Caso a sua língua encoste nos dentes, o órgão pode causar movimentos dentários inadequados. Assim, os seus dentes podem ficar desalinhados e até causar alterações na oclusão dentária. Além disso, o posicionamento lingual incorreto causa problemas no posicionamento ósseos.
EXISTE TRATAMENTO? Sim. Normalmente na infância é muito comum usarmos um aparelho que se chama grade lingual. Esse aparelho consiste em uma grade, que pode ficar fixa ou móvel, que impede que o paciente coloque a língua entre os dentes anteriores.
Línguas mais largas com marcas de dentes nas bordas são características de doenças imunológicas ou do sangue. Já as línguas muito finas apontam para uma hiperfunção do organismo, ou seja, um ou mais órgãos estão sobrecarregados. "São inúmeras as informações que retiramos da análise da língua.
De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.
– Buscar terapias complementares, tais como acupuntura, meditação e brincadeiras sem agitação antes de dormir. – Evitar dormir de luz acesa e/ou com a TV ligada, assim como o uso de telas (smartphones) pelo menos uma hora antes de dormir.
Um "REMÉDIO" que SERVE pra quase TODOS os PROBLEMAS na sua BOCA!
É normal a língua encostar nos dentes?
Caso a sua língua encoste nos dentes, o órgão pode causar movimentos dentários inadequados. Assim, os seus dentes podem ficar desalinhados e até causar alterações na oclusão dentária. Além disso, o posicionamento lingual incorreto causa problemas no posicionamento ósseos.
Colocar a ponta da língua no céu da boca, logo atrás dos dentes incisivos e descolar, fazendo alguma força. É como se estivesse sugando o céu da boca com a língua. Repetir 20 vezes, 3 vezes por dia.
São hábitos que fazemos voluntária ou involuntáriamente e são prejudiciais de alguma forma ao portador! No seu caso, o esforço repetitivo da lingua pressionando os dentes pode ter danos tanto na língua quanto para os dentes!
Na mordida correta os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Por outro lado, na mordida errada ocorre alguma incorreção na forma como os dentes encaixam uns nos outros.
A saúde bucal pode ser afetada de diversas maneiras diante de quadros prolongados de ansiedade, sendo a inflamação gengival, gengivite, uma das infecções que mais comumente surgem nestes casos.
Hipotireoidismo - É um problema na tireoide, com uma queda na produção de hormônios T3 e T4, que são feitos na glândula. Como consequência, a doença leva a um crescimento da língua, que ganha aparência mais inchada em todas as direções.
Se há marcas de dentes significa que há uma deficiência na energia vital", lista o clínico geral Alex Botsaris, especialista em medicina chinesa. Também para a medicina oriental a língua pode ser afetada por questões emocionais. De acordo com Botsaris, a alteração surge quando algum problema se aprofunda.
Irene explica que, em geral, quem respira pela boca tem a língua fora do lugar, pois como ela está apoiada na mandíbula, ao abrir a boca, ela acompanha a mandíbula, ficando distante do palato duro que é seu local ideal.
De forma resumida, a mordida correta é quando a mordida apresenta um fechamento ideal, quando os dentes de cima ficam um pouco à frente dos dentes da arcada inferior. Essa é uma condição não muito comum, por hábitos simples que podem desalinhar o sorriso.
A posição da língua correta é onde a língua repousa tocando o céu da boca com a ponta aninhada atrás dos dentes da frente. Essa posição mantém a língua fora da via aérea e remove a pressão indevida sobre os dentes que pode causar problemas.
Quando a pessoa tem bruxismo, que é o ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, a língua pode ser pressionada contra os dentes, formando pequenas marcas nas laterais, que lembram o formato das bordas dos dentes, resultando na chamada "língua dentada".
Em alguns indivíduos, o bruxismo ocorre inclusive durante o dia: nesse caso, é chamado de bruxismo de vigília. O bruxismo de vigília é definido como o hábito de apertar os dentes durante o dia. Esses movimentos podem surgir em situações de tensão, estresse, ou até mesmo de concentração.
Nossa articulação encontra-se em repouso com os dentes entreabertos. Ou seja, os dentes não podem ficar se encostando. Devem ficar a uma distancia de 1-3mm entre si. Essa é uma posição de relaxamento da mandíbula/articulação.
Como os dentes devem ficar quando a boca está fechada?
De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, quando a arcada superior se encaixa um pouco à frente da inferior. Porém, essa condição não é tão comum assim, pois alguns hábitos simples podem ser suficientes para desalinhar o sorriso.
A protusão da língua é uma característica de bebês pequenos e nada mais é do que a língua projetada para fora da boquinha do bebê, este reflexo impede que qualquer outro objeto, seja colocado na boca do bebê! Perto dos 6º mês este reflexo é diminuído para que o bebê receba os alimentos.
Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.
Gelo. Chupar pedaços de gelo pode ajudar a aliviar o desconforto de uma língua dolorida. Deve-se ter cuidado para não mastigar ou morder o gelo, pois isso pode danificar o esmalte ou quebrar o dente. É aconselhável deixar pedaços de gelo fora do congelador por alguns segundos antes de colocá-los na boca.
A posição correta é: língua elevada, acoplada no palato (céu da boca). ✅ Quando a língua fica baixa, faz com que a boquinha fique aberta. E o que isso tem de errado?