Porque mais pequeno é errado?
Abraço. «Mais pequeno» usa-se com o que é mensurável metricamente ou palpável, «menor» com o que não é. Repare na diferença entre «o meu filho mais pequeno» e «o meu filho menor». No primeiro caso refere-se ao tamanho, no segundo à idade."É certo falar mais pequeno?
Tem dois comparativos: menor (forma erudita); mais pequeno (forma popular). Em Portugal é mais corrente mais pequeno. Note-se: não são superlativos, são comparativos.É correto dizer "mais grande"?
As expressões "mais pequeno" e "mais grande", por exemplo, correspondem, respectivamente, a "maior" e "menor". Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim".O que significa mais pequeno?
Usa-se «Mais pequeno» com o que é mensurável metricamente ou palpável, «menor» com o que não é.QUEM SALVAR MINHA IRMÃZINHA PRIMEIRO VENCE ! - desafio perigoso
É correto falar mais alto?
Sim. Numa frase podemos usar "mais alto" e "mais baixo" se a comparação for feita com outro adjetivo. Por exemplo: "José é mais alto do que bonito."Quando usar a palavra mais grande?
Depende do contexto. Quando se comparam qualidades ou atributos, é essa a forma: A casa é mais grande que pequena. O auditório é mais pequeno que grande.É certo falar mais melhor?
Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior".É correto falar muito mais?
Muito mais, 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Dei-lhe «muito mais coisas» ou dei-lhe «muitas mais coisas»? Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.É correto dizer "muito maior"?
4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*. Por outras palavras, é sempre possível usar o advérbio muito com qualquer forma que os adjetivos tomem no grau comparativo. * Em relação a pequeno, em Portugal, usa-se o comparativo «mais pequeno».É certo falar maior de idade?
“Menor de idade” e “maior de idade” são consideradas formas completas enquanto “menor” e “maior” são consideradas formas reduzidas. Já as expressões “de menor” e “de maior” são consideradas formas populares, pois são consideradas inadequadas por muitos gramáticos embora seu uso entre os falantes seja comum.É correto dizer "muito pequeno"?
O uso de "mais pequeno" e "mais grande" na comparação de qualidade de objetos diferentes, pessoas diferentes, situações diferentes, é errado. O correto, pela gramática da língua, tanto em Portugal como no Brasi, Angola, Moçambique, e em quaquer país lusófono, é usar "menor" e "maior".É errado falar mais baixo?
Assim sendo, no exemplo acima, o correto seria usar o adjetivo equivalente a pior no grau normal, ou seja, “ruim”, e usar o comparativo de inferioridade “menos”. Logo, teríamos: “Como todos os filmes parecem bem fracos, vamos escolher o menos ruim.”É certo falar menos pior?
O certo é usar o comparativo de inferioridade normalmente, com o advérbio “menos” e o adjetivo em sua forma normal.Porque não existe mais maior?
No caso dos adjetivos terminados em vogal, a vogal é retirada para dar lugar ao sufixo: pequeno - pequeníssimo, linda - lindíssima. Existe a expressão “mais maior”? Não. Maior é um superlativo sintético, por causa disso é errado dizer mais maior, mais menor e mais grande.É certo falar mais grande?
Embora nos possa parecer estranho, a realidade é que existem as duas formas de comparativo de superioridade do adjetivo grande — a irregular/especial, maior; e a regular/analítica, «mais grande» —, mas o uso da regular («mais grande») está restrito a uma situação específica, razão pela qual pode ser considerado um caso ...É correto falar mais perfeito?
As duas formas são corretas.É correto falar mais bem?
A gramática normativa recomenda que, antes dessa forma nominal do verbo, deve-se utilizar “mais bem” e “mais mal”.É correto dizer "mais bom"?
MAIS BOM? / MAIS MAU? Sim. Dependendo do contexto, o uso dessas duas formas é correto.É correto dizer "mais legal"?
→ “Mais” faz referência à soma e, na maioria das vezes, é utilizado como um advérbio de intensidade. Faça a troca, neste caso, por seu antônimo, “menos”. Exemplificando o sentido das palavras: Carla é a mais (menos) bonita, mas (porém) Renata é a mais legal.Qual é o feminino de mau?
“Mau”, como adjetivo feminino, vira “má” e, como plural , tem “maus” e “más”.É correto dizer "a maior"?
Não use nenhuma das duas expressões, pois, em português, maior e menor não podem ser advérbios. Não escreva: O empregado recebeu a menor (ou a maior) essa verba. Prefira: Recebeu valor (quantia, importância) menor (ou maior).Quando usar o mais?
Quando usar maisComo vimos, 'mais' pode ser usado para transmitir a ideia de maior quantidade, excesso ou intensidade. A depender do seu uso, pode ser uma conjunção, advérbio de intensidade, preposição, etc. Em alguns casos, quando inserido no plural, o termo pode expressar os demais ou os outros.