como forma de pagamento. O comerciante pode optar por não aceitar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em parademinas.cdls.org.br

Quando o estabelecimento não aceita cartão?

É lícito ao vendedor recusar à venda por cartão de crédito? O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Sou obrigado a parcelar no cartão?

O estabelecimento comercial não é obrigado a aceitar o pagamento por meio de cartões de crédito ou débito, mas, caso disponha desses meios, não pode estabelecer um limite mínimo para o comprador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fecomercio.com.br

Sou obrigado a aceitar nota de 200?

A Turma Recursal entendeu que “os estabelecimentos comerciais têm todo o direito de se recusar a receber notas falsas, porém, quando se tratar de nota verdadeira, devem responder pelos constrangimentos causados ao consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Por que um pagamento é recusado?

Um pagamento pode ser recusado por:

violação de requisitos de segurança necessários; movimentos suspeitos indicando risco de fraude; problemas na comunicação entre adquirentes e subadquirentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mercadopago.com.br

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Código de defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 49?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que é considerado crime contra o consumidor?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camposeantonioli.com.br

Pode se recusar a atender cliente?

A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação. É claro que, dependendo do tipo de incômodo que o cliente causa, o comerciante poderá acionar a polícia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em economia.uol.com.br

Qual o crime de comprar e não pagar?

A cobrança de dívidas é um direito do credor, mas deve respeitar os limites da Lei. Deve o credor sempre buscar satisfazer seus créditos com responsabilidade, evitando a exposição do devedor a eventuais situações vexatórias perante familiares e sociedade em geral.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode recusar nota rasgada?

Ou seja, o fato do comerciante se negar a aceitar, por si só não configura como contravenção penal, além disso o próprio banco central explica que o comerciante não é obrigado a aceitar cédulas de dinheiros quando estão danificadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor?

43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o valor mínimo para passar cartão de débito?

1º, também proíbe que estabelecimentos comerciais imponham valor mínimo para compras e consumo com cartão de crédito ou débito. Logo, a exigência de valor mínimo para se comprar com cartão é prática abusiva e está sujeita à aplicação de penalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br