Quem é a melhor ginasta do Brasil de todos os tempos?
Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil Mostrar que é possível”, disse a maior ginasta brasileira de todos os tempos. Na premiação do solo, Rebeca foi reverenciada pelas norte-americanas Simone Biles e Jordan Chiles, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Rebeca Andrade se isolou como recordista de medalhas do Brasil na história das Olimpíadas. Nesta segunda-feira, a ginasta de 25 anos subiu no alto do pódio pela quarta vez em Paris ao levar medalha de ouro no solo e chegou a seis conquistas - teve duas medalhas em Tóquio.
Quem é a melhor ginasta olímpica de todos os tempos?
Medalhas e Olimpíadas
Ao todo, Simone Biles já conquistou 3o medalhas em campeonatos mundiais, sendo 23 de ouro – mais do que qualquer ginasta na história. Nos Jogos Olímpicos, foram 8 medalhas desde sua estreia. No Rio 2016, levou 4 ouros e um bronze para casa.
É a ginasta mais condecorada na história do seu país em mundiais. Biles obteve seis títulos mundiais no individual geral (2013, 2014, 2015, 2018, 2019 e 2023), sendo a primeira ginasta na história a atingir tal feito.
Mas, mesmo que a soviética Olga Korbut, estrela dos Jogos de Munique (1972), tenha terminado sua rotina com 9,90 pontos, foi o dossard 73 de Nadia Comaneci que marcou a história.
As 10 Melhores Ginastas Brasileiras de Todos os Tempos
Quem é a melhor ginasta do mundo inteiro?
Essa vitória fez da ginasta brasileira a primeira atleta a superar Simone Biles na prova dessa competição desde 2015. Rebeca também ganhou a medalha de ouro mundial no individual geral em 2022.
Onze meses depois de Munique, os saltos mortais de costas sobre a trave foram banidos, supostamente por razões de segurança. Korbut ameaçou retirar-se das competições. “Os ginastas não estão protegidos contra a injúria,” afirmou indignada.
Simone Biles é recordista na ginástica com 30 medalhas, sendo 23 de ouro. Sua fortuna, estimada em $16 milhões, vem principalmente de contratos com marcas. Iniciou aos 6 anos e conquistou ouro em Paris-2024. Além das conquistas, se destaca com contratos com Nike e Visa.
Aliya Mustafina é uma das joias da ginástica russa, tanto por sua qualidade quanto por sua beleza. Mustafina acaba de completar 20 anos e já possui um currículo invejável, com quatro medalhas olímpicas, sendo uma de ouro, conquistada nos Jogos de Londres 2012.
Apenas 100 mil dólares (R$ 580 mil) são provenientes de salários e premiações, o que corresponde a cerca de R$ 48 mil por mês. No ano passado, Biles foi listada pela Forbes como a 16ª esportista mais bem paga do mundo.
Mas Rebeca Andrade, ícone da ginástica do Brasil, teve as notas mais próximas da competição com a estrela americana Simone Biles, tida como a maior ginasta do mundo na atualidade.
Aos 25 anos, Rebeca Andrade fez história nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Depois de conquistar duas medalhas em Tóquio 2020 (um ouro e uma prata), a ginasta somou mais quatro pódios (um ouro, duas pratas e um bronze) na capital francesa, chegando a seis medalhas e se tornando a maior medalhista Olímpica do Brasil.
Quem é a maior ginasta brasileira de todos os tempos?
Maior atleta olímpica da história do Brasil, Rebeca Andrade se define: grandona. Grandona. Foi assim que Rebeca Andrade se definiu depois de conquistar a medalha de ouro no solo da Ginástica Artística, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e se tornar a maior atleta olímpica da história do Brasil.
Nas Olimpíadas de Paris em 2024, Rebeca Andrade se tornou a atleta brasileira com mais medalhas ao conquistar o ouro no solo, prata no individual geral e salto e bronze em equipes, juntamente a Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares.
Quais os ginastas brasileiros que mais se destacaram?
A trajetória de sucesso continuou com ginastas como Jade Barbosa, Arthur Zanetti e Arthur Nory, que solidificaram a presença do Brasil no cenário mundial. Arthur Zanetti, em particular, destacou-se como o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro olímpica na ginástica, nos Jogos de Londres, em 2012.
Rebeca Rodrigues de Andrade (Guarulhos, 8 de maio de 1999) é uma ginasta artística brasileira bicampeã olímpica e a maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas, com 6 medalhas (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze).
Nascida em Columbus, Ohio, em 14 de março de 1997, Simone Biles começou sua odisseia na ginástica com apenas seis anos de idade e sua trajetória estava destinada à grandeza desde o início.
Momento histórico. A grande estrela dos Jogos no Canadá foi uma ginasta da Romênia chamada Nadia Comaneci. Com apenas 14 anos, ela assombrou o planeta com uma apresentação magnífica nas barras assimétricas e se tornou a primeira atleta em toda a história a receber nota máxima na ginástica artística.
Até hoje, nenhum atleta conseguiu atingir a nota 20 (10 de dificuldade + 10 de execução). Dificuldade. Segundo o portal oficial dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a nota de dificuldade é composta pelo conteúdo técnico da série apresentada, sendo que cada elemento tem uma pontuação pré-estabelecida no código.
A explicação é simples. Biles não quer mais se arriscar tanto. Afinal, o movimento é classificado como perigoso – não à toa tem nota 6.4 de dificuldade, a mais alta do naipe. Para executar o Biles II, a ginasta se apoia de costas no trampolim e executa duplo mortal carpado.
Estrela em Munique-1972, Olga Korbut perdeu o protagonismo na ginástica artística em Montreal-1976. Na época, foi destronada pela maior ginasta de todos os tempos, Nadia Comaneci.