É normal pedir biópsia na endoscopia?” Na maioria das vezes, o médico pede biópsia durante a endoscopia para investigar uma possível infecção por Helicobacter pylori. No entanto, a biópsia também pode ser pedida caso exista suspeita ou um possível diagnóstico de câncer.
A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica. Com isso, é possível identificar bactérias, inflamações, células cancerígenas ou outras doenças.
Quando uma área suspeita é encontrada durante a endoscopia ou em um exame de imagem, a única maneira de saber com certeza se realmente é um câncer é realizando uma biópsia. Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da área anormal, que é enviada ao laboratório de patologia para análise.
O relatório ou laudo endoscópico contém os achados do exame, que devem ser descritos de forma clara, com riqueza de informações e ao mesmo tempo da forma mais objetiva possível. O uso de termos descritivos padronizados é de grande importância nesse contexto, mas não é a única preocupação.
Durante a colonoscopia, podem ser obtidas biópsias (pequenas amostras da mucosa), sem nenhuma dor ou desconforto. A biópsia é usada para a identificação de várias condições e pode ser realizada mesmo que não haja a suspeita de câncer.
Endoscopia Digestiva alta com biópsia, sem cortes!
Quando a colonoscopia indica câncer?
"A colonoscopia permite que se possa detectar a existência de pólipos que futuramente poderão dar origem a um tumor. Retirando-se o pólipo, exclui-se também a chance de um câncer crescer ali naquele local”, afirma.
“O exame é bastante seguro e permite diagnosticar inflamações como esofagite, gastrite e duodenite; presença de pólipos; tumores; úlceras e varizes esofágicas, entre outros problemas”, afirma o Dr. Rogério Kuga, endoscopista e coordenador da área de Endoscopia Digestiva do Americas Serviços Médicos.
O resultado do exame sai logo após o término do procedimento. Em casos onde é feita a biópsia, o resultado é entregue cerca de 7 dias úteis após o procedimento no consultório médico.
Quanto tempo demora para sair o resultado de uma biópsia de intestino?
O laudo médico costuma levar de um a dois dias para ficar pronto. Em certos casos, no entanto, o resultado do exame anatomopatológico pode demorar um pouco mais do que o esperado. Isso acontece porque determinadas amostras exigem um tempo maior de processamento.
Náuseas e vômitos: Particularmente quando recorrentes e sem causas aparentes. Sangue nas fezes ou no vômito: Um sinal alarmante que sempre necessita investigação médica. Alterações nos hábitos intestinais: Diarreia e constipação frequentes e alternadas.
A forma mais utilizada para confirmar sua presença no organismo é por meio do teste da urease, que é feito pela coleta de amostras da mucosa do estômago com uma pinça de biópsia durante a endoscopia digestiva alta. Quando positivo, significa que a bactéria está presente no organismo.
Nesse exame, o médico visualiza o interior do esôfago com auxílio do endoscópio. Se necessário, o médico pode coletar pequenas amostras de tecido (biópsia) na área do esôfago de Barrett, que são enviadas posteriormente para análise em um laboratório de patologia.
“Um exame feito com o preparo certo, de boa qualidade e com resultados completamente normais vai ser repetido dali 10 anos. Mas, se acharmos pólipos, pode ser necessário repetir em um, três ou cinco anos, dependendo da quantidade, do tamanho deles e da biópsia”, explica Lages.
O que é uma biópsia e para que serve? A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.
Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.
Quando a Endoscopia com Biópsia é indicada? A endoscopia com biópsia pode ser recomendada em situações como: Presença de sintomas digestivos persistentes: dor abdominal, azia, náuseas, vômitos, refluxo gastroesofágico, sangramento digestivo, dificuldade para engolir.
Quanto tempo demora para sair resultado de endoscopia com biópsia?
O médico que realizou o exame já deverá ter fornecido as informações preliminares. Caso algum material tenha sido colhido (biópsia ou pólipo por exemplo) o resultado será disponibilizado pelo laboratório de patologia em um prazo que varia entre 4 a 7 dias.
Os médicos responsáveis por solicitar e analisar os dados coletados na endoscopia digestiva alta são os especialistas em Endoscopia Digestiva Alta e o médico gastroenterologista.
Esta bactéria normalmente é identificada durante o exame de endoscopia, através de uma biópsia ou através do teste da urease, que são os métodos mais comuns para a detecção da bactéria.
Quem tem problema de ansiedade pode fazer endoscopia?
Como todo procedimento, a endoscopia tem seus riscos potenciais, pelo exame e pela sedação. O uso de medicamentos ansiolíticos pode dificultar a sedação, levando a necessidade de doses um pouco superiores ao habitual, mas não impede a realização do procedimento com segurança.
A maioria das pessoas pensa que o único objetivo deste exame é fazer diagnóstico de câncer, mas esta não é uma verdade. A biópsia é um exame extremamente amplo, e que pode ser pedido em várias doenças para que seja feita uma melhor avaliação do órgão ou tecido em que existe uma suspeita diagnóstica.
Em geral, ela é solicitada quando o ginecologista percebe alterações nos exames ginecológicos, principalmente no Papanicolau ou preventivo do colo uterino.
Quanto tempo demora para sair o resultado de uma biópsia?
O resultado de uma biópsia de rotina pode ficar pronto em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Porém, em alguns casos, quando é necessário avaliar mais a fundo o material, pode ser que você tenha que esperar de cinco a 10 dias.