Chamado de terceiro mamilo, mamilo triplo, mamilo acessório ou politelia, o mamilo supranumerário é uma condição que afeta 1 em cada 8.000 pessoas. Trata-se de um mamilo adicional, que pode ser causado por variações no desenvolvimento padrão ou síndromes genéticas raras.
A presença de um terceiro mamilo, ou mamilo supranumerário, é uma condição também conhecida como politelia ou polimastia (quando é acompanhada de tecido mamário). Estima-se que 1 a 8 mil pessoas tenha mamilos supranumerário, sendo que a politelia não é algo que afeta somente mulheres, mas também homens.
Existem quatro principais tipos de mamilos: protusos, invertidos, planos e compridos. O conhecimento em relação às particularidades relacionadas ao mamilo ajuda a mãe a se preparar para a chegada do bebê. Nesse caso, os mamilos se sobressaem às aréolas, sendo o tipo mais comum entre as mulheres.
A cirurgia para remover um terceiro mamilo é um procedimento relativamente simples e seguro. Geralmente, é realizado sob anestesia local e deixa cicatrizes mínimas quando realizado por um cirurgião plástico experiente. Como é a cirurgia para remoção de mama extranumerária.
Para que seja considerado polimastia, é necessário que haja mama (volume mamário) e mamilo. Caso haja a presença somente do mamilo, é chamado politelia.
Chamado de terceiro mamilo, mamilo triplo, mamilo acessório ou politelia, o mamilo supranumerário é uma condição que afeta 1 em cada 8.000 pessoas. Trata-se de um mamilo adicional, que pode ser causado por variações no desenvolvimento padrão ou síndromes genéticas raras.
Os mamilos normais são aqueles que se projetam a partir da aréola, destacando-se facilmente da linha da mama. Eles são considerados grandes justamente porque se direcionam para a frente. Além da projeção normal, esses mamilos respondem rapidamente a estímulos como toque, temperatura baixa ou até mesmo ao prazer.
O terceiro mamilo, condição chamada de politelia, atinge de 1% a 5% da população. O mamilo extra pode ter diferentes formatos e tamanhos, geralmente aparecendo próximo às axilas. Também pode se localizar na barriga e ou até mais próximo aos quadris. A aparência do mamilo costuma ser sutil.
tocar brevemente no mamilo com uma compressa fria ou um cubo de gelo, para ficar ereto. extrair leite, manualmente ou com um extrator de leite, alguns minutos antes de uma sessão de alimentação, para puxar o mamilo mais para fora.
Trata-se do tipo mais comum entre as mulheres, como o próprio nome sugere. Sua vantagem é a capacidade de ficar rígido sem a necessidade de estímulos, embora haja chances de o bebê realizar a pega incorretamente caso o mamilo seja muito largo. Se isso acontecer, o pequeno irá sugar apenas o mamilo.
1 em cada 10 mulheres sofre de mamilos planos ou invertidos. Essa condição é definida por um mamilo que não responde a um “teste de pinça”, ao frio ou à estimulação (que deveria enrijecê-lo). Na maioria dos casos, ter um mamilo retraído não afeta a qualidade de vida e a sensibilidade do seio.
"Para entender como isso acontece, é preciso lembrar que o pigmento responsável por dar cor à pele é a melanina e que, devido às alterações hormonais gestacionais, pode existir um aumento dos níveis dela presentes no corpo. Essa mudança vai ser mais forte onde a melanina é mais presente, como nas aréolas e nos mamilos.
A razão para ter uma aréola maior ou aréola proeminente do que o habitual pode ser congênita ou alongamento dos tecidos mamários, seja por um aumento significativo no peso, após a maternidade ou amamentação, ou por ter uma pele muito solta.
A secreção no mamilo também pode ser causada por estimulação do seio em mulheres que não estão grávidas ou amamentando, sobretudo durante os anos férteis. Contudo, a secreção no mamilo em homens é sempre uma anomalia. Uma secreção no mamilo normal costuma ser um líquido ralo, turvo, esbranquiçado ou quase transparente.
Pode procurar direto cirurgia plástica. Se for somente exerese (retirada) do mamilo supranumerário, pode ser removido com uma pequena cirurgia, com anestesia local.
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Polimastia ou mama acessória é o nome dado quando a mulher tem tecido mamário fora do lugar esperado, que se expande para a região das axilas, nascendo uma “terceira mama” na lateral do braço. Essa condição pode ocorrer nas duas axilas ou apenas em uma. Podendo ocorrer em até 5% da população.
O que é o bico do peito retraído? Após a puberdade os mamilos podem parecer que em vez da forma bulbosa, tornam-se planos e até mesmo introduzidos na pele. A origem é geralmente congênita, isto é, desde o nascimento e muitas vezes têm parentes que têm o mesmo problema.
Como saber qual meu tipo de mamilo? Para saber qual é o seu tipo, basta apertar suavemente a aréola, três centímetros atrás do mamilo, e ele observar se ficará protuso ou irá se retrair. Lembrando que o tipo de mamilo não tem relação com tamanho de seio ou com eficácia de amamentação.
Estrogênio e progesterona aumentam o tamanho e o número de ductos e glândulas mamárias. Eles também fazem com que seus seios retenham água, tornando-os pesados e macios. Esses tipos de alterações cíclicas da mama geralmente afetam as duas mamas.
O mamilo contém dutos pelos quais o leite é liberado para a alimentação. A área colorida ao redor do mamilo - a aréola - também tem uma finalidade. Ela contém várias glândulas que secretam substâncias protetoras na pele, provavelmente para proteger a área contra danos e assaduras durante a amamentação.
Na maioria das vezes isso acontece por conta do acúmulo de umidade na região, sobretudo em climas mais úmidos e quentes. Mulheres que amamentam também sofrem um risco maior de ter esse tipo de inconveniente.