Normalmente, é melhor limitar o FPS porque não são necessários mais de 90 fotogramas por segundo para desfrutar do jogo ao máximo e competir sem quaisquer desvantagens relacionadas com o FPS. Ao mais alto nível do CS2, os jogadores tentam obter uma vantagem de todas as formas possíveis.
Jogos com altos FPS proporcionam movimentos suaves, precisos e envolventes, enquanto jogos com baixos FPS podem resultar em atrasos, engasgos e uma experiência menos satisfatória. Ao escolher um monitor para jogos, é importante considerar a relação entre o FPS do jogo e a taxa de atualização do monitor (HZ).
O FPS é uma sigla que significa Frames per Second (Quadros por Segundo), uma taxa que determina quantos quadros estão sendo exibidos por segundo no monitor. Quanto maior a quantidade de quadros, maior será a fluidez na ação.
O mínimo seria de 30 FPS, porém o ideal é que sua placa tenha, pelo menos, 60 Hz. Mas não se preocupe: a maioria dos monitores considera esse valor como mínimo, portanto é comum encontrá-lo em desktops e monitores básicos.
Além de afetar a capacidade de resposta, uma baixa taxa de quadros também pode afetar a experiência visual, especialmente se o jogo for baseado em animação e tiver recursos gráficos avançados. Portanto, os jogos rodam melhor com uma taxa de quadros mais alta, sendo 60 considerado ótimo e 30, o valor mínimo aceitável.
Normalmente, é melhor limitar o FPS porque não são necessários mais de 90 fotogramas por segundo para desfrutar do jogo ao máximo e competir sem quaisquer desvantagens relacionadas com o FPS. Ao mais alto nível do CS2, os jogadores tentam obter uma vantagem de todas as formas possíveis.
Uma TV que possua uma taxa de atualização máxima de 60 Hz exibirá um jogo rodando a 120 quadros por segundo respeitando seu limite. Ou seja, a 60 quadros por segundo, independente da fonte, se um videogame, um PC de ponta ou um serviço de streaming.
Se o FPS é maior que a frequência hertz, o monitor mostrará as imagens apenas no limite de quadros por segundo suportado. Por exemplo, se o FPS está marcando 150 e a taxa de atualização do monitor é de 60 Hz, a taxa estará sempre limitada a 60 quadros por segundo.
Falando pelo aspecto técnico, a entrega de HDMI do PS5 só vai até 32 gigabits por segundo (Gbps) – um número inferior ao necessário para se produzir 8K de resolução a 60 fps nativamente. Um desses sacrifícios seria o processo conhecido como “subamostragem de chroma 4:2:0” (chroma subsampling).
Adicionar mais memória RAM, trocar por uma placa de vídeo mais poderosa ou investir em um processador mais atualizado pode fazer uma diferença significativa para aumentar FPS e na fluidez dos jogos.
- O olho humano é limitado a enxergar 24 quadros (frames) por segundo (FPS). Então, por que as grandes produtoras de jogos eletrônicos, câmeras de vídeos, smartphones e cinema desenvolvem projetos que gravam e reproduzem a taxas acima de 24 FPS?
As câmeras podem filmar 30 ou 60 FPS, mas no geral fazem em média 30 quadros por segundo. A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.
Na prática, a diferença entre FPS maior e menor é pequena. Um fator de proteção solar comum de 30, absorve 96,6% da radiação UV, enquanto o FPS 70, o dobro absorve 98,6%. Isso para protetores químicos. Ou seja, o FPS 30 já é o suficiente para a pele, e é recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Ampliando as vantagens abordadas no modelo anterior, o monitor 240Hz carrega 240 imagens por segundo e é indicado especialmente para gamers mais exigentes.
A taxa de atualização de um monitor (medida em Hz) representa a frequência com que a tela pode exibir quadros diferentes por segundo. Por exemplo, um monitor de 144 Hz permite atualizar a tela completa aproximadamente 144 vezes por segundo, enquanto um monitor de 240 Hz faz isso 240 vezes por segundo.
Ao ativá-lo usando cq_netgraph 1, exibe as estatísticas no canto superior direito da tela. Com este comando, é possível tirar ou limitar o FPS do seu jogo. Ao utilizar fps_max 0, você remove a limitação, enquanto que outros valores definem o teto máximo da taxa de quadros.
Abra o Fortnite. Clique no ícone do menu no canto superior esquerdo. Nas opções de Exibição, altere o Modo de Renderização para Desempenho – Menor fidelidade aos gráficos. Clique em Aplicar.
Segundo o especialista (via IGN), a única forma de GTA 6 rodar a 60 fps no PS5 Pro seria se ocorre algum tipo de milagre que permitisse ao jogo funcionar desta forma também no PS5 atual.
Além dos benefícios tangíveis desta tecnologia para o consumidor, para a Sony, permitirá à empresa comercializar o PlayStation 5 Pro como uma "máquina 4K de 120 FPS". Esta campanha de marketing poderia ajudar a Sony a vender mais unidades do PlayStation 5 Pro quando e se o console for lançado.