É correto dizer mais bom?
MAIS BOM? / MAIS MAU? Sim. Dependendo do contexto, o uso dessas duas formas é correto.É certo falar mais melhor?
Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior".É correto dizer mais bem?
MAIS BEM ESCRITA? ou MELHOR ESCRITA? Antes de particípios com função adjetiva, deve-se usar a expressão adverbial “mais bem”.Porque falar mais melhor e errado?
Resposta verificada por especialistasTrata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim". Por isso, falamos "Marcelo é maior que Márcio" e "Roberta é menor que a irmã".
MELHOR ou MAIS BEM? Quando usar a expressão 'mais bem'?
É errado falar mais mal?
Mais uma vez, o uso das expressões está adequado, segundo a gramática normativa. O advérbio “mal” também possui a forma sintética do comparativo (pior) e, na presença de particípios adjetivos, recomenda-se o uso de “mais mal”.É certo falar menos pior?
Logo, falar “menos pior” seria como se falássemos “menos mais ruim”, empregando-se ao mesmo tempo o comparativo de inferioridade “menos” e o comparativo de superioridade “mais”. Tal construção é tida como esdrúxula, ilógica, uma vez que reúne duas comparações opostas.É correto falar muito bom?
É correto nos dirigirmos às pessoas com a expressão «muito bom dia» ou «muito boa tarde» ou «muito boa noite»? O uso do advérbio muito como determinante do adjetivo está correto, tratando-se da construção do grau superlativo absoluto analítico, como em «muito quente» ou «muito frio».É correto dizer muito melhor?
3 – bom → melhor [e não "mais bom"] → «muito melhor»; 4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*. Por outras palavras, é sempre possível usar o advérbio muito com qualquer forma que os adjetivos tomem no grau comparativo.É certo falar mais maior?
Ou seja, as duas formas são corretas no Português de Portugal. Já o Português do Brasil aceita apenas maior, menor, melhor e pior. Menor, ou maior são termos comparativos de tamanho.É correto dizer muito mais?
Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.É correto falar menos?
O correto é dizer “menos”, sempre, em qualquer ocasião, ponto final. Essa palavra não concorda com substantivos femininos, então não se esqueça de sempre colocar esse O no final. Na maior parte dos usos, “menos” é um advérbio de quantidade – assim como “muito”, “pouco”, “bastante”, “mais”.O que significa a palavra mais melhor?
1. Comparativo de superioridade de bom; mais bom. 2. Superior a outro em quantidade ou bondade.O que substitui muito bom?
Que é muito bom: excelente, perfeito, magnífico, maravilhoso, sublime, extraordinário, superior, esplêndido, estupendo, formidável, inigualável, assombroso, supimpa, grande, supremo, opimo, elevado, boníssimo. ... muito bem, muito bom, joia, legal, maneiro, bacana, categoria.Qual é melhor ótimo ou muito bom?
O professor Pasquale explica que ótimo é superlativo de algo bom.Qual é a forma correta de falar?
Como garantir a fala correta em qualquer situação
- Pense antes de falar. ...
- Estude a norma culta portuguesa. ...
- Leia livros de diversos gêneros. ...
- Pratique o discurso na frente do espelho. ...
- Faça exercícios vocais. ...
- Treine a escrita em situações cotidianas. ...
- Ouça com atenção. ...
- Concentre-se enquanto você fala.
É certo dizer mais pior?
No caso dos advérbios melhor e pior são os superlativos de bem e mal, não existe “ mais melhor “ e nem “ mais pior “. Na linguagem coloquial existem outras variações do superlativo.Quanto mais melhor é correto?
Obrigado desde já pela vossa atenção. A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.É correto dizer mais ruim?
Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu). Mas, como se trata de exceção, o certo é dizer “meu resultado foi pior que o seu”.Quais as palavras que falamos errado?
Mesmo que você não cometa esses erros, com certeza conhece muitas pessoas os cometem e acaba ouvindo esses erros com muita frequência.
- “Asterístico”
- “Bicabornato”
- “Toráxico”
- “Beneficiente”
- “Metereologia”
- “Previlégio”
- “Reinvindicar”
- “Poliomelite”