A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.
O número considerado normal de pintas em adultos pode variar bastante, mas fica entre 10 a 40. Porém, existem pessoas que têm muito mais do que isso. Alguns já nascem com os nevos na pele e as lesões podem surgir ao longo dos anos, com o pico por volta dos 30 anos de idade.
Com o passar do tempo, é normal que apareçam manchas e pintas, independentemente do tom da pele. Muitas horas debaixo do sol durante uma viagem, espinhas mal cicatrizadas, machucados que deixaram marca, etc.
O melanoma, em geral, tem a aparência de uma pinta ou de um sinal na pele, em tons acastanhados ou enegrecidos. Porém, a “pinta” ou o “sinal”, em geral, mudam de cor, de formato ou de tamanho, e podem causar sangramento.
Quais são os sinais pequenos no corpo que devo me preocupar?
Pintas, sinais ou nevos são manchas marrons na pele. Eles surgem desde a infância, e podem aumentar com a idade, genética e exposição solar ao longo da nossa vida. Muitas vezes, essas manchas não representam perigos ou riscos à saúde, mas há casos em que é preciso atenção.
Perigo em São Luís. Pouca chuva no Sul e Sudeste | Previsão 06/03/2025
Quais são os sinais de que a minha saúde não está bem?
Alguns sinais de que a sua saúde não está tão bem são: cansaço mais que o normal, ganho de peso, dor de cabeça, alteração no apetite, dificuldades para dormir, queda de cabelo, unhas fracas e amenorreia (ausência de menstruação).
Sinais convexos, com elevações, devem ficar sob observação. Da mesma forma, os que "evoluem" em um ou mais aspectos, mudando de cor, tamanho ou localização. Sintomas novos, como coceira, sangramento ou formação de crosta, também soam o alarme.
As manchas marrons na pele podem ter diversas origens e manifestações. Elas são geralmente resultados de um aumento na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele.
Dificilmente uma mancha benigna terá mais do que seis milímetros de diâmetro. Porém, uma das características principais da presença de um câncer é a presença de pintas grandes, maiores que seis milímetros.
Entretanto, quando as pintas começam a surgir na vida adulta, esse é um primeiro sinal de alerta de que há algo errado. Além disso, quando uma pinta já existente começa a sofrer alterações em sua cor, forma e tamanho, é possível que esteja sinalizando a existência de um melanoma.
Pintas com mais de cinco milímetros devem ser levadas à atenção de um especialista; E: evolução. Pintas saudáveis permanecem com o mesmo aspecto; assim, qualquer alteração no tamanho e na textura deve ser avaliada.
Essas células são responsáveis pela produção de melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele. É normal ter várias coleções de pintas que se desenvolvem precocemente na vida.
Elas podem aparecer em qualquer área do corpo, são as pintas (ou nevos), que surgem quando as células produtoras do pigmento responsável pela cor da pele (melanina) se agrupam, formando pequenas ilhas.
Algumas pintas podem eventualmente desaparecer. A maioria das pessoas têm pintas, e quase todas são inofensivas. Mas, é importante reconhecer qualquer alteração numa pinta, como seu tamanho, forma ou cor, que possam sugerir que um melanoma pode estar se desenvolvendo.
Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e fica irregular nas bordas e cresce de tamanho; Mancha ou ferida que não cicatriza, continua crescendo e apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Como são as manchas da leucemia? Geralmente, são "pintinhas" vermelhas e manchas roxas que costumam aparecer nas pernas. Costumam ser resultados da queda na produção de plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue.
Algumas condições de pele, como alergias, psoríase, micose e dermatite, também podem causar o aparecimento de pintas vermelhas. Em casos bem raros, essas pintas podem ser um sinal de câncer de pele. Portanto, qualquer mudança na cor, tamanho ou forma de uma pinta deve ser avaliada por um médico dermatologista.
O cortisol hormônio que se eleva quando estamos sob estresse, estimula os melanócitos, (células da nossa pele que produzem o pigmento melanina) que, quando, produzido de forma excessiva, é responsável pelo aspecto de mancha escura marrom acastanhada: o melasma.
O que são as manchas hepáticas? As manchas hepáticas são regiões mais escuras da pele, também chamadas de manchas senis ou lentigo solar. Sua aparência pode ser lisa, e – sua coloração- marrom ou preta. Geralmente, aparecem nas mãos, nos braços, no colo e no pescoço.
A maioria das pintas aparece durante a infância e adolescência – são os nevos adquiridos. O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. É normal aparecem mais pintas até os 30-40 anos de idade. Muitas pintas podem tornar-se elevadas e apresentam pêlos na superfície.
Pintas devem ter bordas regulares. Se não for o caso, vale a investigação. C de Cor. Mais de uma cor na mesma pinta ou tons de preto em pintas de outras cores podem ser sinais de melanoma, um dos tipos de câncer de pele.